Maio Amarelo 2019: conheça a nova campanha que desperta os sentidos dos motoristas - XMultas Blog

A campanha do Maio Amarelo 2019 se mostra como uma pauta essencial na rotina de qualquer motorista. De fato, respirar um minuto no trânsito caótico das grandes cidades para avaliar suas próprias atitudes faz muita diferença na segurança de todos.

Mas não se preocupe! Se você nunca ouviu falar sobre esse movimento, saiba que ele está em vigor atualmente e merece bastante atenção. Afinal de contas, os órgãos responsáveis pela distribuição do conteúdo desejam promover discussões sobre os melhores meios de evitar mortes ao volante e ter uma sociedade consciente.

Quer saber mais? Vamos tirar todas as dúvidas sobre o Maio Amarelo e mostrar dicas para reduzir imprudências. Acompanhe:

O que é o Maio Amarelo 2019?

O movimento foi criado no ano de 2014 após a divulgação de um documento da ONU (Organizações das Nações Unidas) que classificou o período de 2011 a 2021 como a década ideal para colocar em prática ações conscientizadoras ao volante.

Na edição de 2019, que teve início em 29 de abril, o tema é "No trânsito, o sentido é a vida" que incentiva os motoristas a escutarem apelos de crianças. A intenção é fazer uma alusão aos cinco sentidos humanos e à percepção do que é certo ou errado nas decisões cotidianas.

Como funciona a campanha?

O foco da campanha gira em torno de reduzir o número de mortes nas vias. A partir disso, o Detran de cada cidade organiza campanhas publicitárias, ações em grupo, peças teatrais e blitzen educativas.

Não se surpreenda se você cruzar com uma representação de atores “acidentados” ou carros completamente destruídos no seu trajeto já que a abordagem está presente em vários trechos com alto risco de acidentes. Todo o procedimento é realizado em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e a Polícia Civil.

Com base no lema "Me ouça", citado no vídeo oficial do Maio Amarelo 2019, a proposta dos idealizadores é que o "apelo dos pequenos" chame a atenção de seus pais para ouvir conselhos e refletir sobre suas atitudes. Afinal de contas, quando os filhos corrigem descuidos, os adultos tendem a ficar constrangidos por decisões imprudentes.

Quais as principais causas de acidentes?

Com a correria do dia a dia, muitos motoristas acabam passando direto das ações inseridas pela campanha de conscientização. O problema, em uma situação como essa, é que os imprudentes esquecem que se arriscar nas vias não só coloca em risco a vida de passageiros e pedestres, como também a sua própria.

Ou seja, as ações do Maio Amarelo são centradas em expressões de apelos emocionais e educativos, justamente, para alertar sobre a necessidade de manter boas práticas ao volante. Conheça, a seguir, as principais causas de acidentes nas estradas brasileiras:

  • excesso de velocidade;
  • ultrapassagens indevidas;
  • dirigir sob efeito de álcool;
  • transitar sem o cinto de segurança;
  • celular ao volante.

Como evitar acidentes de trânsito e multas?

Quando se trata de prevenir acidentes de trânsito, o motorista precisa compreender que os riscos estão diretamente relacionados à recorrência de multas. Isso porque a imprudência funciona como uma verdadeira bomba relógio que mais cedo ou mais tarde vai acabar explodindo. Ou seja, as multas podem ser encaradas como um termômetro para a sua segurança ao volante.

Dessa maneira, para melhorar sua conduta e priorizar a segurança ao tomar decisões, torna-se necessário acompanhar a quantidade de infrações cometidas e os pontos registrados na CNH com a ajuda de um aplicativo especializado.

Assim, ao usar a tecnologia para lidar com a burocracia veicular, fica mais simples se livrar de hábitos nocivos nas vias. Sem contar que, com informações reunidas na palma da mão, os prejuízos financeiros são reduzidos consideravelmente pois existe a possibilidade de apresentar recursos de multas eficientes aos órgãos competentes.

Pronto! Agora você já sabe como o Maio Amarelo 2019 funciona. O mais importante é em não deixar que esse momento passe em branco. Use a reflexão sugerida pela campanha para realmente se autoconhecer como motorista e melhorar seus hábitos no trânsito.

Compreendeu a necessidade de acompanhar a situação de multas, documentos e pontos na CNH para evitar riscos ao volante? Então baixe agora mesmo o aplicativo do XMultas na App Store ou no Google Play.

tags: Maio Amarelo 2019


Comentários: