Big Data: saiba como ele pode ajudar a sua empresa! - XMultas Blog

Você já deve ter percebido que, com toda a tecnologia disponível e amplamente difundida, temos mais oportunidades para sair do tradicional e oferecer aos clientes os serviços e inovações que sempre sonharam. Nesse sentido, o Big Data surge como uma excelente ferramenta para o sucesso.

Mas será que você explora corretamente todo esse potencial na sua empresa? Neste texto, vamos apresentar o conceito do Big Data e os 5 V’s que definem o tratamento dos dados. Além disso, mostraremos uma aplicação prática da tecnologia na frota.

Quer aprender a transformar um grande volume de dados em informações úteis para o seu negócio? Então, siga com a leitura!

Entenda o Big Data

De forma simples, o termo Big Data é usado para descrever a enorme quantidade de dados que, de uma forma ou outra, podem impactar os negócios diariamente.

O ponto-chave não é o volume de dados, mas sim o que você faz com eles. Ou seja, suas soluções objetivam o tratamento do fluxo maior de dados para, então, transformá-los em insights poderosos para sua empresa.

Conheça os 5 V’s do Big Data

A maneira mais prática para entendermos todo o contexto do Big Data é falando sobre seus 5 V’s. Confira:

Volume

O primeiro V diz respeito à enorme quantidade de dados que são gerados. Em resumo, atualmente o volume de dados  é gigantesco e a tendência é que aumente. Por isso a necessidade de encontrar ferramentas que auxiliem com esses dados para se tornarem informações úteis para o negócio.

Velocidade

Não somente o volume de dados é enorme, mas a velocidade com que eles são criados e em que se tornam obsoletos é vertiginosa. Para que os dados possam ser usados para a tomada de decisões efetivas, é necessário que a geração de informação seja a mais ágil possível. Somente assim não estarão desatualizados.

Variedade

Quanto mais dados você tiver, mais complicada será a tarefa de trabalhar com eles. Por outro lado, maiores serão as possibilidades na obtenção de informações relevantes para o seu negócio. As fontes de dados são várias: aplicativos, redes sociais, ferramentas, IoT etc.

Veracidade

Como os dados são obtidos de diversas fontes, é necessário utilizar ferramentas de verificação que garantam a solidez e a heterogeneidade deles. Afinal, todo esse emaranhado de dados pode originar informações duvidosas.

Valor

Claro que nem toda informação obtida será útil para a sua empresa. Logo, é preciso analisar profundamente os dados e selecionar aquilo que tem ou não valor para os projetos.

Transforme dados em insights

Para transformar dados em insights, é importante seguir uma espécie de “linha de produção”. Veja a seguir:

  1. transformar o volume solto de dados em informações;
  2. converter as informações em conhecimento útil para a empresa;
  3. lapidar o conhecimento em sabedoria.

Ao chegar à fase de sabedoria, você terá acesso a ideias e informações valiosas. Assim, os insights podem ser aplicadas para a ampliação e melhoramento dos processos de todo o negócio.

Veja o Big Data na prática

Se tomarmos a frota da sua empresa como exemplo, veremos que os dados são uma fonte importante de insights para a gestão dos veículos e condutores.  

Claro que mapear um grande volume de informações exige muita dedicação. A boa notícia é que uma plataforma de gestão de multas e condutores filtra e organiza os dados, transforma tudo em informação e apresenta comparativos que auxiliam na melhora do desempenho de cada veículo e condutor. De fato, esse será um passo importante para reduzir multas e evitar motoristas impossibilitados de dirigir.

Como vimos, negligenciar as fontes de informações a respeito do seu cliente e de todos os aspectos da empresa abre margem a falhas ou, até mesmo, prejuízos. Nesse sentido, o Big Data apresenta-se como o divisor de águas para que o negócio passe a utilizar os insights de forma estratégica com foco nos resultados.

Gostou deste artigo? Quer entender melhor como uma plataforma de gestão de multas e condutores utiliza o Big Data e o monitoramento dinâmico para otimizar a sua frota? Então leia o nosso texto que mostra porque o XMultas funciona de verdade!

tags: Big Data


Comentários: