O que fazer se o motorista da frota nega o avanço de sinal vermelho? - XMultas Blog

Ao receber uma multa por avanço de sinal vermelho em nome da pessoa jurídica, é normal que o gestor fique em dúvida sobre quem desrespeitou a sinalização naquele momento. Afinal, a rotatividade de colaboradores em uma frota comercial costuma ser alta e o mesmo veículo pode ser guiado por diversos motoristas.

E o que fazer quando existem alguns suspeitos, mas todos negam ter cometido a infração? Claro que o colaborador pode esquecer-se de sua falha, mas se torna indispensável agir de maneira correta diante da negativa sem perder a firmeza da abordagem. Além disso, precisamos observar que os equipamentos de fiscalização também erram — e isso serve de argumento para anular a multa.

Quer saber mais? Vamos tirar suas dúvidas sobre a legislação para esses casos e mostrar como identificar facilmente os motoristas da sua frota que desrespeitam os semáforos. Acompanhe:

Procure por descuidos do motorista

Um alerta importante para quem lida com burocracia veicular é a possibilidade de descuidos do motorista. Os radares eletrônicos, por exemplo, podem registrar o carro que passa ainda com o sinal amarelo, mas que muda de cor exatamente no momento da foto.

Ou seja, na cabeça do condutor o avanço foi no sinal amarelo, já que ele não viu o segundo em que acontece a alteração. Mas ele se expôs ao risco de sofrer a notificação ao acelerar para tentar a passagem antes da mudança para o vermelho.

O artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro apresenta como infração gravíssima o avanço do sinal vermelho e qualquer outro tipo de desrespeito às sinalizações de parada obrigatória. Por isso, por mais que o colaborar não identifique a multa referente ao semáforo, ele pode ter sido flagrado ignorando os avisos de parada.

Tenha uma abordagem firme na frota 

Para casos semelhantes ao que foi falado no tópico anterior, torna-se indispensável adotar uma abordagem firme em relação às infrações cometidas. Afinal, qualquer atitude irresponsável dos condutores pode interferir na imagem da empresa diante dos clientes.

O melhor caminho é investir em políticas internas de conscientização para que todos compreendam as boas práticas ao volante. A postura deve ser efetiva com a intenção de redobrar os cuidados em situações que possam resultar em uma multa não assumida no futuro.

Identifique possíveis vícios no documento

É importante ficar atento, já que nem sempre a culpa é do condutor. A multa por avanço de sinal vermelho, por exemplo, costuma ser registrada por radares eletrônicos que precisam ser fiscalizados a cada 12 meses para atender o controle de qualidade do INMETRO.

Quando um colaborador nega esse tipo de infração, você deve conferir as informações do aparelho responsável pelo flagrante. Pouca gente sabe, mas a data da última manutenção do dispositivo de monitoramento aparece entre os dados inseridos na multa e, raramente, está dentro do prazo estipulado pelo órgão de trânsito.

Com isso, a violação pode ser considerada inválida diante da possibilidade de vício do radar que atua irregularmente.  

Monitore as infrações de forma dinâmica 

O acompanhamento efetivo das multas de trânsito pelos meios tradicionais — sites de órgãos de trânsito e consultas presenciais — é praticamente impossível para gestores de empresas que exercem diversas funções no negócio.

Sem a análise adequada, o acúmulo de débitos pode se tornar uma verdadeira bola de neve. A boa notícia é que com a ajuda de uma plataforma digital você consegue monitorar as violações cometidas de maneira dinâmica.

Uma multa por sinal vermelho, por exemplo, é registrada quase que imediatamente no painel de controle. Assim, basta averiguar quem é o responsável pela condução naquele momento para tomar as medidas necessárias — seja de educação no trânsito ou cobrar do colaborador o pagamento da multa.

E o mais importante: o motorista não terá como negar que ele estava ao volante quando a infração ocorreu. E isso ajuda até a evitar a temida Multa NIC (Multa por Não Indicação do Condutor).

Gostou das informações deste artigo? Já sabe o que fazer se o condutor nega o avanço de sinal vermelho? Então leia também sobre quando a multa por sinal vermelho é indevida e a melhor maneira de recorrer.

tags: avanço de sinal vermelho


Comentários: