4 dicas certeiras para evitar multas de trânsito - XMultas Blog

Se você busca soluções para evitar multas de trânsito, certamente, é porque está em uma bola de neve de prejuízos, não é mesmo? De fato, quando os descuidos são constantes, a situação do motorista se complica tanto no bolso quanto diante da possibilidade de perder o direito de dirigir.

Mas não se preocupe! Ao conhecer bem a legislação e se autodisciplinar ao volante, em pouco tempo fica mais fácil reverter o quadro negativo. Tudo isso com base em práticas simples que ajudam a tomar melhores decisões e garantir a confiança necessária para aumentar a segurança.

Ficou interessado? Vamos mostrar 4 dicas essenciais na hora de evitar multas com eficiência. Acompanhe:

1. Evite exceder os limites de velocidade

As multas por excesso de velocidade são as mais aplicadas em todo o Brasil. Esse número tão alto acontece, na maioria dos casos, por puro descuido dos motoristas com a sinalização.

Sendo assim, saiba que cada via possui limites diferentes e a penalidade varia de acordo com o que foi ultrapassado. Por exemplo, caso você exceda a velocidade determinada em 20%, será registrado uma infração média. Entre 20% e 50%, a multa passa a ser considerada grave e acima dos 50% se torna gravíssima.

Ou seja, para evitar problemas com os órgãos de trânsito, o grande diferencial está em prestar atenção nas placas durante o trajeto. Sem contar que esse cuidado ajuda a diminuir os riscos de acidentes — já que nos pontos onde o limite é de 40 KM existe a circulação de pedestres e tráfego intenso, por exemplo.

2. Tenha atenção aos locais com estacionamento proibido

Estacionar em local proibido é uma prática frequente no trânsito. Afinal de contas, não precisa passar horas ao volante para testemunhar um motorista que brinca com a sorte alegando ser apenas uma "paradinha rápida".

No entanto, apesar de parecer inofensiva inicialmente, a multa por estacionar em local proibido pode até ser responsável por suspender a CNH. Isso acontece quando a parada inapropriada é feita na pista de rolamento no trecho com acostamento.

Por ser considerada uma infração gravíssima, após a notificação da penalidade, o direito de dirigir é anulado automaticamente — mesmo que o condutor não tenha alcançado os 20 pontos responsáveis por "estourar" a habilitação.

3. Use sempre o cinto de segurança para evitar multas de trânsito

Hoje em dia já se tornou um hábito: o motorista entra no carro e logo em seguida coloca o cinto de segurança. Entretanto, muita gente costuma deixá-lo de lado quando o trecho a ser percorrido fica no próprio bairro.

Mesmo que seja uma voltinha de cinco minutos, a fiscalização sempre pode passar justamente nesse momento e o condutor acaba com uma multa grave na conta que se multiplica pela quantidade de passageiros sem cinto dentro do carro.

Além disso, essa regra ainda vale como uma forma de tornar o trajeto mais seguro, pois o uso correto do cinto reduz em até 45% o risco de morte em acidentes segundo uma pesquisa feita pelo instituto POSFG.

4. Recorra de todas as multas que receber

Esse tópico funciona como uma espécie de dica bônus para te ajudar a evitar multas de trânsito. O primeiro passo, nesse caso, está em saber que recorrer das notificações é um direito do motorista em qualquer tipo de infração — até mesmo quando você se considera culpado.

Ao entrar com uma defesa junto aos órgãos responsáveis, as chances de receber um parecer positivo são de até 40%. Assim, contar com uma plataforma de multas e documentos faz toda a diferença por criar argumentos certeiros e personalizados em um processo que leva apenas 5 minutos.

Pronto! Agora você já sabe como evitar multas e diminuir os prejuízos no bolso. Lembre-se que manter as boas práticas ao volante e ter conhecimento auxilia nas tomadas de decisões no trânsito. A partir disso, se torna possível aumentar sua confiança como motorista com foco em preservar também a segurança.

Gostou das informações deste artigo? Então nos siga no LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram para ficar por dentro de conteúdos exclusivos.

Crédito da imagem: Pedro França/Agência Senado

tags: Evitar multas de trânsito


Comentários: