Contratar motorista: 4 dicas para um processo seletivo eficiente na frota - XMultas Blog

Contratar motorista para a frota não é uma tarefa fácil. De fato, qualquer tipo de descuido durante o processo de avaliação pode causar prejuízos e atrasos com os clientes. O grande problema, nesse caso, está na dificuldade em encontrar bons profissionais no mercado — o que dificulta o trabalho do recrutador.

Dentro desse contexto, se você costuma delegar essa etapa tão importante para outros funcionários, abra os olhos agora mesmo! Saiba que não existe ninguém melhor do que o próprio gestor para bater o martelo e identificar quem mais se encaixa com o perfil da empresa.

Quer saber mais? Vamos mostrar 4 dicas essenciais na formação de uma equipe eficiente. Acompanhe:

1. Saiba o que você busca ao contratar motorista

Entrevistar uma lista extensa de candidatos sem saber quais competências serão avaliadas só resulta em perda de tempo. Na prática, quem busca um emprego tende a responder tudo o que o recrutador deseja ouvir. Por esse motivo, esclareça previamente o que é necessário para desempenhar um bom papel como membro de sua equipe.

Além de detalhes técnicos, também vale questionar sobre o relacionamento com os colegas da empresa anterior, o motivo de ter saído e como o candidato se comportaria em situações de pressão. Com base nas respostas, você já consegue ter uma boa noção do que esperar nas exigências práticas.

2. Tenha um processo seletivo

Se você costuma contratar motoristas apenas na base da conversa, certamente, enfrenta uma série de problemas. Isso porque, por mais que o candidato tenha bastante experiência ao volante, cada empresa possui regras específicas e pode existir dificuldade de adaptação ao trabalho da frota.

Em função disso, a melhor solução é apostar em um processo seletivo elaborado para realizar etapas de testes dinâmicos. Ao observar o desempenho individual, fica muito mais simples identificar o perfil de quem se encaixa na equipe e fugir dos profissionais que acabam exagerando sobre as próprias qualificações.

3. Planeje a entrevista

Depois de analisar os currículos recebidos, o melhor caminho é não ter pressa no momento de realizar a contratação. Dessa forma, você consegue planejar o processo seletivo e conhecer melhor as expectativas de quem almeja a vaga. Uma boa dica, em uma situação como essa, está em fazer pesquisas detalhadas sobre os candidatos.

Com isso, ao se preparar adequadamente para a entrevista, explicar os valores e objetivos da empresa torna o processo mais simples. Outra questão importante é que saber o que abordar traz confiança ao gestor para colocar todas as cartas na mesa logo de cara e evitar desgastes futuros no relacionamento.

4. Analise o histórico do motorista

Contratar motoristas sem conhecer o histórico profissional se transforma em um verdadeiro tiro no escuro. Afinal de contas, as infrações cometidas anteriormente dizem muito sobre sua postura ao volante no universo corporativo.

E, mesmo após a contratação, lembre-se que cada funcionário representa a imagem do seu negócio no mercado e deve sempre priorizar questões de segurança. Desse modo, o excesso de infrações somado aos acidentes são capazes de interferir na credibilidade da frota ao mesmo tempo que geram uma série de despesas.

Portanto, para proteger a empresa de forma adequada, a solução envolve monitorar constantemente a CNH dos condutores. E nisso a tecnologia é uma grande aliada! Ao contar com uma plataforma dinâmica de gestão de multas e documentos veiculares você terá todas as informações sobre desempenho na palma de suas mãos.

E não se preocupe! Esse processo é completamente lícito judicialmente — já que entregar a chave do carro para condutores com problemas na CNH é considerado crime na legislação de trânsito — e aconselhado para empresas que possuem frotas.

Agora você já sabe como contratar motorista em um processo seletivo eficiente. Tenha em mente que dedicar tempo na busca por funcionários é um investimento que traz resultados em pouco tempo. Pois só assim se torna possível evitar a rotatividade constante e criar uma equipe cada vez mais engajada.

Gostou das informações deste artigo? Então leia também sobre a importância da segurança no trabalho para prevenir acidentes com motoristas da frota.

tags: Contratar motorista


Comentários: