4 dicas matadoras para aumentar a produtividade da equipe - XMultas Blog

Você já parou para pensar sobre a importância dos funcionários para o sucesso de um negócio? É claro que uma boa gestão faz toda a diferença. No entanto, se seu time não estiver alinhado, o resultado do trabalho não é satisfatório. Exatamente por isso, é fundamental saber como aumentar a produtividade da equipe.

A boa notícia é que é possível engajar os colaboradores com táticas objetivas e certeiras. Neste artigo, separamos 4 dicas essenciais para você alcançar esse objetivo. Continue a leitura e entenda o assunto!

1. Foque na solução dos problemas

Você sabe a diferença entre um chefe e um líder? Antes mesmo de ver a definição de ambos, nosso imaginário já traz referências distintas. O chefe, por exemplo, lembra alguém mandão, exigente e pouco compreensível. Já um líder apresenta uma figura mais incentivadora, confiante e flexível.

No mundo corporativo, a diferença principal é que um chefe exige resultados apontando para os erros cometidos. Por outro lado, um líder propõe o diálogo, incentiva a melhoria e ajuda a encontrar soluções para as metas não batidas. E é justamente esse o segredo!

Diante de um serviço mal executado e com o cliente insatisfeito, do que adianta procurar os culpados? O mais inteligente a fazer é pensar em como contornar o problema de forma conjunta. Aproveite ainda para entender o que impossibilitou a equipe de cumprir um bom trabalho e utilize essas informações em propostas de mudanças profundas.

2. Otimize os processos

Uma empresa pode ser comparada a um organismo vivo, que cresce, se expande, adquire algumas necessidades e supre outras com o tempo. Nesse sentido, é importante estar atento às demandas. Será que uma etapa que há cinco anos era tão importante, hoje ainda é necessária? Repensar as prioridades de um negócio é a chave para a otimização dos processos.

Analise honestamente todos os protocolos do seu negócio e veja se, por exemplo, um relatório realmente precisa ser entregue ao final de cada operação. Ou se as reuniões diárias são enriquecedoras de verdade. Tenha em mente que, muitas vezes, as barreiras para um trabalho mais eficaz são impostas pela própria empresa.

Ainda assim, se certas atividades forem indispensáveis, determine pessoas específicas para cumpri-las. Dessa forma, a tarefa será padronizada e os responsáveis estarão preparados para realizá-la corretamente.

3. Reduza a burocracia 

Parte das demandas burocráticas que envolvem a empresa não é opcional — como as obrigações administrativas, financeiras, fiscais, comerciais etc. E, como sabemos, de uma maneira ou de outra elas precisam ser cumpridas.

Dar conta de todos esses itens separadamente é complicado e toma tempo. Por isso, buscar a automatização dos sistemas é uma forma de aumentar a produtividade da equipe.

Se tomarmos uma transportadora como exemplo, a gestão de multas e documentos veiculares precisa ser acompanhada de perto para evitar prejuízos. No entanto, nem sempre o gestor consegue se dedicar integralmente à atividade. Em muitos casos, é necessário desviar colaboradores de suas funções para realizar a tarefa.

Em situações como essa, a dica é encontrar maneiras de encurtar processos. Ao contratar os serviços de uma plataforma de gestão de multas, a empresa consegue uma redução de até 70% do tempo gasto com os trâmites burocráticos. Assim, o responsável pela empresa passa a monitorar as infrações de trânsito e documentos dos condutores de forma simples e dinâmica — e os funcionários passam a se dedicar a tarefas mais importantes para o negócio.

4. Motive seu time

Aqui, não estamos falando apenas de um bom diálogo e de palavras que impulsionam, mas também de atos concretos que mostrem aos funcionários que eles são um pilar importante do negócio.

Oferecer um salário justo, cursos da capacitação, local adequado de trabalho, oportunidade de crescimento ou prêmios por produtividade são maneiras de dar valor à sua equipe. Não encare essas ações como um gasto, mas sim com como um investimento que retornará para você em forma de qualidade de serviço.

Como você viu, há diversos pontos que podem ser trabalhados dentro de um negócio para aumentar a produtividade da equipe. Estar aberto ao diálogo, pensar nas soluções, otimizar os processos e encorajar os funcionários são formas de impulsionar o seu time e o empreendimento de forma geral.

Gostou deste artigo? Então, que tal conhecer 8 ferramentas que ajudam na gestão do tempo? Confira!

tags: Aumentar a produtividade da equipe


Comentários: