Luz da injeção eletrônica acesa: saiba o que significa e como agir - XMultas Blog

Fale a verdade, você conhece todos os sinais do painel do seu carro? Percebe quando tem algum problema — como a luz da injeção eletrônica acesa? Se a resposta for não, está na hora de dar mais atenção para a saúde do seu veículo, a começar por esse sistema tão importante. 

É comum que muitos motoristas não deem a devida atenção para luzes indicativas e sinais emitidos pelo automóvel. A longo prazo, por causa disso, problemas simples podem se tornar maiores.

E é sobre o que as luzes da injeção eletrônica podem estar te avisando que vamos falar neste artigo. Confira para saber como agir em cada situação! 

Entenda o que é a injeção eletrônica

O primeiro passo para entender os sinais da injeção eletrônica é encontrar seu símbolo no painel. Sem uma padronização única, seu funcionamento costuma ser representado por um desenho de motor, raio ou triângulo. Pode ser representada na cor amarela ou vermelha, dependendo do veículo.

Esse sistema foi desenvolvido como substituto do carburador. Sua função é regular a entrada de ar e combustível no motor. O que acontece é que a quantidade de gasolina, álcool, diesel ou GNV a ser utilizado pelo carro depende de oxigênio e também de pressão, temperatura e umidade. A injeção eletrônica conta com sensores que vão determinar se essas variáveis estão presentes de forma adequada para cada ação.

Na prática, é o mecanismo que determina a combinação correta para cada faixa de rotação, controlando também tempo de ignição, comando de válvulas e o andamento em marcha lenta. 

Essencial para o bom funcionamento do automóvel, a injeção pode apresentar problemas pontuais ou duradouros, com possibilidade de piora se negligenciados.

Saiba como interpretar a luz da injeção eletrônica acesa

A luz da injeção acende sempre que há ignição e então se apaga rapidamente. Isso acontece porque nesse momento há uma leitura de todo seu sistema de ação. É é perfeitamente normal. Entretanto, quando essa luz demonstra outro comportamento, é preciso ficar atento.

Veja o que pode indicar cada sinal:

  • apaga e acende: caso a luz acenda mais uma vez após dar a partida, é possível que seja um indício de que o combustível não é de boa qualidade ou de algum mal contato eventual;
  • piscando continuamente ou permanentemente acesa: indica alguma questão mais séria. Pode ser acompanhada de dificuldade ao dar a partida ou com oscilações durante a marcha lenta, com aumento no consumo de gasolina e potência reduzida.

Se a luz acender muito esporadicamente, ou apenas uma única vez durante o trajeto, há a possibilidade de um erro pontual, auto-corrigido pelo sistema.

Aprenda como agir ao perceber sinais indicativos no automóvel

Não importa se a luz está piscando ou acesa continuamente, é preciso buscar ajuda especializada. Mesmo que tenha acendido apenas algumas vezes, oficinas e concessionárias possuem equipamentos capazes de decifrar o problema. Por meio de um scanner, é possível determinar o que prejudica o sistema a ponto de manter a luz da injeção eletrônica acesa além do necessário.

Ainda que o defeito seja em uma peça pequena e barata, negligenciar um pequeno detalhe pode acarretar em algo muito mais complicado em longo prazo. A manutenção corretiva ou preventiva precisa ser prioridade.

Talvez você fique pensando que não é nada grave, já que o automóvel continua rodando. Entretanto, esse mecanismo possui um parâmetro de emergência que permite seu funcionamento mesmo com erros. É sua oportunidade de fazer o conserto antes de uma pane elétrica completa. 

E você, já sabia o significado da luz da injeção eletrônica acesa? Aproveite para compartilhar esse artigo em suas redes sociais e ajude mais gente a conhecer melhor o próprio carro!

tags: Luz da injeção eletrônica acesa


Comentários: