Abordagem de vendas: 6 cuidados que o seu time comercial deve ter - XMultas Blog

O processo de vendas é fundamental para o crescimento de uma empresa. Quando o colaborador não encontra o tom certo da abordagem, diversas oportunidades com clientes importantes podem ser perdidas. Mas não se preocupe! É simples reverter esse quadro. Basta motivar de maneira correta o comportamento dos funcionários.

Tenha em mente que um bom time comercial precisa reconhecer o momento de oferecer o serviço para aumentar as chances de um retorno positivo. O sucesso no mundo dos negócios está em personalizar todo o processo de conversão e fortalecer relações de confiança a partir de um discurso eficiente.

Quer saber mais? Vamos mostrar 6 cuidados essenciais na hora de aumentar o número de vendas. Acompanhe:

1. Escute o cliente

De nada adianta ter um vendedor que conhece todos os benefícios do produto se ele não escutar o cliente em sua abordagem. Apresentar soluções deve ser um processo de troca para encontrar estratégias personalizadas. Falar descontroladamente só faz com que a outra pessoa se sinta incomodada e perca a atenção de imediato.

Diante disso, o melhor caminho é ser bastante sutil para identificar as necessidades em cada situação. A compreensão do momento certo para oferecer os benefícios do seu serviço faz muita diferença no fechamento de um negócio. O grande segredo está em mostrar que o vendedor consegue resolver problemas de forma eficiente, porém, sem ter uma atitude soberba.

2. Cuide da aparência

Uma pessoa descuidada com a aparência, raramente, desperta confiança no potencial cliente. Pode até parecer clichê, mas no mercado de vendas, a primeira impressão conta muitos pontos a favor. Mesmo que essa tática não seja declarada abertamente, existe uma ideia de sucesso subentendida em um profissional que valoriza a elegância.

Ou seja, se ele conseguiu comprar roupas estilosas, é sinal de que os clientes pagam bem por suas soluções. Outra questão que costuma impressionar é o tom de voz usado. Nada de falar muito alto durante a tentativa de aproximação.

Uma postura agressiva pode acabar assustando e transparecer falta de educação. O ideal, nesse caso, é falar de forma firme, olhar nos olhos enquanto conversa com um aspecto confiante sem deixar a serenidade de lado.

3. Não desperdice tempo

Só quem comanda um negócio sabe o tamanho do prejuízo de perder tempo no dia a dia. Com base nesse pensamento, não permita que as técnicas de negociação da sua empresa sejam incômodas como uma ligação de telemarketing. A dica, aqui, é mostrar aos clientes que eles estão investindo horas de sua agenda em soluções práticas que geram lucros em longo prazo.

Evite abordagens tradicionais com jargões chatos de vendedores. Atualmente, com um cenário extremamente competitivo no mercado, todos procuram por serviços objetivos e marcas humanizadas no posicionamento. Criar argumentos válidos é o primeiro passo para tirar todas as dúvidas sem alongar a reunião mais do que o necessário.

4. Conheça o diferencial do seu produto  

Apresentar soluções para um potencial cliente vai muito além de repetir respostas ensaiadas. O processo de vendas se concretiza quando os diferenciais do produto são expostos com confiança. Pense nas vantagens que só a sua empresa pode oferecer ao mercado.

Nem sempre a carta na manga é evidente, mas com um estudo detalhado sobre a área de trabalho, os valores internos costumam saltar aos olhos.  Esse processo exige um acompanhamento estratégico do gestor para identificar as oportunidades na personalização dos serviços. O alto nível de atendimento está diretamente ligado ao conhecimento sobre os índices de resultados e os possíveis desafios em atender as expectativas dos contratantes.  

Não existe uma fórmula mágica, somente um mergulho intenso nas singularidades do segmento fornece embasamento certeiro aos argumentos do colaborador. Caso sinta necessidade, crie um programa de treinamento especial para que cada membro do negócio caminhe em direção ao mesmo objetivo.  

5. Estude os sinais

Conhecer todas as vantagens do produto sem aprender a lidar com o emocional das  pessoas acaba prejudicando o desempenho. Saiba que compreender os sinais do ambiente e do próprio contratante se mostra como um verdadeiro divisor de águas no fechamento do negócio.    

Ao chegar em uma reunião, por exemplo, a principal recomendação é observar cuidadosamente o comportamento dos presentes e todo o contexto que cerca o cenário. Só quem é autoridade no assunto tratado consegue ter confiança suficiente no momento de elevar o potencial de negociações.

O melhor método envolve mostrar não apenas os benefícios do serviço, mas também abordar o investimento financeiro como algo essencial para não ser ultrapassado pela concorrência. Tudo isso gira em torno do princípio de empatia, que é extremamente crucial no entendimento do plano comercial de outros negócios.  

6. Tenha cuidado com os veículos da empresa

Quando um membro da equipe de vendas utiliza o carro da empresa, é preciso redobrar a atenção no trânsito. Afinal, ao cometer uma infração grave ou ameaçar a vida dos pedestres, a imagem do seu negócio pode ficar manchada diante dos clientes e, até mesmo, da sociedade.

Consegue imaginar o tamanho do prejuízo nos lucros caso um colaborador atropele alguém por um simples descuido? As vendas tendem a cair e fica praticamente impossível reverter uma situação desse tipo. Por isso, um sistema de monitoramento dinâmico de multas se transforma em um investimento indispensável no trabalho da frota comercial.

Com a ajuda da tecnologia, fica mais simples identificar os motoristas que não respeitam as leis e representam riscos à credibilidade do seu serviço. Dentro desse contexto, o principal objetivo deve ser criar medidas corretivas baseadas em violações recorrentes e conscientizar os infratores sobre a necessidade de priorizar a segurança ao volante.

Agora você já sabe como fazer uma abordagem de vendas eficiente. Preservar uma boa imagem no mercado é fundamental para garantir o interesses dos potenciais clientes. Lembre-se que estudar a linguagem necessária para cada tipo de situação aumenta as chances de receber um parecer positivo e se destacar no mercado.

Gostou das informações deste artigo? Ficou claro como a venda depende de fatores que vão desde a forma de comunicar com o cliente até a imagem que a empresa passa nas ruas? Então leia também sobre como aumentar a segurança no trânsito de sua frota.

tags: Abordagem de Vendas


Comentários: