Contas a receber: 4 dicas para otimizar os processos - XMultas Blog

A gestão de contas a receber costuma ser uma tarefa complicada, não é mesmo? De fato, monitorar o fluxo de caixa exige bastante dedicação por conta dos cálculos envolvidos e do planejamento na hora de redirecionar o dinheiro. Se você se atrapalha frequentemente com esse processo, não se preocupe!

O problema é muito simples de resolver com foco na otimização do sistema financeiro. A partir disso, fica fácil identificar medidas estratégicas de disciplina para garantir resultados eficientes em curto prazo.

Quer saber mais? Vamos mostrar 4 dicas importantes sobre como controlar as contas a receber e melhorar o posicionamento do seu negócio no mercado. Acompanhe:

1. Organize a rotina de contas a receber

Manter um padrão de organização é um fator decisivo no sucesso comercial. Afinal, uma empresa que não sabe quanto vai receber, certamente, gasta mais do que pode pagar. Tenha em mente que qualquer tipo de erro nos cálculos pode gerar dívidas significativas e comprometer o processo operacional.

Por isso, acompanhar cada movimentação financeira de maneira estratégica ajuda a tomar melhores decisões com o dinheiro e ainda fortalece o relacionamento juntos aos clientes em longo prazo.

Monte um planejamento detalhado baseado em informações precisas sobre datas de entradas e saídas. Ao colocar esses resultados na ponta do lápis, você conhece de perto os pontos que rendem mais gastos ao seu negócio com base na margem de lucros.

2. Mantenha relatórios atualizados

Os relatórios de caixa são o ponto direcionador de todo o trabalho que precisa ser organizado. Ao ter os dados do faturamento com informações atualizadas, a logística de pagamentos pode ser otimizada para impulsionar a eficiência do serviço oferecido.

Lembre-se que o sistema financeiro de um negócio funciona de maneira interligada. Ou seja, quando existe excesso de gastos com entregas, por exemplo, outros pontos da empresa tendem a ficar deficientes. Por este motivo, anote diariamente cada gasto — mesmo que pareça irrelevante em um primeiro momento.

Esse tipo de medida faz com que o trabalho de gestão seja mais exato por ter um parecer dinâmico dos prejuízos e lucros. Logo, a taxa de inadimplência será menor, já que será possível fazer um espécie de gerenciamento preventivo dos devedores.

3. Aposte em um software de caixa

Hoje em dia, uma empresa que não se preocupa em usar tecnologia na administração do trabalho perde espaço para a concorrência. Sendo assim, contar com um sistema informatizado faz muita diferença na otimização dos recebimentos.

O segredo, nesse caso, está em acessar todas as informações em um só lugar e compartilhar o andamento do caixa com os colaboradores. Em consequência disso, torna-se mais simples saber quais despesas aumentaram nos últimos meses ou remanejar gastos.

As vantagens de investir em um software que se adeque às necessidades administrativas vão além do controle de caixa. Existe ainda a possibilidade de aumentar a segurança dos dados internos, controlar o estoque e personalizar o atendimento final aos clientes.

4. Controle os documentos de perto

Se você tem os números da empresa em mãos, sabe que os documentos da frota comercial tomam muito tempo na rotina de organização. São multas a pagar, renovação dos veículos e acompanhamento da situação dos motoristas junto aos órgãos de trânsito.

Dessa maneira, qualquer desatenção com a burocracia veicular se transforma em uma verdadeira bola de neve em débitos — e as contas a receber podem não ser suficientes para o rombo. A boa notícia é que esse quadro pode ser revertido com a ajuda de uma plataforma de gestão de multas e CNHs. Com esse tipo de recurso digital à disposição, fica mais fácil reduzir os gastos nesse setor e todos os veículos permanecem aptos a circular.

Pronto! Agora você já sabe como otimizar os processos de contas a receber. Ao cuidar com atenção da saúde financeira do seu negócio, o crescimento interno se torna apenas uma questão de tempo. Sem contar que ter os números na palma da mão aumenta a percepção de mercado e permite avanços que desbancam a concorrência.

Gostou das informações deste artigo? Então leia também sobre como reduzir tempo com burocracia veicular e garantir bons resultados.

tags: Contas a receber


Comentários: