Estresse no trânsito: 5 dicas certeiras para dirigir com mais calma! - XMultas Blog

Ter um carro à disposição é sinônimo de conforto e praticidade para ir a praticamente qualquer lugar, mas não podemos negar que há pontos negativos em dirigir. Além das despesas de um veículo, todos os motoristas passam por momentos de estresse no trânsito.

O assunto é tão sério que a irritação causada pelos engarrafamentos, por exemplo, compromete a qualidade de vida de um condutor. A sensação de impotência diante da chateação também afeta o estado emocional, podendo causar ansiedade e nervosismo.

A verdade é que deixar de dirigir não é uma opção para muitas pessoas. Nesse caso, o melhor a ser feito é aprender algumas dicas para conduzir com mais calma. Continue a leitura e veja quais são!

1. Respire corretamente

Uma das primeiras dicas é também a mais simples: respire fundo. Inspirar e expirar são uma ótima forma de reduzir o estresse e manter a calma mesmo em situações adversas. Na prática, a respiração correta ajuda na oxigenação do corpo, principalmente do cérebro.

Isso faz com que os neurônios se mantenham em equilíbrio, regulando suas funções. Depois de uma boa respirada você vai notar uma sensação de bem-estar. Para intensificar o processo, experimente segurar um pouco o ar entre os movimentos de inspiração e expiração.

2. Feche os vidros do carro

Se você já ficou preso em um congestionamento na principal rodovia da cidade, por volta das 18 horas, deve ter percebido o quão caótico é o ambiente externo. São ambulantes gritando, motoristas buzinando desesperados, fumaça e poluição, sem contar o calor produzido pelos motores dos outros veículos.

Quer uma dica valiosa? Isole-se. Manter as janelas fechadas é a melhor forma de não se deixar abalar pelo ambiente estressante. Fique no conforto do seu veículo, mantenha o ar ligado e coloque uma boa música para tocar.

3. Divida o trajeto com um amigo

Já reparou que o tempo passa mais rápido quando estamos conversando com um amigo? Às vezes mal sentidos uma viagem de uma hora passar quando estamos distraídos com o bom papo. Por isso, essa é uma forma de se esquivar do estresse no trânsito.

Combine um esquema de caronas para ir ao trabalho, por exemplo. Assim, você ainda pode dividir os custos do combustível e diminuir os gastos do trajeto. Se for possível, alternar o condutor do veículo também é interessante. Afinal, sabemos que a maior parte da irritação sobra para o motorista.

4. Leve lanchinhos e bebidas

Não tem nada mais irritante do que ficar preso em um engarrafamento sentindo fome ou sede, por isso, mantenha snacks e bebidas dentro do carro. Além de alimentar, uns salgadinhos são uma ótima forma de distração para o tempo passar rápido. Quem sabe assim o humor até melhora?

5. Opte por calçados confortáveis

Se andar com calçados apertados já é irritante em um passeio no shopping, imagine no meio do congestionamento de uma grande capital em horário de pico, enquanto você está atrasado para um compromisso! Fique atento ao que calça e ao o que veste para que esses não sejam fatores para piorar ainda mais o estresse no trânsito.

Muitas vezes, nem percebemos que aquele tênis cortando o calcanhar é o motivo do nosso aborrecimento. No caso das mulheres, muitas precisam trabalhar de salto alto, então a dica é deixar um calçado confortável dentro do carro para ser usado enquanto dirige.

Sabemos que é praticamente impossível não ser afetado pelo estresse no trânsito, mas, como vimos, há maneiras de aliviar o problema. Usar calçados confortáveis, sempre levar alguns petiscos, respirar fundo e dividir o trajeto com um colega são algumas das alternativas para dirigir com mais calma. Experimente!

Conhece outras pessoas que precisam ficam mais tranquilas no trânsito? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!

tags: Estresse no trânsito


Comentários: