Empréstimos para empresas: 4 passos para conseguir as melhores condições - XMultas Blog

Encontrar empréstimos para empresas não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, apesar de existirem muitas opções no mercado, as condições das taxas acabam espantando os gestores. Mas calma! Você pode reverter esse quadro negativo avaliando o sistema financeiro do seu negócio cuidadosamente.

Com base em conhecimento, o contrato deixa de ser um bicho de sete cabeças e surge um universo de possibilidades em relação ao serviço oferecido. O mais importante, nesse caso, é que o dinheiro seja usado na solução de problemas sem a possibilidade de gerar mais dívidas por descuidos em longo prazo.

Quer saber mais? Vamos mostrar 4 passos essenciais na hora de escolher as melhores condições de empréstimo. Acompanhe:

1. Organize a situação financeira

Antes de solicitar um empréstimo corporativo, você precisa ficar de olho nas finanças. Isso porque muitos gestores costumam ser levados pelo desespero durante momentos de crise e acabam se arrependendo por assumir dívidas que comprometem ainda mais o andamento do negócio.

Dessa maneira, organize a situação financeira para saber o tamanho do passo que sua empresa consegue dar. Coloque todos os custos operacionais na ponta do lápis — até mesmo os gastos com multas de trânsito e burocracia veicular.

Pode até não parecer à primeira vista, mas contar com uma frota comercial representa o dobro de despesas, já que esses pagamentos fazem falta no orçamento e são apenas taxas sem nenhum retorno de investimento ao serviço prestado.

2. Revise o plano de negócios

O plano de negócios de uma empresa precisa mostrar seu potencial e os principais objetivos com a intenção de aumentar o retorno positivo. Assim, ao se basear em informações consistentes de trabalho, o gestor consegue analisar friamente as possibilidades de crescimento.

Sem contar que com esse controle fica muito mais fácil definir o valor necessário para o empréstimo e conseguir melhores condições junto aos bancos. Lembre-se também que a revisão do plano precisa ser bem específica, pois a maioria das financeiras exige avaliar o documento como forma de conhecer suas expectativas depois de assumir a dívida.

3. Analise as opções disponíveis de empréstimos para empresas

Hoje em dia, com tanta concorrência no mercado, as opções de empréstimos vão além das instituições financeiras tradicionais. Basta uma pesquisa rápida na internet para ver que esse universo está repleto de inovações e o consumidor possui cada vez mais liberdade de escolha.

Alguns aplicativos, por exemplo, oferecem taxas menores do que os bancos. Porém, você precisa ficar de olho no que mais se encaixa com o perfil de sua empresa e fazer uma análise cuidadosa considerando diferentes pontos. Veja, a seguir, dicas do que deve ser observado antes de assinar contrato:

  • examine as condições de pagamentos;
  • pense em um plano B de pagamentos caso as receitas da empresa sejam reduzidas inesperadamente;
  • determine o grau de necessidade de empréstimo;
  • esgote todas as formas de solucionar o problema antes de fazer o empréstimo;
  • procure por instituições financeiras que sejam referência no mercado.

4. Entregue a documentação

Após identificar o melhor empréstimo, chega o momento de entregar a documentação. Para aumentar as chances de reduzir juros e ganhar outras facilidades, o mais indicado é reunir o máximo de informação possível sobre o processo operacional.

Tenha em mente que instituições tradicionais são exigentes com os documentos e pedem, até mesmo, um plano de negócios feito a partir de ferramentas disponibilizadas por eles.

Tudo isso junto de várias garantias que mostrem a viabilidade do projeto. No entanto, essa é uma maneira eficiente de trazer mais segurança para ambas as partes e evitar que gestores inexperientes caiam em armadilhas por assinar contratos precipitados.

Pronto! Agora você já sabe como encontrar os melhores empréstimos para empresas. Não se esqueça que a cautela deve ser sua principal aliada durante as buscas. Só assim será possível tomar decisões coerentes com a situação do negócio sem correr o risco de entrar em uma verdadeira bola de neve de dívidas.

Gostou das informações do artigo? Então assine nossa Newsletter e fique por dentro das principais novidades sobre o assunto.

tags: Empréstimos para empresas


Comentários: