Dirigindo à noite: 5 dicas infalíveis para perder o medo e manter a segurança! - XMultas Blog

Até um motorista mais experiente pode ter alguma insegurança dirigindo à noite. E não é à toa, a escuridão realmente compromete o campo de visão. Por isso, é indispensável estar bem preparado para lidar com essa hesitação ao volante. 

Para superar as dificuldades e dirigir com mais confiança, mesmo com menos luminosidade, existem dicas importantes que fazem a diferença. Confira a seguir como trafegar com segurança e perca o medo a qualquer momento do dia! 

1. Pratique a direção defensiva

Sempre que você tiver dúvida sobre como agir em uma situação de trânsito, priorize a prevenção. Ao dirigir à noite, essa regra é ainda mais relevante. 

Isso significa seguir à risca os sinais e placas, principalmente em relação à velocidade da via. Também é indispensável aumentar a distância entre o seu carro e o da frente. É uma forma de evitar qualquer imprevisto se tiver que frear subitamente. E se tiver algum veículo muito próximo à traseira do seu carro, não hesite em abrir caminho e ficar para trás. 

2. Ligue os faróis ao perceber a escuridão

Especialmente durante trajetos mais longos, a percepção sobre a luminosidade é diferente. Por isso, mesmo que a noite ainda não tenha chegado por completo, é importante ligar os faróis assim que começar a escurecer. 

O que acontece é que a escuridão pode reduzir o campo de visão de 250 metros para apenas 40 metros. Mas cuidado, evite o farol alto — ou poderá comprometer o motorista que segue pela via oposta e ainda cometer uma infração de trânsito.

3. Desvie o olhar das luzes que vêm em sua direção

As luzes mais intensas, em especial dos carros que vêm na direção contrária, têm a capacidade de causar uma cegueira momentânea. Dessa forma, a dica para não atrapalhar sua segurança ao volante é sempre desviar o olhar para outro ponto, em direção ao acostamento. Nunca olhe diretamente para o farol.

Vale dizer ainda que as luzes internas do carro não devem ser ligadas. Ainda que possam parecer aliadas, a verdade é que essa iluminação altera a percepção de faróis e semáforos. 

4. Fique mais atento aos outros motoristas

Infelizmente, o período após às 18h é quando mais acontecem acidentes. E isso não é causado apenas pelas dificuldades com a escuridão. Quanto mais tarde, maior é a chance de encontrar, por exemplo, um condutor cansado ou com sono. 

Quem está dirigindo à noite precisa estar sempre alerta para esse tipo de risco. Sem contar que, principalmente nas madrugadas, há quem esteja trafegando após ingerir bebida alcoólica. 

5. Mantenha uma concentração adequada

É imprescindível manter a atenção em tudo que acontece ao redor. A visão não pode ficar presa à linha reta do trajeto. Os olhos devem se movimentar e acompanhar o ambiente por completo.

Para ter ainda mais confiança, diminua as distrações, mas sem que a concentração se torne hipnótica. Focar exclusivamente na rodovia faz com que informações secundárias sejam deixadas de lado. Dirigindo à noite, isso não pode acontecer, já que todos os detalhes contribuem para a segurança. 

E esses detalhes incluem uma manutenção preventiva regular. Cuide para que pneus, faróis e sua visão estejam em boa qualidade. Essa cautela será determinante para evitar qualquer imprevisto pelo caminho. 

Está se sentindo mais preparado para encarar o trânsito à noite? Aproveite para deixar seu comentário falando sobre qual dica mais contribuiu para a sua autoconfiança!

tags: Dirigindo à noite


Comentários: