Câmbio automático: como usar os recursos do carro a seu favor? - XMultas Blog

Até mesmo aqueles motoristas habilitados há muitos anos ficam confusos quando se deparam com um câmbio automático. Afinal, como usar os comandos cheios de letras? O que fazer com o pé da embreagem? Compensa mesmo investir um pouco mais por um carro automático?

Seja pelo conforto, modernidade ou para se livrar da meia embreagem, dirigir um carro automático é o desejo de muitos curiosos. No entanto, se torna necessário estudar com antecedência para não se confundir com as diferenças e acabar comprometendo a segurança e o fluxo nas vias.

Se deseja ter um carro automático ou simplesmente quer ampliar seus conhecimentos sobre o universo automobilístico, este post foi feito para você. Acompanhe:

Diferenças entre o câmbio manual e o automático

O principal ponto positivo dos câmbios automáticos está na praticidade e liberdade oferecida ao motorista. Se em um carro com câmbio manual é necessário pisar na embreagem e usar a manopla a cada troca de marchas, nos carros automáticos isso não é preciso. 

Basta dar o primeiro comando para o veículo e ele cuida da transmissão de tração para as rodas sozinho. Porém, saiba que a desvantagem se mostra no consumo de combustível. Os valores representam um aumento de 15% quando comparados aos automóveis mais baratos, que geralmente são manuais. 

Outro ponto interessante é que alguns motoristas acreditam que podem forçar um pouco mais o motor pela percepção equivocada de que a troca automática de marchas acontece ao atingir as 300 rpm. Na verdade, esse tipo de situação surge apenas quando o câmbio automático é utilizado da forma incorreta e o condutor acelera demais ao forçar a troca.

Recursos do carro automático

Assim como aprendemos a dirigir os carros manuais, também é preciso passar por um pequeno estudo antes de comprar um carro novo automatizado. Pensando nisso, listamos algumas dicas necessárias para evitar evitar riscos e ganhar mais confiança ao volante. Acompanhe! 

Entenda a descrição das marchas

As letras que aparecem no câmbio vêm do inglês e representam cada comando de como usar o carro automático:

  • P (parking): comando para estacionar o carro e travar as rodas;
  • D (drive): acionar quando o carro precisa entrar em movimento;
  • R: representa ré e funciona da mesma forma que nos carros de transmissão manual;
  • N (neutral): é o ponto neutro — ou morto — do carro;
  • L (low): alguns veículos apresentam essa função que deve ser engatada se o carro precisar de um pouco mais de força.

Não engate o R e o P com o carro em movimento

Agora que você já sabe o que significa cada letra, deve entender porque o R e P não devem ser engatados enquanto o carro anda, certo? O motivo é que acionar a ré ou o travamento das rodas pode quebrar o sistema de transmissão e gerar uma manutenção bem cara.

Verifique a troca de óleo do câmbio

Alguns modelos não necessitam realizar a substituição. Contudo, o sistema deve ser checado periodicamente para averiguar vazamentos. Na dúvida, consulte sempre o manual do veículo antes de tomar qualquer decisão.

Fique atento ao uso dos pés para movimentar os pedais

O uso do pé esquerdo para o freio dos carros automáticos é polêmico. Há quem diga que é errado, pois o pé não teria como acionar o comando com precisão e ainda existe o risco de acelerar e frear ao mesmo tempo. Outros já acreditam que o pedal de freio é maior justamente para permitir que o pé esquerdo o alcance. 

Além disso, existe a chance de pisar com tudo no freio pensando que vai trocar a marcha e causar um grande acidente por um simples descuido. A recomendação, nesse caso, é que você deixe a perna esquerda em repouso, com a batata da perna encostando no banco. Principalmente no início, quando a ação de pisar na embreagem é instintiva. 

Pronto! agora ficou claro como o câmbio automático funciona e suas principais vantagens. Da próxima vez em que estiver na direção de um carro assim, certamente, vai ser muito mais simples fazer a leitura dos comandos e extrair todo seu potencial com segurança.

Gostou das informações deste artigo? Então deixe um comentário aqui no post e nos conte suas principais curiosidades sobre os veículos automáticos.

tags: Câmbio automático, carro automático


Comentários: