7 dicas para dirigir bem e evitar acidentes ou multas de trânsito - XMultas Blog

Não são apenas os recém-habilitados que necessitam de dicas para dirigir bem. O hábito de conduzir, com o passar do tempo, pode gerar vícios e maus hábitos que prejudicam o rendimento do veículo e a segurança geral no trânsito.

Um motorista consciente precisa reciclar suas ações e conhecimentos constantemente. Somente assim ele terá ciência das mudanças de legislação e terá a sensação de fazer sempre a coisa certa, tanto para os outros como para si mesmo.

Disposto a encarar essa jornada e se tornar um condutor ainda melhor? Então confira e pratique estas 7 dicas que listamos a seguir!

1. Fique relaxado enquanto dirige

Uma postura correta e relaxada ajuda o seu desempenho na estrada. Procure alinhar a coluna ao banco e não deixar braços e pernas tensos durante o trajeto, seja em grandes viagens ou simples idas ao trabalho. Além de terminar o dia com dores desnecessárias, dirigir tensionado prejudicar nos reflexos, caso necessite realizar alguma manobra emergencial.

No entanto, suavizar não é abandonar cuidados. Dirija sempre com as 2 mãos no volante, não apoie o braço na janela do carro, nem deixe a cabeça para trás, suportada pelo encosto.

2. Balanceie o peso no veículo

Excesso de peso desgasta os pneus, amortecedores e encarece as manutenções. Por isso, evite carregar peso excessivo ou colocar adicionais — como alguns tipos de tunagem — que forçam o eixo central do carro.

Procure, na medida do possível, manter o equilíbrio de peso ao transportar passageiros. Com essas medidas, você evita o desgaste, economiza no combustível e sofre um pouco menos nas subidas.

3. Redobre a atenção ao dirigir à noite

O mesmo vale para os dias de chuva. Com a visão mais comprometida, mantenha atenção na pista e nas situações do trânsito. Tenha cuidado ao fazer ultrapassagens e mudanças de faixa, conferindo sempre a posição do veículo de trás e pontos cegos.

Veja também se as luzes do carro estão acendendo corretamente. Qualquer lanterna fora de funcionamento, além de prejudicar sua visibilidade perante outros motoristas, pode resultar em multa desnecessária, caso você seja parado por alguma blitz.

4. Ajuste os retrovisores

Uma regra básica da direção defensiva, porém, nem todos os motoristas costumam praticá-la. Verifique sempre a posição dos espelhos ao sair de casa, principalmente se você não for o único condutor. O ideal é conseguir enxergar carros e motos por completo e um pequeno pedaço da própria traseira.

5. Calibre os pneus corretamente

Pneus murchos elevam o gasto com combustível e prejudicam o desempenho na hora de manobrar e realizar curvas. Realize uma calibragem a cada abastecimento ou, no mínimo, de quinze em quinze dias, não esquecendo o estepe.

Verifique o manual do fabricante para descobrir a quantidade de libras corretas, de acordo com cada modelo de veículo. Caso não o tenha em mãos, pesquise sempre em fontes confiáveis.

6. Mantenha distância de segurança

Dirigir “colado” ao veículo da frente é perigoso e desagradável para os demais motoristas. Se alguém precisar frear rapidamente ou você se distrair por algum motivo, a batida certamente acontecerá e você arcará com as custas do acidente. Sem contar as vidas que podem ser perdidas, algo que não tem preço.

7. Guarde o celular

Você já deve ter visto alguém ziguezagueando na faixa e, ao passar ao lado, percebeu que essa pessoa estava dirigindo com o celular em mãos. O aparelho, tão útil em nossa rotina, tornou-se vilão e causador de muitos acidentes no tráfego.

Para manter uma pilotagem segura, deixe o celular no bolso ou guardado no console. Atenda ligações somente se adaptar o áudio para o viva-voz e alto-falantes do carro. O manuseio de smartphones ou uso de fones de ouvido ao volante gera multa e pontos na CNH.

Lembre-se que, para dirigir bem, não existem segredos. Basta praticar as regras básicas de segurança, otimizar os recursos do seu automóvel, rever hábitos sempre que preciso e manter uma postura defensiva no trânsito.

Gostou destas dicas para dirigir bem? Então aprimore ainda mais suas qualidades de motorista com o nosso post que mostra 9 vícios comuns ao volante e como evitá-los!

tags: dicas para dirigir bem


Comentários: