Funcionário ocioso: saiba como resolver esse problema na empresa - XMultas Blog

Se você administra um negócio, deve saber a quantidade de desafios que precisa lidar, certo? Um deles é manter um time de colaboradores eficaz e produtivo para que a empresa funcione da melhor forma. Por mais que os gestores se esforcem, nem sempre os recursos estão otimizados — o que resulta em funcionário ocioso.

É claro que nenhum líder deseja ter profissionais distraídos ou preguiçosos, mas nem sempre, quando um colaborador fica ocioso, a culpa é dele. Se você quer entender melhor essa questão e saber como resolver o problema, continue a leitura!

Importância da otimização dos recursos 

Um dos grandes segredos para evitar um funcionário ocioso é ter harmonia para distribuir de forma estratégica todas as tarefas da empresa entre os colaboradores, respeitando seus horários, perfis e habilidades.

Adotar a estratégia de que todos são responsáveis por tudo não é a melhor maneira de fazer o trabalho render. Até porque, quando for necessário fazer um esclarecimento sobre alguma tarefa, ninguém, de fato, será responsável por ela.

Além disso, sem uma divisão nítida do trabalho, as chances da má distribuição de afazeres aumenta. Possivelmente, um funcionário fará mais do que o outro. Da mesma forma, cada um tem uma bagagem profissional diferente — e isso deve ser aproveitado em setores específicos dentro da empresa.

Possíveis erros de gerenciamento

Quando o assunto é funcionário ocioso, existem algumas justificativas possíveis para o problema. Pode ser uma falha do próprio colaborador e consegue ser identificado quando é um caso pontual, que acontece apenas com um membro da equipe por não se mostrar interessado.

Mas, quando você chega em um certo horário na empresa e nota que boa parte da equipe está parada, esperando algum serviço, o problema está no gerenciamento. Lembre-se sempre que a falta de planejamento leva ao prejuízo.

Por isso, se achar necessário, pense no remanejamento da equipe ou até mesmo em uma reestruturação do perfil da gestão com foco colaborativo.

Relevância de manter o diálogo 

Identificar uma falha nossa não é muito fácil. Por isso, mantenha um diálogo aberto e franco com os funcionários para entender seus pontos de vista e fazer possíveis alterações.

Quando um profissional sente que não mostra todo seu potencial, isso prejudica, inclusive, as suas tarefas rotineiras por causa da desmotivação. Muitas vezes, a mão de obra que você precisa já está dentro da empresa e pode ser a hora de dar novas oportunidades.

Motivos para ter uma equipe equilibrada

Para manter o crescimento de negócio e a satisfação dos funcionários, é importante saber equilibrar a equipe. Ter colaboradores sobrecarregados é tão prejudicial quanto se eles estivessem no ócio. E, geralmente, os dois casos estão interligados.

Se você é o gestor de uma transportadora, por exemplo, não deve determinar que os motoristas da frota fiquem responsáveis por questões burocráticas. Assim, evite que eles percam o dia de trabalho para resolverem a documentação dos veículos ou, até mesmo, acompanharem as multas junto aos órgãos de trânsito.

Nesse exemplo, os colaboradores são uma das forças principais do seu negócio, e tirá-los de suas funções significa perder dinheiro. A boa notícia é que já existem plataformas para controle de multas de trânsito e CNHs para administrar tudo de forma prática. Inclusive, você pode economizar mais de 30% com a burocracia veicular, no médio a longo prazo.

Como vimos, para alcançar o sucesso no seu negócio, é preciso ir muito além de só contratar pessoal. É necessário evitar funcionário ocioso, mas sempre com foco na motivação e na melhor forma de organizar a equipe.

Gostou deste artigo? Então leia no nosso post com dicas para manter todo o seu time de colaboradores mais motivado!

tags: Funcionário ocioso


Comentários: