4 dicas de marketing para empresas (pequenas e médias) - XMultas Blog

Você anda procurando maneiras de lucrar mais com as vendas e dar visibilidade para o seu negócio? Então, que tal algumas dicas de marketing? Diferentemente do que muitos pensam, essas estratégias não servem apenas para grandes companhias. Na verdade, é possível posicionar sua marca de forma simples e até econômica.

Estar atualizado quanto às estratégias de marketing, muitas vezes, não significa apenas buscar um diferencial, mas também um jeito de se manter competitivo dentro do mercado — que está sempre em evolução. Para você não ficar para trás, reunimos neste artigo 4 dicas matadoras que vão elevar o nível da sua pequena ou média empresa. Confira!

1. Conheça os clientes em potencial

A primeira de nossas dicas de marketing é conhecer a clientela em potencial. Descubra tudo sobre seus compradores: quem são, o que desejam como consumidores, onde moram, o que esperam da sua marca, qual seu poder aquisitivo, com que frequência adquirem produtos ou serviços que você pretende oferecer etc.

Nesse ponto, é importante criar uma persona para a sua empresa. O nome parece complicado, mas fique tranquilo! Personas são personagens semi fictícios que resumem todas as características que falamos anteriormente. Assim, você pode até dar um nome à sua persona. Feito isso, o próximo passo consiste em criar estratégias alinhadas aos objetivos da empresa e do cliente.

2. Pesquise a concorrência

Depois de entender os clientes e traçar uma persona para o seu negócio, é o momento de conhecer também a concorrência. Será que já existem empresas na sua região que oferecem os mesmos produtos ou serviços que os seus?

Se sim, quais são os diferenciais dessas companhias? Quais preços praticam? Há quanto tempo estão no mercado? Qual é a qualidade de seu atendimento e como é a sua reputação? Se você não pretende ser surpreendido de forma negativa, precisa conhecer de perto o segmento do seu negócio.

O grande intuito de entender o trabalho da concorrência é elaborar estratégias para sempre oferecer as melhores condições de compra para os clientes. Mais do que entender o diferencial de cada um dos players do ramo, o segredo está em definir qual será o seu próprio posicionamento para se tornar competitivo no mercado.

3. Amplie a presença na internet

Você é do tipo superconectado ou faz mais o estilo que não liga muito para redes sociais? Independentemente de qual seja o seu perfil, a sua empresa precisa estar bem posicionada e presente na internet. Afinal, as melhores escolhas para o planejamento do negócio não são, necessariamente, iguais às suas próprias convicções, certo?

É claro que a divulgação boca a boca ainda é uma das melhores que existem, mas não podemos negar que o mercado está em constante atualização e a internet é uma das principais responsáveis por isso. Acredite: se a sua empresa não estiver nas redes, ela será como inexistente para uma série de pessoas.

Além de contar com um site próprio que contenha as informações sobre seus produtos, planos e serviços, telefones e endereço, também é recomendável possuir um SAC ou canal de atendimento on-line. Mas ainda não é tudo. Confira as sugestões:

Redes Sociais

Uma das formas mais econômicas de marcar presença nas redes sociais é criar uma fanpage no Facebook para o seu negócio. Além de servir como canal de comunicação, a página é uma maneira de dar visibilidade à sua marca e atingir outro tipo de público.

Você pode preparar campanhas pagas, por exemplo, para levar suas publicações a um grande número de pessoas — ou até mesmo para os cliente certos de forma segmentada. Também é possível ativar a parte de avaliações da página para que seus clientes registrem a experiência que tiveram com o seu serviço. Se forem boas, elas são ótimas propagandas.

Embora o Facebook seja uma das principais redes, não se limite a ele. Que tal implementar uma estratégia de negócios com o WhatsApp, Instagram, LinkedIn, Twitter etc.? Antes de tomar uma decisão, lembre-se de considerar seu público alvo e se questionar sobre onde eles estão.

E-mail marketing

Sabia que o e-mail ainda é uma ferramenta muito poderosa? No meio empresarial, o e-mail marketing é pensado para ser entregue ao cliente certo, de forma personalizada, na intenção de cumprir um objetivo.

Desse modo, sempre cadastre os clientes ou visitantes do seu site para manter um relacionamento com eles — e isso também vale para o pós-venda. Informe sobre promoções, lançamento de produtos e tudo o que mais for de interesse para ele. Mas, tenha atenção, nada de e-mails diários! Estude a melhor frequência de disparos e atente-se para não ser inconveniente.

Parceiros

Está começando agora e ainda não tem a visibilidade que gostaria? Invista nas parcerias! Imagine sua marca sendo divulgada em uma página do Facebook com milhões de curtidores? Certamente, isso atrairia olhares para a sua empresa, certo? A chave, então, está na ampla divulgação estratégica.

4. Personalize a sua frota

As dicas de marketing ainda não acabaram! Depois de se atentar para os pontos acima, é hora de pensar na identidade visual do seu negócio. Afinal, ela é parte importantíssima da estratégia de divulgação.

Sabe aquela companhia que você já identifica só pela fonte da escrita ou por um símbolo? Esse é o objetivo de qualquer marca que deseja comunicar de forma eficaz e rápida apenas pela imagem. Para isso, construa um logotipo de fácil interpretação e reconhecimento e invista na sua divulgação.

Se a sua empresa já possui uma frota própria para transporte de produtos ou pessoas, que tal adesivar os veículos? Além de ser uma maneira de diferenciação de outros carros, protege a lataria.

O automóvel também pode virar um símbolo da sua marca e ajudar na divulgação do serviço. Aqui, podemos até comparar cada veículo com uma espécie de outdoor ambulante para o seu negócio. Mas, claro, com um custo-benefício até mais atraente por se tratar de uma mídia “gratuita”.

É preciso frisar, no entanto, que andar com veículos adesivados também é uma grande responsabilidade. Afinal, qualquer atitude imprudente ou infração de trânsito pode comprometer a imagem da empresa e jogar por terra todo o seu Plano de Marketing. Por isso, não se esqueça de alertar os motoristas da frota para redobrarem a atenção!

Gostou das nossas dicas de marketing? Seguindo essas sugestões, é certo que sua empresa alcançará resultados cada vez melhores! Lembre-se de estudar seus clientes e a concorrência, reforçar presença na internet e investir na identidade visual!

Você conhece outras estratégias de marketing? Faça um comentário neste post e divida seus conhecimentos com a gente!

tags: Dicas de marketing


Comentários: