Contratar transportadora: 5 dicas úteis para acertar na escolha - XMultas Blog

A terceirização de atividades é uma tendência que comprovadamente reduz custos e torna a operação do negócio mais eficiente. Com ela, os gestores concentram suas energias em estratégias para fidelizar clientes e evitar perder tempo. No entanto, quando falamos de logística, contratar transportadora pode ser um sucesso ou representar prejuízos. 

Saiba que o mais importante, nesse caso, é não cair na cilada de escolher qualquer prestador de serviço disponível no mercado. Pesquise com cautela e faça uma lista com tudo o que faz diferença na hora de garantir o controle de qualidade na atuação de sua empresa.   

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 dicas úteis para encontrar a melhor transportadora. Acompanhe: 

1. Avalie as necessidades do negócio

Antes de escolher a transportadora, se torna fundamental realizar uma análise interna. Dessa forma, fica mais simples conferir todos os pontos vulneráveis da cadeia logística que não podem ser ainda mais impactados por remessas ineficientes.

Outro ponto que merece atenção especial é o volume e a frequência de entregas para ter certeza de que os prestadores de serviço conseguem atender as demandas com tranquilidade. Ao colocar tudo na ponta do lápis, considere os objetivos da embarcadora ao fechar essa contratação.

Como resultado da avaliação, você consegue mensurar os resultados de maneira prática no futuro e ainda manter um sistema de gestão de riscos com a intenção de corrigir possíveis falhas durante a transição.

2. Pesquise a experiência no mercado

Hoje em dia, praticamente todas as empresas possuem informações no universo online. Por este motivo, vale acessar suas mídias sociais para conferir a reputação da transportadora perante os atuais clientes e o nível de satisfação em relação aos concorrentes. 

Sem contar que também é indispensável se informar sobre o tempo de atuação no mercado, a qualidade da frota e o custo-benefício oferecido. Um grande diferencial envolve contar com recursos de monitoramento que possibilitam acompanhar a situação da sua carga em tempo real.

3. Busque informações sobre segurança logística

Contratar uma transportadora não significa deixar o estudo de ameaças e oportunidades do processo logístico de lado. Afinal de contas, o transporte rodoviário no Brasil é um dos modais mais expostos aos riscos assaltos, acidentes de trânsito ou saqueamento de mercadoria.

Além disso, a incidência de multa por excesso de peso também influencia nos custos logísticos e deve ser evitada. Para isso, busque conhecer as regras para transporte nas estradas e veja se a empresa cotada costuma tomar os devidos cuidados com segurança ao instruir sua equipe corretamente sobre o assunto.

4. Confira os recursos tecnológicos

O investimento em tecnologia se tornou uma verdadeira necessidade dentro das organizações. O ideal é que você verifique esse ponto antes de contratar a transportadora para garantir otimização do trabalho. Na prática, ao confiar a carga ao serviço terceirizado se mostra fundamental conhecer os recursos disponíveis. 

Veja se a empresa permite integração de dados com o seu sistema operacional e utiliza veículos modernos, como os caminhões elétricos. Além disso, contar com seguro específico nas remessas de grande valor, GPS, computador de bordo e equipamentos antiroubo faz diferença nos resultados. 

5. Verifique o cadastro na ANTT antes de contratar transportadora

O traslado rodoviário para fins comerciais precisa atender a uma série de normas legais para transitar de forma segura. Quem cuida dessa regulamentação é a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Diante disso, a transportadora deve manter o seu registro RNTRC em dia, evitando assim possíveis autuações que impedem a circulação e a chegada da sua carga.

Pronto! Agora você já sabe o que considerar ao contratar transportadora. Como última dica, não deixe de avaliar a qualidade de atendimento e a eficiência do serviço de relacionamento. Só assim será possível se certificar que diante de qualquer imprevisto os responsáveis prestam a assistência necessária na busca por soluções. 

Gostou das informações deste artigo? Então deixe seu comentário e nos conte o que uma transportadora precisa ter para se diferenciar da concorrência.


tags: Contratar transportadora


Comentários: