Desvio de função de colaboradores: saiba como evitar na sua frota - XMultas Blog

Você sente que sua empresa tem alguns resultados ruins? Se diariamente você verifica que o lucro diminui, mas não sabe como, há um sério problema com a sua gestão de negócios. E ela pode estar relacionada à produtividade da equipe. Ou, até mesmo, ao desvio de função dos motoristas da frota.

Uma equipe com carga suportável de tarefas produz ótimos resultados. Porém, se não há funcionários suficientes e as demandas são exageradas para poucas pessoas, os rendimentos vão diminuir. Em cenários como esse, é normal o gestor se ver tentado a direcionar colaboradores para atividades que não condizem ao proposto no momento da contratação.

Quer conhecer os riscos e os prejuízos que essa prática pode causar para a sua empresa? Então, siga com a leitura!

O que é desvio de função?

A grosso modo, o desvio de função ocorre quando o empregador impõe ao funcionário novas tarefas que não haviam sido estabelecidas no momento da contratação. Ou seja, representa uma forma ilegal de alteração no vínculo de trabalho.

Por lei, essa prática é proibida no art. 468 da CLT. Contudo, ainda é muito aplicada nas empresas — principalmente por gestores que pensam nos ganhos imediatos e se esquecem das dores de cabeça que pode vir a ter com a justiça do trabalho.

Se tomarmos a frota de uma empresa como exemplo, é comum motoristas serem desviados para funções burocráticas, como o acompanhamento de multas e documentos veiculares. Para esses casos, além de realizarem funções que não competem a eles, a empresa ainda fica prejudicada por ter a frota com menos colaboradores à disposição.

Como identificar e reduzir os prejuízos com as multas?

É muito provável que seu negócio tenha altas despesas com multas de trânsito e outras irregularidades. Esse é um problema recorrente em empresas que possuem frotas — principalmente quando há desorganização e descontrole com a burocracia veicular.

Identificar quais são os principais motivos de multa na sua frota tornas-se prioridade, antes que ocasione mais perdas. São documentos de veículos atrasados ou os problemas estão na documentação e irresponsabilidade do motorista?

Identificar as falhas é fundamental para evitar despesas que podem trazer consequências mais sérias, como a remoção de veículos. Assim, além de pagar a multa com juros, você terá que arcar com os custos de guincho, pátio e outras cobranças. E o pior: carro impedido de circular é sinônimo de perda de dinheiro.

Por que os motoristas não devem cuidar da burocracia veicular?

Caso você não tenha um número de pessoas suficientes para as demandas diárias de sua frota. o serviço tende a ficar acumulado. Nesse cenário, designar funcionários de outras áreas para gerir as multas é um equívoco.

O acompanhamento de toda a burocracia veicular exige dedicação e uma série de responsabilidades. Portanto, além de não conseguir resolver todos os problemas junto aos órgãos de trânsito, o motorista ainda deixará suas tarefas normais pelo caminho.

Como a tecnologia pode ajudar a sua frota?

Até aqui, já ficou claro que o desvio de função de motoristas da frota é uma prática que pode trazer prejuízos para a sua empresa. Mas, calma! A boa notícia é que uma plataforma de monitoramento de multas e documentos veiculares pode ajudar na gestão de toda a burocracia veicular.

Por meio de um acompanhamento dinâmico, haverá consulta periódica a órgãos de trânsito do Brasil e a identificação das irregularidades de documentos da frota ou dos motoristas — além de verificar as multas de trânsito, claro. Assim, você terá informações precisas e acessíveis pelo painel sobre:

  • datas de renovação de CNH de seus motoristas;
  • pagamento de multas;
  • pagamento de IPVA;
  • documentos veiculares (CRLVs).

Cabe ressaltarmos que uma plataforma de gestão da burocracia veicular também ajuda na identificação de condutores. Tenha em mente que, ao contar com a tecnologia, você terá motoristas satisfeitos e realmente dedicados às suas atividades.

Em pouco tempo, você poderá sentir a redução dos prejuízos e o aumento da lucratividade do negócio. Além de ter muito mais tempo para se dedicar a outros setores da empresa e fazê-la prosperar.

Gostou deste artigo? Ficou claro porque o desvio de função é uma prática que deve ser abolida na sua empresa? Então leia o nosso post que mostra como economizar com as multas de trânsito da frota!

tags: Desvio de função de colaboradores


Comentários: