Entenda de uma vez por todas se é lícito monitorar a CNH dos condutores - XMultas Blog

Gestores de empresas que possuem frotas sabem o quanto é importante estar atualizado quanto às multas, documentos e toda burocracia veicular para evitar problemas futuros. Ainda assim, muitas pessoas ficam na dúvida se é lícito monitorar a CNH dos condutores.

A resposta é sim! O gestor deve estar ciente sobre a situação de cada motorista, checando seus pontos na carteira e validade da CNH, por exemplo. E não é só isso: ignorar esses dados pode trazer problemas sérios para a empresa e ainda acarretar grandes prejuízos.

Neste artigo, você vai ler sobre as penalidades de dirigir sem habilitação, a possibilidade de demissão e mais. Confira!

É lícito monitorar a CNH dos condutores?

Embora seja uma dúvida frequente, monitorar a CNH dos condutores é uma prática legal e até recomendada. A relação entre funcionário e empregador deve ser transparente, inclusive quanto às burocracias veiculares e documentos.

É que um gestor deve ter a garantia de que aquele profissional está em situação regular e pode, de fato, dirigir. Sabia que é crime entregar o carro para um condutor sem habilitação? A pena varia de detenção de seis meses a um ano ou multa.

A penalidade não é aplicada apenas a quem entrega o carro para condutores sem a carteira, mas para quem está com a CNH suspensa, cassada, vencida há mais de 30 dias, ou se é habilitado em uma categoria diferente da necessária. Até mesmo dirigir sem as lentes corretoras de visão rende multa para o motorista e para o dono do veículo.

Quais as penalidades aplicadas a motoristas sem CNH?

Como você deve imaginar, um motorista com a carteira irregular está sujeito a penalidades sérias. De fato, dirigir sem ter habilitação é considerado infração gravíssima e andar com a CNH suspensa também. A primeira rende multa no valor de R$880,41, além da apreensão do veículo. Já a segunda pode levar a cassação da habilitação por dois anos.

Além disso, o condutor precisará refazer todo o curso de direção para conseguir uma nova CNH e pagar a multa de R$1.467,35 — sem contar os 7 pontos na carteira. Já imaginou todo o transtorno? Portanto, é de suma importância monitorar frequentemente a CNH dos condutores da empresa.

Irregularidades na CNH levam a rescisão do contrato?

Desde 2017, o Código de Legislação de Trânsito prevê a perda do contrato trabalhista de motoristas que adotarem más condutas ao volante, sejam elas intencionais ou não.

Isso significa dizer que, se um motorista tiver a carteira suspensa por qualquer motivo, seja pelo vencimento do documento ou por dirigir embriagado, pode ser despedido por justa causa. Nessa modalidade de demissão, o funcionário não tem direito a aviso prévio e nem a alguns direitos trabalhistas.

Perder o emprego é muito ruim para o motorista, mas o negócio também fica em desvantagem. Já imaginou perder mão de obra para realizar as atividades? Em muitos casos é preciso recusar demandas de clientes ou atrasar entregas até que tudo se regularize. E é claro que nenhum gestor deseja isso.

Como evitar prejuízos para empresa?

Se você leu até aqui, deve ter notado que monitorar multas e documentação dos condutores não é só uma questão de organização, mas também uma medida para prevenir problemas sérios.

Em muitas empresas, os próprios motoristas são os responsáveis pelo controle de multas e documentos, mas esse acúmulo de função só traz prejuízos. A forma mais confiável de cuidar da burocracia veicular é fazer o acompanhamento interno na empresa. Ou seja, o próprio gestor ou uma equipe dedicada cuidam da função.

Contar com uma plataforma automatizada de monitoramento da burocracia veicular também é uma ótima maneira de garantir sucesso. Por meio de um painel que apresenta as informações de forma intuitiva e confiável, a tecnologia permite o monitoramento dinâmico de multas e documentos dos motoristas da frota.

Pronto! Agora você já sabe que é lícito monitorar a CNH dos condutores da empresa e, além disso, é super recomendável. Ao adotar essa prática, você evita complicações judiciais e ainda garante o sucesso do negócio. Não se esqueça que, para dar conta de toda a burocracia veicular, contar com uma plataforma de monitoramento é a melhor solução.

E você, quer otimizar o controle de documentos e multas com ajuda da tecnologia? Então conheça os planos do XMultas e contrate o ideal para a sua empresa!

tags: É lícito monitorar a CNH dos condutores


Comentários: