Câmeras veiculares: por que é importante usar na sua frota? - XMultas Blog

A frota de veículos é parte essencial de uma empresa e por isso precisa ser acompanhada de perto. Qualquer inconveniente pode significar perda de prazos, desvio de mercadorias e, claro, prejuízos. Nesse sentido, utilizar câmeras veiculares se faz muito necessário.

Certamente não há uma forma de acompanhar mais de perto dia a dia de uma frota do que com o uso de câmeras. Elas garantem uma boa gestão e também previnem riscos. Quer entender melhor os benefícios desse artifício? Então, confira as vantagens a seguir!

Acompanhamento dos motoristas

É claro que os colaboradores passam por treinamentos antes de pegarem a estrada, mas a melhor forma de se certificar que o funcionário está alinhado à empresa é monitorando seu comportamento no dia a dia. Assim, as câmaras permitem, por exemplo, identificar se é preciso investir em algum tipo de curso específico para os funcionários melhorarem seu desempenho.

Outro ponto é a maior segurança que as filmagens proporcionam aos motoristas. Você já deve saber a quantidade de riscos aos quais os funcionários estão submetidos ao pegar a estrada de noite, por longas horas ou para lugares distantes, certo? Com as câmeras de monitoramento, o veículo fica seguro e o colaborador também se sente mais confiante.

Fiscalização de produtividade

Além dessas vantagens, o sistema de câmeras veiculares ainda possibilita a análise de produtividade do seu time. Assim, você vê como as entregas são feitas e identifica prazos médios de recebimento o que dá ao gestor subsídio para pensar em estratégias para melhorar a pontualidade, caso seja necessário.

Entendimento dos gastos

Se você é um gestor de frota já deve ter passado por alguma situação em que não conseguiu entender como sofreu certos prejuízos, não é mesmo? Muitas vezes, a falta de fiscalização dos motoristas faz com que fiquem mais relaxados e desatentos, o que aumenta os riscos de acidentes e sinistralidade. Com as câmeras veiculares, esses problemas diminuem e, logo, as perdas também.

Monitoramento de mercadorias com as câmeras veiculares

As mercadorias que as frotas transportam podem ter valores incalculáveis, dependendo do segmento. Nesse sentido, as câmeras são eficazes para proteger a carga porque registram a localização e situação do veículo. Sem contar que eliminam as chances de desvios internos e inibem qualquer atitude suspeita de funcionários mal intencionados.

Outro ponto que deve ser considerado, principalmente no Brasil, é o roubo de carga, que teve alta de 42% nos últimos quatro anos. Para diminuir os riscos de perda não só da mercadoria, como do veículo, instalar câmeras de monitoramento também é essencial.

Mais sistemas de controle

Você já deve ter notado que o mercado precisa lidar com clientes cada dia mais exigentes e operações logísticas com maior complexidade. Para dar conta disso tudo, é uma tendência buscar mecanismos que ofereçam segurança e qualidade.

No caso das frotas, outro ponto que merece muita atenção é o controle de multas, que se negligenciado também gera prejuízos e ainda pode comprometer a eficiência do serviço prestado.

Assim como com o uso de câmeras veiculares, se você quer eliminar riscos, uma boa solução é contar com um sistema de controle de multas e documentos, que garante uma série de benefícios para a frota — como a identificação dos motoristas e locais com maior incidência de infrações para tomar medidas preventivas.

De modo geral, a implementação de um sistema de monitoramento na frota por meio de câmeras oferece muitas vantagens, como acompanhamento de motoristas, mercadorias e gastos. Além disso, perigos de acidentes e roubos são reduzidos. A soma dessa tecnologia com uma plataforma de gestão de multas e documentos é o grande diferencial para a empresa. Assim, os veículos permanecem seguros e a qualidade do serviço é preservada

Agora que você já domina a importância de utilizar câmeras veiculares, que tal conhecer mais sobre as plataformas de gestão de multas e documentos e como elas podem ajudar a sua frota? Leia o próximo artigo!

tags: Câmeras veiculares


Comentários: