Detran RS: Consultar Multas e Pontos na CNH (passo a passo) - XMultas Blog

Deseja consultar multas e pontos na CNH no Detran RS? O XMultas preparou um artigo completo para você, com o passo a passo da consulta e demais informações relacionadas.

Se a sua intenção é manter as obrigações da burocracia veicular em dia, torna-se necessário usar o site do Detran RS. Assim, fica mais simples consultar pontos na CNH, multas, informações do IPVA, RENAVAM e DPVAT. No entanto, antes de qualquer coisa, é preciso informar que cada Detran possui o seu próprio portal na internet.

A partir disso, toda consulta precisa ser feita nos estados em que o veículo e o motorista estão registrados — respectivamente. Saiba que, como forma eficiente de evitar confusões, preparamos artigos específicos para cada Detran relevante, deixando assim a pesquisa mais fácil para nossos leitores.

Quer saber mais? Vamos mostrar como consultar pontos na CNH no Detran RS. Acompanhe:

Como é o site do Detran RS?

O site do Detran RS apresenta uma série de informações com foco em facilitar a vida do usuário e permitir que seus problemas sejam solucionados rapidamente. Caso não encontre a informação desejada, convidamos você a navegar pelo nosso site a fim de se aprofundar em algumas questões, como tipos de Multas, Pontos e Valores, e demais assuntos correlatos.

Então vamos lá. Abaixo, informamos os links corretos para consulta de multas e pontos da CNH no Detran RS:

Com uma interface moderna, o site do Detran RS mostra as informações de maneira bastante intuitiva. O segredo para deixar o motorista em dia com suas pendências está na exibição da lista de assuntos mais acessados que faz diferença na hora de não esquecer nenhum procedimento importante.

Além disso, existe uma aba dedicada especialmente às notícias relacionadas ao órgão de trânsito, como fiscalizações pontuais e prazos de pagamentos. Sem contar que o chat online facilita muito o atendimento de quem deseja evitar filas nos postos físicos de sua cidade.

Alternativa eficiente

Uma alternativa para acompanhar e consultar multas de trânsito, pontos na CNH e documentação em um único lugar é o App XMultas. Lá, além de tudo isso, você também pode preparar recursos de multas, pagar débitos veiculares (IPVA, licenciamento, multas etc.) e manter o controle de gastos do seu veículo.

Tudo isso em poucos minutos. Veja suas multas agora e livre-se da burocracia de uma vez por todas! Se você procura uma solução para frotas e precisa de planos maiores, temos também o Painel XMultas: assista nosso vídeo para saber mais.

Como consultar multas?

O primeiro passo para fazer consultas com praticidade é ter em mãos a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), a placa e o número RENAVAM do carro (constante no documento do veículo).

Uma vez no site do Detran RS, na página principal de serviços online por meio do link acima, siga a orientação conforme indicado. Basta passar com o cursor sobre o assunto "Consulta de Infrações" que o campo adequado aparece para preenchimento.

 

detran-rs

 

Em seguida, aguarde o resultado da sua pesquisa de multas do veículo. Para imprimir o resultado, clique no link para tanto. Isso mesmo! No site do Detran RS é possível também consultar multas de veículo próprio ou de outro proprietário (caso você esteja pensando em comprá-lo, por exemplo).

Precisa recorrer de uma multa de trânsito? Não se esqueça: o XMultas pode facilitar o processo! Acesse a aba de recursos do site e prepare a sua defesa de forma automática! É rápido, seguro e barato.

Se o objetivo da sua consulta for mais abrangente, visando descobrir todos os tipos de multas existentes no ordenamento jurídico brasileiro, bem como a quantidade de pontos e valores em questão, basta acessar a nossa página Tabela de Multas, Pontos e Valores.

Consulta Detran RS: pontos na CNH

Por meio do link indicado acima, acesse o portal do Detran RS e siga as orientações. Passe com o cursor sobre o assunto "Consulta de CNH" que o campo adequado surge para preenchimento. Depois disso, insira o número de sua CNH e o resultado aparece automaticamente.

 

detran-rs

 

Com os dados em mãos, você poderá observar a sua situação perante o Detran RS. Lembre-se que acima de 20 (vinte) pontos no total, será instaurado processo de suspensão de sua CNH, o que é uma tremenda dor de cabeça.

Afinal de contas, em tempos de Uber e demais serviços de compartilhamento de veículos, ficar sem a habilitação pode significar a perda de uma fonte de renda para o motorista, se for o seu caso. Lembre-se que as multas são divididas em Leve (3 pontos), Média (4 pontos), Grave (5 pontos) e Gravíssima (7 pontos). Portanto, tome cuidado para não superar os 20 pontos!

Quais as regras para suspensão da CNH?

Antes de entrarmos nas normas gerais, é importante observar o seu tipo de CNH, pois para os condutores iniciantes (portadores de carteira provisória de habilitação) e motoristas profissionais, existem regras distintas em relação ao limite de pontuação necessário antes da instauração do processo de reciclagem e, posteriormente, da suspensão do direito de dirigir (nestes casos, de 4 e 14 pontos, respectivamente).

Sempre lembrando que a pontuação máxima compreende as supostas infrações cometidas no período de 12 (doze) meses, sendo que, não atingida a pontuação máxima, o cadastro é zerado e se inicia a contagem novamente.

Suspensão da CNH e direito de recurso

O processo de suspensão da CNH, quando é ultrapassado o teto da pontuação permitido pela lei de trânsito, é demorado e complexo, mas você poderá se defender com a ajuda de um advogado ou despachante especializado.

Para evitar ter o direito de dirigir suspenso, vale a pena recorrer de multas que tenha recebido e não concorde. Como já falamos, aqui no XMultas nós entendemos a complexidade do assunto e apresentamos uma maneira extremamente fácil de recorrer contra multas de trânsito.

Por meio de um processo automatizado, elaboramos seu recurso de forma imediata para que o mesmo seja impresso, assinado e enviado ao órgão de trânsito competente. E fique tranquilo! Nossos recursos são elaborados com base em extensas pesquisas e decisões anteriores, com o maior cuidado possível.

O principal objetivo é que você tenha sempre um documento competente para lhe defender, independentemente da multa em questão. Por fim, vale informar que além da pesquisa de multas e pontos na CNH, o portal do Detran consulta o RENAVAM RS. Tudo pode ser feito pela internet, sem necessidade de se locomover a alguma unidade física de atendimento.

Um bom exemplo está na possibilidade de atualizar o seu endereço cadastrado. Isso é importante pois, caso você tome uma multa de trânsito, a notificação será enviada por carta ao seu endereço cadastrado.

Se o endereço no órgão de trânsito for diferente do seu endereço correto, você não terá conhecimento da notificação de multa e não poderá recorrer a tempo de reverter tal penalidade. Então, antes de sair de casa, dê uma conferida no site do Detran RS para saber se o serviço que você está buscando não pode ser resolvido facilmente de sua casa ou trabalho, por meio da internet.

Esperamos ter ajudado um pouco a esclarecer como realizar uma consulta no Detran RS de pontos na CNH. Caso você tenha qualquer dúvida adicional, fique à vontade para navegar pelo nosso site ou entre em contato por meio de um canal de comunicação indicado nesta página. Pode ser e-mail, Facebook ou Twitter!

Compreendeu a necessidade de acompanhar a situação de multas, documentos e pontos na CNH para evitar ficar sem dirigir? Então baixe agora mesmo o aplicativo do XMultas na App Store ou no Google Play.

tags: detran rs, consultar multas, pontos, cnh, cnh suspensa


Comentários: