Cadastro de cliente: como fazer de forma eficiente na empresa - XMultas Blog

Muitas empresas dedicam todos os seus esforços para conquistar mais consumidores, mas esse pode ser um grande equívoco, sabia? É claro que a prospecção é importante, contudo, investir no relacionamento com quem já contratou os seus serviços anteriormente também é essencial. E a melhor forma de fazer isso é por meio do cadastro de cliente.

Certamente você já tem no seu sistema o nome, telefone, e-mail e serviços prestados para seus clientes, mas… onde? É comum que essas informações não sejam arrumadas de forma concentrada — o que dificulta trabalhos futuros.

Para combater esse problema, mostraremos neste artigo as melhores formas de fazer cadastro de clientes e seus benefícios. Confira!

Como fazer o cadastro de cliente?

Todas as áreas de uma empresa costumam ter seus próprios documentos. É provável que dentro do negócio, os setores financeiro, administrativo e comercial tenham planilhas próprias sobre o mesmo cliente. E sabe o que isso significa? Trabalho triplicado.

A melhor forma de ter ciência de tudo o que se passa na organização é centralizar as informações dos clientes em documentos integrados. Existem algumas formas de fazer isso. Veja abaixo:

Excel

O Excel é uma ótima ferramenta para a confecção de planilhas que ajudam no controle interno de informações. Elas são capazes não só de fazer o cadastro eficiente dos clientes, como também proporcionar estatísticas que auxiliam a analisar o perfil de cada consumidor.

Para implementar as planilhas de Excel é possível utilizar modelos que já estão prontos na internet ou ainda construir as suas próprias. A segunda opção tem maior capacidade de personalização, podendo ser mais eficiente para segmentos específicos de negócios.

Software de gestão de documentos

Uma alternativa um pouco mais automatizada são os softwares de gestão de documentos. Eles te livram da tarefa de construir planilhas manualmente e se mostram mais práticos na hora de disponibilizar os conteúdos a partir de pesquisa com palavras-chave.

Esse tipo de tecnologia oferece também algumas facilidades, como a disponibilidade de consultar o histórico de pesquisas e maior segurança dos arquivos transferidos para a plataforma — afinal, os dados sobre seus clientes são sigilosos.

CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que serve não só para armazenar dados, mas também para planejar e gerir o relacionamento com o cliente, influenciando em sua experiência com a marca.

Essa opção é a mais adequada para as instituições que também se preocupam com o relacionamento a longo prazo com os consumidores e desejam investir mais fortemente em estratégias de marketing para fazer negócios futuros.

Quais as suas vantagens?

As plataformas que serão utilizadas ficam a critério da gestão, mas independentemente de qual for escolhida, os benefícios para o negócio são garantidos. Abaixo explicaremos melhor as vantagens:

Dados integrados e atualizados

Já parou para pensar quanto tempo as planilhas manuais demandam de seus funcionários? Um cadastro de cliente integrado poupa os colaboradores de trabalho em vão e libera tempo para atividades mais urgentes, sem contar que, com dados integrados, fica muito mais fácil e rápido encontrar informações.

Além disso, a automatização dos cadastros também garante que os dados estejam sempre atualizados. Então, esqueça todas as horas perdidas em busca de telefones e e-mails que funcionem.

Com certeza essas vantagens ajudam no impulsionamento das vendas e serviços, mas dados integrados e atualizados são importantes em todas as áreas do negócio.

No caso de uma transportadora, por exemplo, ter todas as informações sobre a burocracia veicular reunidas em um único lugar pode ajudar no monitoramento de documentos, gerenciamento de multas etc.

Sem perda de tempo com clientes inativos

Um cadastro de cliente eficaz garante ainda menos perda de tempo com os chamados “ex-clientes”, aqueles que não interagem com a empresa há muito tempo e também não demonstram interesse em fazê-lo. Isso porque, por meio da análise dos dados colhidos, você terá o controle de quem tem mais potencial de fechar negócio.

Você deve ter notado que um cadastro de cliente eficiente só traz vantagens para a sua empresa. Além de todos os setores economizarem tempo com um trabalho unificado, as oportunidades de negócio ficam mais fáceis de serem percebidas e aproveitadas.

E você, já sabe como fidelizar clientes? Então leia o nosso post com dicas valiosas para melhorar a abordagem de vendas!

tags: cadastro de cliente


Comentários: