Conheça 5 aplicativos de logística para otimizar a rotina de trabalho - XMultas Blog

Você consegue imaginar como era o transporte de mercadorias quando o setor usava apenas mapas físicos? Certamente, existia menos tempo para traçar estratégias focadas em garantir a eficiência operacional. Para nossa sorte, hoje em dia, contamos com a ajuda dos aplicativos de logística que são importantes aliados.

Na verdade, os app’s estão longe de indicar apenas endereços. A maioria das opções envolve tecnologias que são fundamentais em tomadas de decisões, na avaliação dos concorrentes e no processo burocrático. Sendo assim, se torna fundamental encontrar ferramentas que tragam soluções práticas dentro do perfil de sua empresa.

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 aplicativos de logística para otimizar a rotina de trabalho e melhorar os resultados. 

1. Transportation Management System (TMS)

O gerenciamento de transportes envolve muitas operações. Em função disso, o Transportation Management System apresenta uma maneira criativa de reunir todo esse processo e é facilmente integrável com outros recursos de planejamento.

Disponível em módulos, a ferramenta ajuda a controlar custos, fretes, despachos, faturas e ainda oferece a opção de rastreamento de mercadorias. Sua utilização também facilita a emissão de documentações essenciais no setor, como Nota Fiscal e Conhecimento de Transporte Eletrônico.

2. Warehouse Management System (WMS)

De origem internacional, o Warehouse Management System está diretamente relacionado à gestão de estoque. Se trata de uma ferramenta de automação, famosa entre os aplicativos de logística, que auxilia no controle de estocagem e envio de mercadorias ao mesmo tempo em que atua no controle de expedição de encomendas.

Entre as principais funcionalidades do WMS, estão: recebimento, agendamento de recebimento, separação, expedição, abastecimento de linhas de produção, inventário e ainda relatórios gerenciais.

3. Trello

Famoso em diferentes áreas, o Trello possui um funcionamento mais simples baseado na criação de listas. Ao contar com uma interface em blocos, o site e o aplicativo oferecem um gerenciamento eficiente para diferentes processos. 

Um dos destaques da ferramenta é sua possibilidade de integração e acesso múltiplo para trabalhos em equipe. Convém dizer ainda que são oferecidos tanto recursos gratuitos quanto pagos. 

4. Scanbot 

Muitos dos processos burocráticos atuais envolvem documentos digitalizados. Para quem busca praticidade, o Scanbot é um aplicativo que otimiza essas tarefas. Em vez de precisar de um aparelho scanner, o programa é capaz de converter fotos para o formato JPEG ou PDF. Dessa forma, facilita o envio de documentações variadas ou seu armazenamento em nuvem. 

Dentro dos serviços de logística e transportadoras, esse app aumenta a agilidade dos trabalhos externos. Uma empresa consegue, por exemplo, receber o comprovante de entrega devidamente assinado em questão de segundos. 

5. XMultas

Um dos principais desafios na hora de embarcar mercadorias é garantir que todas as normas da legislação de transporte sejam cumpridas para evitar pendências no CNPJ da empresa. O XMultas é um módulo que utiliza a tecnologia para monitorar os órgãos fiscalizadores e suas emissões.

Por meio do serviço, as informações de ANTT, DNIT, DERs e Polícia Rodoviária Federal são centralizadas em um único painel. É importante mencionar também que a ferramenta oferece a possibilidade de pagamento de multas na própria plataforma. Além disso, conta com indicadores de performance que ajudam a encontrar o processo logístico ideal e a tomar melhores decisões na contratação dos fretes. 

Sem dúvida, os aplicativos de logística se tornaram uma forma efetiva de gerenciamento. Por meio de app’s e softwares é mais fácil otimizar tempo, trabalho e gastos de forma simples, muitas vezes pelo celular mesmo. Ou seja, muito mais praticidade nas tarefas do dia a dia. 

Você achou que as dicas de ferramentas foram úteis? Aproveite para compartilhar o artigo e ajudar mais gente a conhecer esses recursos!

tags: aplicativos de logística


Comentários: