Caminhão elétrico: conheça os detalhes dessa nova tecnologia - XMultas Blog

Reduzir custos é uma necessidade constante em qualquer segmento. Quando se trata de transportar cargas, então, a questão ganha um peso dobrado por conta dos preços elevados de combustível. Dessa maneira, o caminhão elétrico surge como uma novidade impactante na visão de quem lida diretamente com logística. 

Além do fator financeiro, existe ainda a chance de reduzir a emissão de poluentes e o consumo de recursos naturais. Como consequência dessas mudanças, a operação se torna sustentável com potencial de criar uma imagem positiva tanto na visão do público quanto do mercado em geral. 

Quer conhecer mais sobre o caminhão elétrico? Vamos mostrar seus principais benefícios e como aplicá-los na realidade do seu negócio. Acompanhe: 

Como o caminhão elétrico funciona?

O que diferencia um caminhão elétrico de um convencional é o motor. Enquanto os tradicionais são baseados na combustão, o modelo inovador utiliza eletricidade na hora de transmitir força para as rodas. É composto por baterias recarregáveis que proporcionam o mesmo nível de potência. Sem contar que costumam ser bastante silenciosos.

Um dos principais atrativos está nas baterias separadas nos faróis, som e ar condicionado com o intuito de não roubar energia do motor. O sistema de vendas atualmente apresenta dois formatos diferentes: o 100% elétrico e o híbrido que alterna as funções elétricas e as de combustão. 

Vale lembrar também que alguns elétricos não necessitam de carregamento via tomada, pois o motor utiliza combustão de hidrogênio. O componente, nesse caso, é armazenado em cilindros parecidos ao do gás GNV. 

Quais as vantagens em relação aos tradicionais?

Curioso para saber como um caminhão elétrico pode colaborar para a economia e sustentabilidade no momento de transportar sua carga até o destino? Confira os detalhes a seguir:

Baixo consumo de energia

Os modelos elétricos atuais apresentam ótimo rendimento quando estão em movimento, com um consumo por quilômetro menor do que os que utilizam diesel. Alcançam a mesma velocidade, no entanto, necessitam de 3 a 6 horas para recarga completa das baterias. 

Potência similar aos caminhões de combustão

Algumas pessoas acreditam que esse tipo de caminhão não tem tanta tração e aguenta menos carga do que os convencionais. Saiba que os primeiros protótipos, de fato, tinham limitações. Porém, isso mudou significativamente com os avanços do mercado. Testes recentes apontam que alguns motores elétricos alcançam até mais do que 170 cavalos de força.

Baixo custo de manutenção

Com um caminhão elétrico, a empresa responsável pelo transporte tem um prazo maior para depreciação do veículo em função do menor desgaste das peças. Também não é necessário trocar o óleo vencido no motor, pois esse tipo de automóvel não necessita do fluido e da água para evitar o superaquecimento. 

Quais os tipos existem no Brasil?

Grandes fabricantes continuam investindo pesado nesse estilo. Alguns utilitários estão à venda e outros têm perspectiva de lançamento para o próximo ano. Veja alguns caminhões comercializados atualmente e que estão prontos para rodar em nosso território:

  • JAC iET 1200: a fabricante iniciou a comercialização no país no segundo semestre de 2019. O modelo é indicado para o transporte de carga dentro das grandes cidades com autonomia de até 200 km;

  • VW e-Delivery: os modelos serão produzidos a partir de 2020 no Brasil, com tempo de recarga de 3 horas. No entanto, seu rendimento pode ser ainda maior, pois as baterias são realimentadas conforme o uso do freio;

  • e.co Truck/e.co Cargo: os dois utilitários são fabricados pela Hitech Eletric, possuem autonomia de até 150 km e carregam até 800 kg. O valor dos modelos gira em torno de R$ 89.000,00, com tempo de recarga de 6 horas.

Outras marcas como Tesla e Volvo possuem opções elétricas, sendo que a primeira ainda não tem previsão para lançar seus veículos no Brasil e a segunda começou a distribuição na Europa em 2019.

Pronto! Agora você já sabe como funciona o caminhão elétrico, suas vantagens e os modelos disponíveis. Embora o investimento nessa tecnologia ainda seja maior que em caminhões tradicionais, a inovação pode agregar diferencial competitivo às transportadoras e inserir sua empresa em práticas mais modernas.

Gostou de conhecer mais sobre o transporte sustentável? Compartilhe o artigo nas suas redes sociais e mostre a tendência aos seus amigos.

tags: Caminhão elétrico


Comentários: