4 dicas de negociação para pequenas e médias empresas - XMultas Blog

Uma das habilidades mais importantes para o gestor de empresa é saber negociar. Afinal, o bom relacionamento é imprescindível para conseguir os melhores parceiros comerciais e garantir que o negócio sempre cresça. Por isso, separamos algumas dicas de negociação para você virar especialista no assunto.

Embora seja essencial, essa tarefa não é muito simples porque envolve os interesses de duas empresas que vislumbram o lucro. Diferente do que muitos acham, o maior objetivo de uma negociação não é ganhar vantagem sobre o outro, mas sim entrar em um bom acordo para ambos. Quer entender melhor o tema? Veja as dicas!

1. Mantenha a calma

Muitos empresários dedicam longos anos da vida a seus negócios. Quando estão diante de uma grande oportunidade, com potencial de trazer sucesso para empresa, é normal ficarem ansiosos ou nervosos.

Se esse também é seu caso, tenha em mente que se torna fundamental manter a calma durante uma negociação. Para isso, uma das dicas é se preparar. Se você estiver munido de dados, documentos e números se sentirá mais seguro durante a conversa.

Garanta também que a sua equipe possui as habilidades necessárias para ajudar seu cliente. Além disso, prepare uma apresentação em que todas as informações sejam passadas de forma objetiva e fácil de entender.

Se for possível, marque a reunião na sua empresa. As chances de você se sentir mais confiante em um ambiente amigável são maiores. Outra opção é marcar em um local neutro para ambos os negociadores, assim ninguém terá privilégio sobre o outro no quesito espaço.

2. Mostre valor na sua oferta

Certamente, se você se dispôs a negociar com alguém é porque sua empresa vai ganhar com isso. Mas, nunca se esqueça o quanto os serviços da sua equipe serão vantajosos para a outra parte também. Isso demonstrará que sua oferta tem valor — o que é muito importante.

Estude bem o parceiro em potencial para entender exatamente como os seus serviços vão ajuda-lo, seja simplificando processos, promovendo economia de tempo, dinheiro etc. Assim, você terá autonomia para fazer propostas e mostrar a relevância do seu trabalho.

Além disso, é importante ir até o encontro já sabendo em quais pontos você pode ceder ou não. Ser flexível é significativo para que o outro lado também valorize cada concessão sua. Assim, todos sairão com a sensação de ganho com a nova parceria.

3. Documente os acordos

Uma das principais dicas de negociação é documentar todos os acordos. Não é raro vermos gestores inexperientes que deixam de registrar por escrito o que foi tratado verbalmente, mas esse é um grande erro.

Para que as duas partes estejam asseguradas de que tudo será realizado como o combinado, é preciso criar um contrato. Muitas vezes, o cliente pode se arrepender do trato ou simplesmente mudar de ideia. Portanto, desde o início, deixe claro que o objetivo é fazer um documento que honre o compromisso de ambos.

4. Conheça sua empresa

Antes de se comprometer em um novo contrato de prestação de serviço, lembre-se de avaliar com sinceridade a capacidade da sua empresa de cumprir o acordo. No caso das transportadoras, é preciso atentar ao tamanho da frota.

Tem veículos o suficiente? Será necessário contratar mais motoristas? Terá, consequentemente, mais trabalho com o controle de documentos e multas? Considere todos os itens e sempre calcule quanto a nova demanda custará para a sua empresa. Assim, você fará negociações mais conscientes.

Como você viu, fica muito mais fácil fazer bons acordos comerciais com as dicas de negociação. Basta se preparar adequadamente, manter o equilíbrio emocional, registrar tudo por escrito e considerar como é sua empresa. Além disso, não se esqueça de demonstrar o valor dos serviços oferecidos.

Quer acompanhar outros conteúdos como este? Então nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

tags: Dicas de negociação


Comentários: