Direção segura: 4 ações para evitar erros ao volante na sua frota - XMultas Blog

Apostar em direção segura deve ser uma das prioridades da frota comercial. O motivo é que evitar erros ao volante se mostra indispensável para aumentar a disciplina e preservar a imagem da empresa. Afinal de contas, um acidente de grandes proporções tende a trazer uma série de prejuízos em diferentes áreas.

O melhor caminho, nesse caso, envolve criar medidas que reduzam as chances de falhas. Dentro desse contexto, vale investir no reforço das regras de trânsito e em dicas simples que são extremamente agregadoras quando se trata de manter a eficiência do serviço oferecido.

Quer saber mais? Vamos mostrar boas práticas que podem ser usadas pelos motoristas da frota para evitar erros. Acompanhe:

1. Sair mais cedo da empresa

Motoristas profissionais costumam ser sufocados por prazos apertadíssimos no cronograma de entregas. Por isso, acabam excedendo a velocidade para conseguir dar conta de toda a agenda do dia e evitar pendências. O grande problema é que trabalhar pressionado pelo relógio aumenta os riscos de acidentes já que os quesitos essenciais de segurança costumam ser deixados em segundo plano.

Em consequência disso, você deve orientar seus colaboradores a saírem um pouco mais cedo da empresa sempre que existir a possibilidade de pegar um trajeto desconhecido ou com muito engarrafamento. Assim, caso aconteça algo fora do esperado, fica mais fácil contar com uma boa margem de manobra para concluir o serviço sem desrespeitar nenhuma regra de direção.

2. Descansar o suficiente para uma direção segura

Contar com um colaborador disposto faz muita diferença no momento de evitar erros. Por este motivo, dormir oito horas por noite se mostra indispensável para que a nossa mente tome as melhores decisões durante o trabalho. Ao conhecer as leis de trânsito e os segredos da direção segura, os motoristas dificilmente se envolvem em acidentes.

Dessa forma, o primeiro passo para alcançar resultados positivos é alertar sobre a importância de não ultrapassar o expediente oficial da frota. Saiba que combinar sono e direção pode ser tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Ou seja, criar regras sobre o descanso adequado se torna uma medida urgente de segurança capaz de salvar vidas.

3. Conhecer bem as particularidades da estrada

Entregar o roteiro de trabalho aos motoristas da frota sem um planejamento anterior atrasa todo o processo operacional. Isso porque, por mais que eles sejam experientes no assunto, obviamente, não conhecem todas as rotas. Tenha em mente que dirigir por caminhos desconhecidos pode levar o dobro de tempo para concluir o serviço e ainda aumenta a possibilidade de falhas por desatenção.

Dessa maneira, sempre invista em pesquisas minuciosas sobre os trajetos que ajudam a garantir a eficiência operacional. Estude pontos com um bom tempo de percurso, menor incidência de multas e que ofereçam segurança de maneira geral. A partir de informações precisas e estratégicas colhidas pela empresa, se mostra mais simples ter funcionários com uma conduta confiante ao volante.

4. Identificar erros com um sistema de monitoramento

Se você não sabe como administrar a quantidade de falhas na frota, uma boa dica é contar com uma plataforma de monitoramento de multas e documentos. Esse tipo de recurso se apresenta como um verdadeiro divisor de águas tanto na redução de custos quanto na identificação dos motoristas com maior número de erros.

Sem contar que, diante de números precisos, ainda se torna possível criar políticas de conscientização que são fundamentais na melhora de desempenho dos condutores. Tudo isso com informações centralizadas em um mesmo lugar para facilitar o trabalho da gestão na correria do dia a dia.

Pronto! Agora você já conhece as principais ações de direção segura para diminuir erros na frota. O mais importante, em uma situação como essa, é mostrar aos seus colaboradores que mesmo que pequenas falhas ao volante pareçam inofensivas, ser negligente com a segurança pode ter consequências gravíssimas em longo prazo.

Gostou das informações deste artigo? Então leia também sobre como evitar acidentes de trânsito em sua frota.

tags: Direção segura


Comentários: