Saiba como fazer baliza em 4 passos e pare de passar sufocos na hora de estacionar o carro - XMultas Blog

Embora seja um terror nos testes para tirar a CNH, saber como como fazer baliza é essencial no dia a dia. No entanto, nem todo motorista tem a confiança necessária para estacionar o carro no trânsito real — fora das aulas de direção.

A boa notícia é que existem passos simples que vão te ajudar a ter mais habilidade e evitar os sufocos. É possível que você até esteja pensando que não precisa saber fazer a baliza perfeita. Mas já parou para pensar em quantas vezes perdeu aquela vaga mais segura e perto do destino simplesmente porque não conseguiu manobrar?

Está na hora de acabar com essa insegurança de uma vez por todas. Confira os 4 passos a seguir e aprenda a estacionar sem medo!

1º Passo: conheça as dimensões do seu veículo 

Antes de qualquer coisa, é sempre relevante que você tenha noção do tamanho do seu veículo. Não é preciso andar com uma fita métrica, entretanto, é possível treinar previamente essa percepção espacial.

Se tiver acesso a um local seguro, utilize duas barreiras, uma em frente e outra atrás do carro. Movimente-se algumas vezes, indo para frente e dando a ré, sem encostar em nenhum obstáculo. Em pouco tempo de treinamento, você terá mais confiança ao escolher o tamanho da vaga. 

2º Passo: alinhe o carro corretamente

Após compreender, sem sombra de dúvidas, se o carro cabe ou não na vaga escolhida, é hora de começar a baliza em si. E o ponto de partida é o alinhamento do automóvel.

Use sempre o carro da frente como guia para saber onde parar. Conduza seu veículo até cerca de 30 centímetros mais à frente do carro que está à sua direita. A baliza pressupõe que você vai estacionar de ré. Portanto, esse distanciamento vai te permitir o espaço adequado para fazer o retorno. 

3º Passo: utilize o espelho retrovisor

Após o alinhamento, vire o volante todo em direção do sentido da vaga e dê a marcha ré. Quando perceber que o farol direito está alinhado à traseira do veículo da frente, pare o carro. É hora de utilizar o espelho retrovisor como parâmetro para decidir se está indo na direção certa.

Olhe no retrovisor esquerdo e veja se o farol direito do veículo atrás de você está visível. Se estiver, pode continuar a manobra sem medo. 

4º Passo: desvire o volante

Antes de continuar com a baliza, desvire o volante. Dessa vez, o movimento deve ser para o lado contrário da calçada. Se tudo estiver correto ao olhar no espelho, no passo anterior, basta continuar a ré até que o carro fique devidamente encaixado na vaga, tomando cuidado para não apagar o motor.

Após terminar o processo, confirme que está a 20 centímetros do meio fio. Do contrário, você pode levar multa por estacionamento irregular. 

Para encerrar, vale dizer que é importante não insistir em erros. Se você iniciar a manobra sem cuidar de cada um dos passos acima, é grande a chance de acabar se perdendo no movimento. Por isso, é indispensável que não tente cortar caminho. 

Está se sentindo mais preparado para estacionar? Aproveite para ler nosso artigo sobre meia embreagem e se livre também das dificuldades nas subidas!

tags: Como fazer baliza


Comentários: