Ar condicionado do carro: confira 5 dicas para melhorar o desempenho - XMultas Blog

Antes considerado um luxo, o ar condicionado do carro se tornou um item de primeira necessidade na rotina de qualquer motorista. No entanto, são poucos os que sabem como utilizá-lo corretamente para que o sistema funcione sempre da melhor forma. 

O grande segredo envolve avaliar seus próprios hábitos, já que pequenos detalhes costumam fazer diferença na durabilidade e até mesmo na segurança. Ao usar a recirculação de maneira incorreta, por exemplo, você pode acabar perdendo a concentração pelo acúmulo de gás carbônico no interior do veículo. 

Ficou curioso? Vamos mostrar 5 dicas que ajudam a preservar o ar condicionado e melhorar seu desempenho. Acompanhe: 

1. Ligue o ar condicionado do carro com frequência

Muitos motoristas evitam ligar o ar para economizar. E é bem verdade que o sistema aumenta em até 20% o consumo de combustível. Entretanto, isso não significa que ele deve servir apenas como enfeite. Saiba que ao deixá-lo desativado muito tempo, as borrachas da engrenagem acabam ressecadas.

Em função disso, pode acontecer um escape de gás refrigerante causado pela menor vedação. Uma boa sugestão é ligar o ar aproximadamente duas vezes por semana, durante 10 minutos, para que os óleos responsáveis pela lubrificação possam atuar corretamente. 

2. Realize a manutenção do filtro

O filtro de ar é uma das peças mais importantes do ar condicionado. Por este motivo, precisa ser higienizado e trocado regularmente para evitar acúmulo de fungos e bactérias. Existem sprays específicos para esse fim que ajudam a cumprir a tarefa em casa mesmo. 

A recomendação, nesse caso, é fazer a higienização pelo menos uma vez por semestre. Já para a troca, o período vai depender da manutenção e do olhar cuidadoso do motorista. Os sinais de que é preciso comprar um novo aparecem quando o filtro continua sujo mesmo depois de passar por limpezas frequentes. 

3.Mantenha as janelas fechadas durante o uso

Quando as janelas do carro estão abertas, a eficiência do ar condicionado do carro fica comprometida. Isso acontece porque existe uma sequência que precisa ser seguida para que o aparelho funcione corretamente. Veja, abaixo, o passo a passo:

  1. dê partida no carro;
  2. abra as janelas para que o ar aquecido possa sair;
  3. feche as janelas;
  4. ligue o ar para que o ar frio se estabeleça dentro do veículo e proteja o sistema.

Lembre-se que o equipamento só deve ser iniciado quando o veículo estiver trafegando, pois demanda muita potência. Além disso, fique de olho para desligá-lo alguns minutos antes da chegada e evitar o excesso de umidade. 

4. Utilize a recirculação de ar com inteligência

A opção de recirculação permite que o ar já refrigerado permaneça por mais tempo dentro do automóvel. Na prática, a medida representa menos gastos de combustível e proteção para o filtro em regiões muito poluídas. Isso porque o ar exterior não será necessário, poupando o sistema temporariamente.

O diferencial está em usar a recirculação com bastante cautela. Esse tipo de recurso costuma ser indicado apenas em estradas engarrafadas ou muito empoeiradas. Afinal, o ar dentro do carro tende a ficar extremamente seco conforme recircula e pode comprometer a capacidade de concentração do motorista por acumular gás carbônico. 

5. Evite fumar com o ar condicionado ligado

O cigarro já deixa um odor naturalmente desagradável dentro do automóvel. No entanto, quando o ar condicionado está ligado esse efeito é intensificado. O equipamento de ar faz com que a fumaça circule mais ativamente e o resultado é que as toxinas se armazenam mais rápido, inclusive no filtro. 

Alguns tecidos, como o couro do estofamento, são mais porosos e impossibilitam a retirada do cheiro. Dessa forma, caso o proprietário queira revender o veículo, vai enfrentar dificuldades na negociação do preço. Além disso, dirigir fumando é considerado infração de trânsito com a soma de 4 pontos na CNH.

Em resumo, o ar condicionado do carro pode ser tanto o melhor amigo quanto um problema para o motorista. É tudo questão de saber como cuidar do equipamento. Ao investir em alguns cuidados simples, certamente, seu desempenho será muito mais eficiente e duradouro.

Se você gostou dessas dicas, compartilhe o artigo em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro de como preservar o ar condicionado veicular.

tags: Ar condicionado do carro


Comentários: