Como cotar seguro auto: 4 dicas para uma contratação eficaz e econômica - XMultas Blog

Saber como cotar seguro auto é uma dor de cabeça para qualquer proprietário de veículo. De fato, escolher a opção que combine bom custo-benefício e um serviço de qualidade exige muita pesquisa.

Mas não se preocupe! O segredo do sucesso está em conhecer as pegadinhas do mercado com foco em conseguir uma cobertura que atenda às suas necessidades. Dentro desse contexto, o primeiro passo é enxergar o seguro como um investimento e, como tal, deve ser avaliado com cuidado.

Por se tratar de uma despesa fixa, muita gente acaba pensando só no preço e deixa de lado as minúcias do contrato. Assim, se preparar adequadamente aumenta as chances de identificar as melhores assistências, sem pesar no bolso, e ainda dirigir mais tranquilo por aí.

Ficou interessado? Vamos mostrar 4 dicas essenciais para realizar uma contratação eficiente e econômica. Acompanhe:     

1. Certifique-se que a seguradora é credenciada à SUSEP

Se você busca uma opção que combina bom preço com qualidade, precisa verificar se a empresa é credenciada à SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Ao permanecer em dia com esse tipo de cadastro, fica mais fácil saber se a seguradora cotada cumpre todas as regras da legislação e consegue efetuar os pagamentos de indenização no prazo de 30 dias.

No entanto, por mais que o objetivo seja economizar na escolha, lembre-se que o barato pode sair caro quando o condutor não se atenta ao nível de assistência descrito no contrato. Tenha em mente que muitos serviços são excluídos durante a venda de pacotes promocionais ou acabam sendo confundidos com proteção veícular (modelo restrito e bem diferente do seguro) que leva o dobro de tempo para pagar.

2. Evite multas de trânsito

Por mais que você tenha cuidado no trânsito, basta um segundo de desatenção para ser autuado em uma infração. Diante disso, o melhor caminho é redobrar as boas práticas ao volante com a intenção de conseguir um seguro eficiente e econômico.

Isso mesmo!  Pode até não parecer à primeira vista, mas o número de multas registradas no seu histórico junto às instituições responsáveis interfere diretamente na contratação de um serviço desse tipo.

O motivo é que no momento de preencher o cadastro diversas informações pessoais são recolhidas para completar o cálculo em relação ao preço final cobrado do cliente.  Logo, quanto mais disciplinado for o condutor, melhores oportunidades surgem nas seguradoras.

3. Estacione em local seguro

A velha prática de deixar o carro estacionado na rua de casa costuma pegar muito mal com as seguradoras. Isso porque não ter uma garagem fixa aumenta consideravelmente as chances do patrimônio ser roubado.  Dessa forma, considere alugar uma vaga ou encontrar uma casa que tenha estacionamento.

Assim, além de pagar mais barato no seguro, você ainda fica tranquilo diante dos possíveis danos  ou acidentes. O grande segredo, neste caso, está em pensar em longo prazo, pois ao colocar todos os gastos na ponta do lápis se torna evidente que o valor investido em segurança acaba compensando na preservação do veículo.

4. Faça cotações online

Para saber como cotar seguro auto com confiança, faça uma escolha baseada em informações detalhadas. O mais importante é não ter pressa na hora de analisar os dados sobre os diferentes tipos de serviços. Um dos principais benefícios das pesquisas online é que o interessado não precisa se deslocar até um corretor e pode fazer isso nos momentos de folga.

Dessa maneira, uma boa dica para otimizar todo o processo envolve contar com a ajuda do aplicativo XMultas — plataforma de gestão de multas e documentos que ainda oferece cotações de boas seguradoras na palma de sua mão. Além da praticidade de acompanhar as pendências veiculares no app, você ainda pode fazer buscas personalizadas para receber opções de coberturas conforme as suas necessidades.

Pronto! Agora você já sabe como cotar seguro auto. Lembre-se que a sua responsabilidade como motorista envolve diversos fatores burocráticos relacionados aos órgãos de trânsito. Por este motivo, ao manter tudo em dia em seu cadastro, as chances de conseguir as melhores opções de serviço pelas boas práticas ao volante aumentam bastante.

Gostou das informações do texto? Compreendeu a importância de pesquisar uma boa opção de seguro auto? Então baixe agora mesmo o aplicativo do XMultas no Google Play ou no Apple Store e faça a melhor escolha para o seu carro!

tags: Como cotar seguro auto


Comentários: