Dirigir com fones de ouvido gera multa? Saiba agora mesmo! - XMultas Blog

Existem infrações de trânsito que até quem não é motorista conhece, como ultrapassar o farol vermelho ou dirigir acima do limite de velocidade. Porém, outras ações geram dúvidas até mesmo aos condutores mais experientes. Uma das mais complexas, nesse caso, é dirigir com fones de ouvido. 

Alguns costumam guiar o carro com o acessório para atender as ligações com facilidade, ouvir audiolivros ou escutar aquela música preferida à vontade. Mas a questão é que esses dispositivos tiram parte da atenção e podem comprometer a segurança de todos.

Quer saber mais? Vamos mostrar o que diz a legislação sobre o assunto e como evitar problemas com os órgãos especializados. Continue neste artigo e confira!

O que diz a legislação sobre dirigir com fones de ouvido?

O Código de Trânsito Brasileiro aborda o tema em seu artigo 252, inciso IV. Estabelece que dirigir utilizando fones de ouvido ligados ao celular ou aparelhagem sonora é infração média. Na prática, se você for pego utilizando o acessório, precisa pagar multa de R$ 130,16 e receber 4 pontos na CNH. 

O sentido das advertências de trânsito é inibir condutas perigosas e inadequadas, educando e corrigindo o comportamento do condutor. Por isso, se for a primeira vez que recebe esse tipo de autuação, solicite ao órgão responsável a conversão da multa em advertência. É um processo similar ao de defesa, mas não pode ser utilizado em casos reincidentes.

Como o agente de trânsito realiza essa autuação?

Conforme especificações do Denatran, basta que o agente apresente o auto de infração devidamente preenchido para validar a autuação. Ou seja, apenas o contato visual já é suficiente. Não há necessidade de abordar o condutor ou registrar provas fotográficas da infração. O ideal é que se colete a assinatura do infrator no documento, mas este não é um ponto obrigatório.

Para recorrer, verifique ,então, se o agente informou corretamente as informações no auto de infração, com data, hora, local e dados para identificação do veículo. Se a notificação da autuação não for expedida dentro de 30 dias da data de infração, é possível pedir o arquivamento ou cancelamento da multa, agora com base no artigo 281 do CTB

Por que os fones de ouvido tiram a atenção do motorista?

A audição é um sentido primordial dentro do trânsito, tanto quanto a visão. Por isso, é importante não pensar apenas em se livrar da multa por dirigir com fones de ouvido, mas entender que a prática é totalmente contrária à conduta de um bom motorista.

Como a audição é processada no cérebro — não nos ouvidos — ouvir música com o dispositivo bloqueia as entradas do som externo, ainda que parcialmente. Isso faz com que boa parte do raciocínio seja desviado para a atividade auditiva. Logo, a capacidade de reagir à situações de emergência ou exercer direção defensiva fica comprometida.

Como atender o celular enquanto dirige?

Já sabemos que atender ligações e dirigir com fones de ouvido é errado. Agora, como agir quando surge aquela chamada que não pode ser recusada? Seja de alguém do trabalho ou por motivos de saúde da família, o certo mesmo é parar o carro no acostamento ou em algum ponto seguro da rua para falar mais tranquilamente.

Outra alternativa é investir em um sistema de áudio com viva-voz que permita atender, ouvir e falar durante a chamada utilizando os recursos do próprio carro. Com ele, você não precisa abaixar os olhos ou deixar as mãos longe do volante por muito tempo. Ainda assim, é preciso ficar atento ao volume de áudio ambiente para não comprometer o foco.

Por mais que seja considerado exagero por muitos, dirigir com fones de ouvido é um ato imprudente que precisa ser evitado. Afinal, vimos como ele compromete a atenção — e também o bolso — dos motoristas. Da próxima vez que seu telefone tocar durante um trajeto, ignore a chamada ou utilize recursos para não ser penalizado nem colocar outras vidas em risco.

Sabia que é possível acompanhar nossas publicações nas redes sociais? Então, nos siga no Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram e fique por dentro de várias novidades que ajudam a melhorar sua conduta como motorista.

tags: Dirigir com fones de ouvido


Comentários: