Controle de multa: por que acompanhar as infrações da frota em tempo real? - XMultas Blog

Ficar em dia com as questões burocráticas de uma empresa é uma tarefa que exige muita dedicação. Quando se trata do controle de multa, então, a situação parece ainda mais complicada. Mas não se preocupe! Basta encontrar um serviço de monitoramento para identificar as infrações de trânsito que merecem atenção.

A ajuda da tecnologia faz muita diferença na hora de instruir corretamente seus condutores baseado em um levantamento personalizado e 100% online. Com isso, se torna mais simples valorizar o desempenho da equipe, focar em segurança e reduzir custos em diversas áreas.

Quer saber mais? Vamos mostrar as principais vantagens de acompanhar as penalidades do seu negócio de forma dinâmica. Acompanhe:

Agilidade no processo operacional

Para oferecer um serviço de qualidade aos clientes, você precisa identificar os problemas da frota. Por isso, o gerenciamento dinâmico de multas permite que o gestor avalie de forma estratégica as dificuldades dos motoristas e os pontos negativos do trabalho.

Quando existe um cronograma baseado em prazos, qualquer segundo perdido interfere diretamente no retorno dos lucros. Um bom exemplo de informação valiosa levantada pela plataforma é a recorrência de infrações em um mesmo local.

Mesmo que à primeira vista alguns dados não tenham relação com a logística do negócio, a recorrência de infrações pode tirar um motorista de suas atividades ou resultar na apreensão de um veículo. O conhecimento sobre o assunto também permite remanejar o cronograma de tarefas com o intuito de aprimorar os resultados.

Redução de custos em longo prazo

Reduzir custos costuma ser um desafio e tanto. O problema começa quando muitos carros estão registrados em pessoa jurídica. Afinal, qualquer desatenção do motorista pode resultar em gastos desnecessários. Além de prejudicar o investimento em novos projetos, as perdas financeiras ainda atrapalham a eficiência do serviço.

Com o sistema de gestão de multas, a empresa consegue economizar até 30% em questões burocráticas e outras situações administrativas, regulamentação de documentos e capacitação dos profissionais. Outra vantagem significativa é a possibilidade de entrar com um recurso direcionado ao órgão de trânsito em apenas cinco minutos.

Motoristas dedicados às suas tarefas

Só quem administra uma empresa de pequeno ou médio porte sabe como é difícil cuidar de todos os setores e questões burocráticas. É tanta demanda urgente, pedidos de clientes, problemas com fornecedores e, é claro, multas para gerenciar.

Em situações como essa, é normal o gestor remanejar motoristas de suas funções para acompanhar a situação dos veículos e documentos veiculares. Ocorre que essa é uma prática que reduz a produtividade da equipe e prejudica todo o setor da logística — isso porque o acompanhamento de multas toma bastante tempo e exige pesquisa a diversos sites e órgãos de trânsito.

Mas, calma! Todo esse processo é facilitado ao fazer o acompanhamento por meio do painel de uma plataforma de gestão de multas e documentos veiculares. Veja, a seguir, as vantagens da ferramenta:

  • monitoramento dinâmico e unificado;
  • integração com todos os órgãos de trânsito brasileiros;
  • acompanhamento de multas antes de receber a notificação;
  • indicadores de performance, ranking e insights para melhorias.

Esses dados empoderam o gestor e, da mesma forma, os motoristas podem se dedicar às suas atividades sem comprometer o setor de logística da empresa.

Decisões baseadas no controle de multa

O responsável pela gestão dos veículos costuma tomar decisões que impactam todos os setores da empresa. Sendo assim, o conhecimento técnico precisa ser reforçado com um levantamento detalhado sobre a situação burocrática, os gastos e a conduta dos funcionários.

Conheça os problemas de perto antes de promover qualquer tipo de mudança. Em uma frota que prioriza organização, a plataforma de multas permite um acompanhamento dos cronogramas para analisar o retorno das melhorias em diferentes etapas.

Tenha em mente que não importa qual seja a situação, em uma frota de veículos sempre vão existir problemas com infrações. O diferencial está na forma como o gestor toma as decisões e implanta uma política de crescimento.

Redução na incidência de multas NIC

A recorrência da multa NIC (Não Indicação do Condutor) mostra um grave problema de comunicação interna. A penalidade acontece quando um veículo em nome de pessoa jurídica não apresenta o nome do motorista após o registro de uma violação de trânsito. Ou seja, é uma multa cumulativa — ou um agravo — em relação à primeira.

Acontece que nem sempre é possível saber qual motorista estava ao volante no momento da multa, já que a notificação chega algum tempo depois da infração. Além disso, a rotatividade de funcionários nas empresas costuma ser alta e é normal que o mesmo veículo seja guiado por vários colaboradores.

Nesse cenário, o gestor precisa ter um controle de multas eficiente para evitar que as dívidas se tornem insustentáveis ao negócio. O segredo está na contratação de ferramentas que apontem as infrações cometidas de forma dinâmica. Dessa forma, basta averiguar qual era o motorista ao volante no momento da penalidade e apontá-lo no formulário de indicação do motorista infrator.

Melhorias de segurança

Além da multa NIC, se um funcionário for flagrado no período de 12 meses no mesmo ato infrator, os valores da multa podem até ser multiplicados. Nesses casos, os débitos veiculares são cumulativas e podem virar uma verdadeira bola de neve para a empresa.

É hora de ligar o alerta vermelho! O trabalho deve girar sempre em torno de segurança. Como dissemos antes, a solução está no auxílio tecnológico para criar estratégias educativas. A questão costuma ser decisiva no comportamento dos colaboradores.

Preserva a imagem do negócio

Ao cometer uma infração grave, o motorista coloca em risco outras pessoas na via e compromete a reputação da sua empresa. Imagine as consequências de ter um veículo adesivado com a sua marca exposto na internet de forma pejorativa porque o motorista da frota quase atropelou um pedestre na faixa. É uma questão séria, não é mesmo?

Entender quais são as falhas mais comuns é o primeiro passo para tomar medidas corretivas. Ao apontar as infrações mais frequentes, a plataforma de gestão de multas e documentos veiculares ajuda a preservar o nome do seu negócio e a se tornar referência de direção segura no mercado.

Agora você já sabe como o controle de multa em tempo real pode ser decisivo no sucesso de sua frota. Atualmente, com tantas facilidades de monitoramento, deixar a tecnologia de lado representa um grande atraso em relação à concorrência. Fique em dia com as pendências e concentre esforços no que realmente importa.

Gostou das informações do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais.

tags: controle de multas, multas de frota,


Comentários: