4 dicas para fidelização de clientes que você precisa aplicar agora mesmo na sua empresa! - XMultas Blog

O que te preocupa mais, atrair novos consumidores ou manter os que já conquistou? Embora seja bom estar sempre em expansão, a fidelização de clientes é mais relevante do que sua quantidade. Um cliente que volta é também o que ajuda a estabelecer a qualidade da sua marca.

Para Philip Kotler, considerado o principal nome do marketing moderno, a satisfação do consumidor é o segredo para a fidelização. Para isso, é preciso oferecer mais valor ao cliente do que ele espera. E isso não tem a ver necessariamente com orçamento.

Ficou interessado? Entenda melhor a seguir, com nossas 4 dicas sobre como fidelizar seu consumidor!

1. Encante o cliente do início ao fim do atendimento

Pense sempre em ofertar seu produto ou serviço de um jeito que surpreenda positivamente. O contato inicial deve servir como ponto de partida para saber como satisfazer o cliente além de sua necessidade. Isso não significa tentar oferecer mais do que ele quer, mas sim dedicar um cuidado extra no cumprimento dessa necessidade.

Para fazer isso, é importante que a equipe comercial mantenha uma linguagem que funcione com cada tipo de consumidor. Uma abordagem mais agressiva — com mais descrições e dados — costuma convencer quem tem dúvidas.

Já uma conversa menos incisiva atrai quem já se decidiu, apenas precisa de confirmação. E isso vale também para o pós venda. Deixe claro que você está à disposição mesmo após o fim da negociação. Tirar dúvidas, reforçar informações, tudo serve como encantamento.

2. Conheça o desejo do consumidor

Se você tem uma transportadora, por exemplo, imagine que seu cliente vai despachar uma caixa muito importante e urgente. Você decide então caprichar na embalagem, mandando para outro setor que demora 24 horas a mais para preparar o produto. O resultado será uma entrega super elaborada. Porém, com 1 dia de atraso.

Conhecer seu consumidor adequadamente vai te dar a noção correta de que tipo de investimento precisa fazer para mantê-lo satisfeito de acordo com seus objetivos. Afinal, de nada adianta priorizar o que não é de interesse do cliente.

3. Ofereça benefícios exclusivos

Seu cliente fiel não é apenas aquele que faz novas compras. É também o consumidor que fala bem da sua marca e funciona como uma propaganda espontânea. É o que lembra de você sempre que sua área de atuação é mencionada. E ele precisa ter essa atenção estimulada. Nesse sentido, oferecer benefícios exclusivos é uma forma de agradecimento e de estimular o engajamento.

E não precisa ser nada muito fora do orçamento. Você pode, por exemplo, oferecer lançamentos antecipados para esse consumidor. Ou ofertar cupons de desconto por meio de uma newsletter. Esse contato direto é excelente para estabelecer uma relação mais próxima.

4. Crie uma cultura interna de fidelização de clientes

Apesar de sempre ser importante atrair novos interessados, 65% das negociações advém de clientes fidelizados. A maior parte das vendas são de pessoas que já conhecem o serviço ou produto. Assim, é imprescindível que a estratégia da empresa priorize tal consumidor.

Os funcionários, equipe de vendas, SAC precisam estar devidamente preparados. Treinar os colaboradores para cativar é o que vai garantir a fidelização de clientes. Não hesite em monitorar tudo que funciona e cortar o que não dá resultados. Essas atitudes vão guiar o processo para que não erre novamente no futuro.

Conhecer seu público e saber engaja-lo é determinante para o sucesso de um negócio. O cuidado na transação, do início ao fim, é o que vai trazer a fidelização do cliente e estabelecer sua marca como referência na área.

E você, gostou deste conteúdo? Então aproveite para ler 4 dicas de marketing para empresas (pequenas e médias)! Você vai aprender ainda mais sobre como garantir que seu cliente se torne fiel à sua marca!

tags: Fidelização de clientes


Comentários: