Conheça 4 vantagens da carga lotação para reduzir custos logísticos - XMultas Blog

Para otimizar a logística e cortar alguns gastos, a carga lotação é uma excelente alternativa. Diferente da carga fracionada, quando a transportadora percorre vários destinos, a lotação se limita a um único endereço com todo o espaço do veículo ocupado. Se trata, portanto, de um aliado do orçamento.

Além disso, esse tipo de sistema faz muita diferença na hora de oferecer atendimento padronizado aos clientes. Ao encontrar o formato que mais se encaixa com sua empresa, também fica mais simples reforçar a segurança da mercadoria durante o trajeto e manter um planejamento detalhado na logística de transporte. 

E é sobre os 4 benefícios de optar por esse tipo de envio que vamos falar agora. Confira a seguir!

1. Condições de negociação

O envio de mercadorias conta com muitos processos burocráticos. Quando a carga é fracionada, as regras costumam ser ainda mais duras por conta da complexidade das negociações. Ao optar pelo frete fechado é possível agendar apenas um horário para o embarque e desembarque. 

Portanto, a troca de informações entre empresa e transportadora se torna mais prática. Sem contar que usar um veículo exclusivo para sua mercadoria faz com que os prestadores de serviço organizem cada detalhe de maneira minuciosa e reduzam as chances de danos até o destino. 

2. Segurança para a carga

Quando uma carga é levada de um ponto a outro, sem interrupções, o risco de extravios, avarias ou desvios é menor. Agora, se a mercadoria é fracionada, geralmente, a intensa movimentação dos itens pode trazer consequências indesejadas, como atrasos por falhas logísticas de outras equipes.

Além disso, é importante ressaltar que quando se trata de uma carga lotação, a empresa embarcadora sofre menos desgastes com eventuais trocas ou devoluções. Isso porque a estratégia prioriza entregas feitas diretamente para fábricas ou depósitos e não no endereço de vários clientes. 

3. Cumprimento de prazos na carga lotação

Quem contrata muitos fretes por dia sabe como é difícil rastrear todos os pedidos enviados. Dessa forma, ao utilizar uma carga lotação, fica mais simples controlar e acompanhar o transporte em todas as etapas, inclusive antes da mercadoria iniciar o trajeto. 

A pontualidade, nesse caso, também se torna um grande diferencial na realização do seu trabalho. Além disso, ao acompanhar o processo de maneira dinâmica, você consegue se antecipar na solução de problemas e minimizar seus impactos nas entregas e em outras etapas que envolvem a logística. 

4. Redução de custos

Dividir espaço com outros itens significa trajetos mais longos e a necessidade de adequação. Ou seja, mais dinheiro gasto no transporte. Quando se trata de um frete único, há uma otimização do percurso como um todo, sem perder tempo ao passar por mais de um depósito. 

Logo, sem operações intermediárias, sua programação fica mais dinâmica e uma quantidade maior de mercadoria pode ser entregue no dia a dia. Esse trabalho focado em planejamento e, ao mesmo tempo, mais seguro representa uma boa redução de custos sem perder qualidade.

Agora você já sabe como a carga lotação é um verdadeiro investimento em seu negócio. O mais importante é ter em mente que, ao cumprir prazos, reduzir custos e manter um cronograma dinâmico, melhora a imagem do serviço diante do mercado por conta de uma operação eficiente em todos os aspectos. 

Gostou dos diferenciais da carga lotação? Então comente no post e nos conte como funcionam as suas operações logísticas.

tags: carga lotação


Comentários: