Gestão de compras: veja 5 dicas para evitar desperdício de insumos - XMultas Blog

Um orçamento planejado minuciosamente é essencial para o sucesso de sua empresa. Afinal, quando não existe foco no desenvolvimento da gestão de compras, diversas áreas podem ficar defasadas diante da quantidade de insumos desperdiçados. 

O melhor caminho, aqui, é ter consciência de que é preciso valorizar tanto o processo de compras quanto o de vendas para aumentar os lucros de maneira sustentável. Assim, ao conhecer de perto todas as etapas do trabalho, fica mais simples investir com a calculadora nas mãos e pensar em longo prazo.

Para te ajudar a otimizar as compras, reunimos a seguir 5 dicas essenciais. Confira!

1. Mantenha um planejamento de compras

Um bom planejamento envolve muito mais do que apenas prever contas a pagar e produtos em falta na cadeia de produção. Na verdade, cabe à gestão de compras dominar todo o processo ao conhecer as demandas, os picos de vendas e as necessidades de insumos.

Além disso, na hora de tomar as decisões é importante ter atenção especial com alguns detalhes, como sazonalidade. Isso porque se a empresa souber antecipar uma alta de preços em determinado item, por exemplo, será possível adquiri-lo antes de maneira estratégica e não enfrentar prejuízos.

2. Analise o volume de estoque

Estabelecer um ciclo de compras e vendas costuma ser a chave para manter o estoque adequado. E isso inclui avaliar cuidadosamente os valores de entradas e saídas. Considere, por exemplo, que você precisa ter sempre 50 toneladas de determinado insumo. 

Ao saber quanto tempo esses insumos levam para acabar, o setor terá condições de se preparar para tal aquisição e calcular os gastos necessários. Sendo assim, lembre-se que o controle minucioso do número de vendas é o primeiro passo para evitar desperdícios no estoque ao mesmo tempo em que melhora o andamento do serviço oferecido.

3. Invista em parcerias estratégicas

Considere que sua empresa precisou despachar uma quantidade mais alta de determinado produto para um comprador especial. Será que o seu fornecedor consegue entregar esse volume extra de insumo? E se tiver que esperar alguns dias para quitar a demanda, você terá tempo de respiro sem perder a venda?

Saiba que além de contratar uma empresa de boa qualidade, é indispensável estabelecer parcerias estratégicas em uma situação como essa. Isso não significa criar um vínculo de amizade, mas ter um provedor com quem se pode contar. Vale lembrar que é de interesse de ambos que aconteça o crescimento no volume de negociações, portanto, não tenha medo de explorar todas as possibilidades.

4. Compare preços na gestão de compras

Depois de conhecer bem o mercado será mais fácil compreender a proporção entre qualidade e preço. Saber quanto vale a matéria-prima e reconhecer os diferenciais que só o seu serviço pode oferecer é o caminho para encontrar os melhores fornecedores com foco em preços acessíveis. 

Outro ponto importante é considerar que cada prestador deve ter como princípio o mesmo trabalho de excelência exercido em sua empresa. No entanto, isso não significa que você deve deixar de lado as outras opções disponíveis. A indústria está em constante renovação e a gestão de compras precisa se preparar para enxergar parcerias agregadoras.

5. Negocie com os fornecedores 

Pedir desconto nunca é demais! Mesmo em contratos antigos, a verdade é que não dá para se acomodar. Especialmente nas empresas com demandas altas em que melhores condições costumam impactar todo o sistema de funcionamento. 

Ao determinar o planejamento de compras, seu orçamento para despesas terá um teto máximo. No entanto, isso não significa que economias não sejam bem-vindas. É sempre válido otimizar os custos para reinvestir e evitar gastos desnecessários.

Uma gestão de compras eficiente é capaz de transformar sua linha de produção. Com os cuidados adequados em negociações e controle de estoque, o orçamento vai render mais sem perder qualidade. Portanto, se trata de um setor que merece toda atenção.

Para garantir que você fique de olho em tudo que possa ajudar sua empresa, nos siga no LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram e receba conteúdos exclusivos.

tags: Gestão de compras


Comentários: