Como passar em alagamento para evitar riscos aos passageiros e danos ao veículo? - XMultas Blog

Você está feliz em poder voltar pra casa de carro, sem depender de ônibus e, de repente, começa uma chuva daquelas. As ruas alagadas podem ser desafiadoras e é essencial saber como passar em alagamento para que o motorista, os passageiros e também o carro fiquem em segurança.

Embora se torne mais difícil visualizar a rua, com alguns cuidados é possível passar pela tempestade sem danos. A direção defensiva é ainda mais importante nessa situação. O primeiro passo é sempre tentar evitar ruas que você sabe que podem alagar. No entanto, nem sempre dá para prever onde vai cair um grande volume de água. Por isso, fique atento às dicas a seguir!

Saiba o que fazer ao entrar em uma rua alagada

Antes de qualquer coisa, é preciso evitar o pânico. Não adianta querer sair rápido para se ver livre da situação. É importante ter cautela e isso inclui dirigir em marcha reduzida, porém, com uma aceleração constante — com rotação do motor entre 1.500 e 2.000 rpm. Na prática, isso quer dizer que o veículo não deve espirrar água quando estiver em movimento.

Mantenha os faróis do carro acesos e tente planejar qual vai ser a rota perante a situação. A água esconde possíveis buracos ou depressões na pista e aumenta o risco de acidentes e aquaplanagem. Dessa forma, mantenha distância e fique de olho nos veículos à frente. Além de prevenir colisões, você poderá antecipar por quais áreas não deve passar.

Evite ao máximo a troca de marchas antes de alcançar um local seco. Quando você tira o pé do acelerador, aumenta a chance de entrar água pelo escapamento.

Veja como passar em alagamento sem prejudicar o motor

Além de manter a aceleração, você precisa analisar a altura da enchente. Desvie de locais em que o alagamento esteja acima de 20 centímetros. Use o centro da sua roda como parâmetro, ficará mais fácil manter a água mais longe do motor.

Veja o que mais é importante fazer:

  • não deixe o carro morrer: quando isso acontece, é possível que tenha ocorrido o chamado calço hidráulico — quando entra líquido na câmara de combustão;
  • não ligue novamente: se o motor desligar, não tente fazer pegar no tranco. Ao contrário disso, deixe o carro como está e leve para o conserto rebocado quando estiver seguro, isso evita um dano maior;
  • não freie após sair da água: assim que estiver em asfalto mais seco, evite frear diretamente, pois os freios perdem aderência por causa da água.

Se precisar desacelerar, pise no freio e no acelerador ao mesmo tempo. O atrito vai ajudar a água a evaporar mais rapidamente. Mantenha essa conduta por alguns metros mesmo que o caminho à frente esteja aberto.

Aja corretamente após sair da enchente

Por mais que você apenas queira levar sua família para casa e esquecer que o alagamento aconteceu, é preciso mais. O contato com a água exige manutenção corretiva e uma revisão completa.

Leve seu carro a uma oficina ou concessionária de confiança e avalie se os componentes mecânicos e eletrônicos não foram afetados. Faça também uma limpeza do sistema de ventilação. Isso vai eliminar qualquer chance de contaminação por fungos ou bactérias que tenham ficado após a chuva.

Por último, vale reforçar que saber como passar em alagamento com segurança é imprescindível para qualquer motorista. Afinal, nunca se sabe quando uma situação de emergência pode surgir. Caso aconteça, você terá mais calma e confiança para que os passageiros fiquem a salvo e seu carro não sofra danos.

O que você achou das nossas dicas? Está mais preparado para os desafios de dirigir em dia de chuva intensa? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude mais gente a aprender como lidar com enchentes no trânsito!


tags: Como passar em alagamento


Comentários: