Economizar no IPVA: 4 dicas para empresas que possuem frotas - XMultas Blog

Descobrir como economizar no IPVA é o desejo de todo gestor. De fato, esse tributo representa um grande buraco no caixa da empresa com impacto na qualidade do serviço. Mas não se preocupe! Saiba que é possível conseguir descontos oferecidos pelo próprio órgão de trânsito responsável pelo cálculo da taxa.

O grande segredo, nesse caso, está em se planejar adequadamente para cumprir as condições exigidas no momento de abater os valores. Por ser uma tarifa obrigatória cobrada anualmente, atrasos no pagamento podem deixar os veículos corporativos sem circular. Para evitar o problema, você deve acompanhar todos os dados com antecedência e preservar o desempenho operacional.

Quer saber mais? Vamos mostrar 4 dicas imperdíveis para conseguir descontos no IPVA e reduzir custos em longo prazo. Acompanhe:

1. Fique atento aos prazos

Quando se trata de uma frota comercial, a falta de planejamento com o IPVA representa um grande prejuízo no setor financeiro. Por isso, você deve ter o controle dos prazos para conseguir bons descontos. O mais importante é compreender as condições que envolvem a taxa no caso específico de sua empresa.

O valor cobrado varia de acordo com o tipo de veículo, a alíquota de cada unidade e a data de quitação. Sendo assim, o gestor precisa ter informações detalhadas no cadastro dos veículos como forma de organizar os tributos.

Comece pela consulta dos valores no site da Secretaria da Fazenda que fica disponível cerca de um ano antes do vencimento. A partir disso, fica mais fácil inserir o débito no controle de gastos e reduzir o impacto no mês referente ao pagamento.

2. Pague sempre à vista para economizar no IPVA

Parcelar o pagamento do tributo em 3 vezes pode até parecer uma ideia promissora em um primeiro momento. No entanto, quando se trata de automóveis comerciais, o melhor caminho é quitar o débito de uma só vez para conseguir descontos que chegam a até 10%. Pense o montante economizado quando falamos de uma frota com dezenas de veículos.

Em resumo, o imposto costuma ser calculado em 4% e só recebe abatimento quando quitado no primeiro mês de vencimento. Já quem opta por pagar nos dois meses seguintes, não existe nenhuma possibilidade de redução no valor integral. Ainda que você precise organizar algumas despesas para fazer a quitação do IPVA à vista, vale a pena aproveitar as oportunidades.

3. Peça IPVA para frotista

A modalidade de IPVA para frotistas permite que sua empresa receba benefícios diferentes. O percentual de pagamento varia conforme a quantidade de veículos cadastrados. Em alguns estados, a redução de custos da categoria pode chegar até 50% do valor total da alíquota. Para conseguir esse tipo de IPVA, o gestor deve procurar a Secretaria da Fazenda do mesmo local em que o negócio está estabelecido.

Como cada órgão de trânsito possui regras diferentes, torna-se necessário consultar as exigências de acordo com o perfil da frota para garantir os descontos. O procedimento pode ser feito completamente online, Para isso, basta apresentar os documentos protocolados e estar com toda a burocracia veicular regularizada.

4. Use a tecnologia de monitoramento

Administrar uma empresa com frota comercial exige bastante dedicação. Afinal, existem diversas questões burocráticas que tomam bastante tempo. O grande problema, em uma situação como essa, está em acumular débitos por perder prazos junto aos órgãos de trânsito. Com isso, a melhor solução é usar a tecnologia de monitoramento para evitar problemas irreversíveis.

Procure por uma plataforma de documentos e multas que reúne em um só lugar todas as informações sobre os veículos comerciais. Uma das principais vantagens desse serviço é apresentar os vencimentos por meio de um calendário único e completamente digital. Ou seja, os status da empresa ficam sempre atualizados e os funcionários prontos para circular com a documentação em dia.

Agora você já sabe como economizar no IPVA da frota. Fundamentado em uma boa gestão e planejamento, esse tipo de débito fica mais ameno no fechamento das contas. Não se esqueça que ter atenção aos prazos é essencial para garantir a qualidade do serviço com todos os motoristas e veículos aptos a exercerem seu papel.

Gostou das informações deste artigo? Conhece outra forma de economizar no IPVA? Então deixe seu comentário no post e compartilhe conosco!

tags: Economizar no IPVA


Comentários: