Mobilidade corporativa: o que é e como ela otimiza a sua empresa? - XMultas Blog

Você já notou como está frequente o uso de smartphones em substituição ao computador de mesa? É que, em muitos casos, acaba sendo mais prático acessar a internet na palma da mão. Essa é uma prática que também se estende ao ambiente de trabalho, como revela a mobilidade corporativa.

Esse conceito representa a possibilidade de executar diversas tarefas da empresa — como cadastrar clientes e consultar estoque — estando em qualquer lugar! Se antes era necessário contar com inúmeros HDs e máquinas no escritório, hoje uma empresa pode armazenar todos os seus dados na nuvem, ou seja, em servidores externos que estão distribuídos por todo o mundo.

A verdade é que a tecnologia se tornou uma grande aliada das empresas e, no artigo de hoje, nós vamos te mostrar como. Continue conosco e entenda mais sobre a mobilidade corporativa.

Como a tecnologia auxilia as empresas?

A tecnologia, de modo geral, tem sido uma grande facilitadora de processos de diversos segmentos, seja para uma transportadora como para uma panificadora. Ela permite o armazenamento seguro de dados e métricas e também o desenvolvimento de sistemas internos e plataformas de acompanhamento em tempo real das atividades internas.

O acesso remoto que a internet possibilita aos bancos de dados, por sua vez, também se mostra muito vantajoso para a produtividade do negócio. E tem se tornado uma tendência, conforme confirma a pesquisa TIC-Empresa, feita para levantar informações sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos empreendimentos.

O estudo de 2010 mostra que, no ano em questão, 58% das empresas de grande porte (com mais de 250 funcionários) afirmavam possuir acesso remoto ao sistema de computadores. Já a última pesquisa, de 2017, revela que 89% das corporações contavam com o sistema.

Entender esse aumento é fácil quando levamos em conta as vantagens que a mobilidade corporativa traz, mas falaremos disso mais adiante. Agora, trataremos sobre seu conceito. Veja!

Qual o conceito de mobilidade corporativa?

À primeira vista, mobilidade corporativa pode até lembrar algo sobre o transporte dos funcionários, não é verdade? Mas, não é bem assim!

Como você pôde notar até agora, esse é um conceito que diz respeito à possibilidade das empresas armazenarem seus dados na nuvem e acessarem informações essenciais por meio de smartphones, perdendo a limitação de trabalhar em desktops. Com isso, os colaboradores têm a liberdade de acessar todo o material necessário por meio de seus celulares, tablets, de casa, na rua, no trânsito etc.

Imagine que você cuida de uma frota de caminhões, por exemplo, e está de viagem para outro país. Então, precisa checar em qual região sua equipe está fazendo entregas hoje, mas não tem como olhar o relatório que ficou em cima da sua mesa no escritório. Problemas como esses não acontecem quando tudo é consultável remotamente.

Além da mobilidade, este sistema permite uma maior integração das informações, de forma que todos os setores possam checar os mesmos dados. Como consequência, isso evita duplicações, delays ou falhas de comunicação. Antes das plataformas integradas e digitais, muito trabalho era feito desnecessariamente porque os dados não eram automatizados ou atualizados em tempo real.

É claro que todo o avanço, nesse sentido, acontece de forma gradual. Os gestores precisam implementar tais ferramentas e também qualificar a equipe para utilizá-las. Mas, atualmente, todo mundo consegue acessar ao menos o e-mail corporativo a partir do celular, não é mesmo?

Quais são seus benefícios?

Será que a mobilidade corporativa vale a pena mesmo? Essa é uma dúvida compreensível, principalmente quando lembramos que para padronizá-la na empresa é preciso modernizar as ferramentas, contratar os serviços de uma equipe de Tecnologia da Informação etc. Mas, ainda assim, a resposta é: sim, o processo compensa.

Embora exija um investimento, a opção de acesso remoto a todos os sistemas traz uma série de vantagens para o seu negócio, que faz com que ele, inclusive, se destaque diante da concorrência. Confira alguns benefícios abaixo:

Redução de custos

Imagine todos os gastos que um escritório gera ao funcionar, no mínimo, nos dias úteis e em horário comercial. São despesas com aluguel, água, eletricidade, equipamentos e ferramentas, internet… e essas são apenas as mais básicas.

Se formos contabilizar todos os custos, ainda podemos considerar a enorme quantidade de papel que precisa ser comprada, cartuchos, gastos com serviço de suporte de computadores, entre outros.

A questão é que quando a estação de trabalho dos seus colaboradores deixa de ser fixa e se torna qualquer lugar, esses gastos são extintos.

Aumento da segurança

Os documentos de uma empresa são seu verdadeiro patrimônio, já que muitas informações são confidenciais e essenciais para a realização dos trabalhos. Se antes tais arquivos ficavam armazenados em computadores, vulneráveis a panes técnicas, agora devem estar armazenados na nuvem para que todos tenham acesso, de forma confiável.

As chances de perder algum arquivo armazenado dessa forma é quase zero, já que a nuvem distribui uma cópia do mesmo para diversos servidores do mundo. Ainda assim, é recomendável adotar algumas medidas para aumentar a segurança.

Uma opção, por exemplo, é implementar um modelo de criptografia para evitar invasões a partir da conexão com redes não-confiáveis. É interessante também educar seus funcionários para que não cliquem em links duvidosos nas redes sociais ou entrem em sites inseguros.

Maior agilidade

A mobilidade corporativa também é capaz de otimizar os processos. Isso porque todo o desenvolvimento da equipe pode ser acompanhado em tempo real por meio de cronogramas compartilhados e atualizados.

Além disso, a produtividade e comprometimento dos colaboradores também aumentam, já que a maioria dos funcionários aprecia a ideia de poder trabalhar de uma forma mais flexibilizada.

Mais vantagens

Na verdade, a mobilidade corporativa não apresenta apenas esses benefícios. Do ponto de vista da cultura empresarial, esse modelo pode ser o passo inicial para que os gestores adotem diversas outras tecnologias úteis em seus processos de trabalho.

É importante lembrar que estar atualizado e disposto a se modernizar é essencial para manter o negócio competitivo. Nesse sentido, existem diversas plataformas no mercado que solucionam problemas de todos os tipos.

No caso de uma transportadora, por exemplo, em que é necessário ter total controle sobre os veículos da frota, bem como seus custos, é interessante contar com uma ferramenta de monitoramento de multas e documentações.

Um sistema como esse oferece diversas vantagens, como 30% de economia com multas de trânsito, 70% menos tempo gasto com burocracias, aumentar mais de 40% a segurança no trânsito. Isso, sem contar que, de forma automatizada, todo acompanhamento se torna muito seguro.

Viu como é importante fazer da tecnologia uma aliada no mundo dos negócios? Otimizar e automatizar processos é sempre uma boa pedida para o crescimento de um negócio. Nesse sentido, a mobilidade corporativa é essencial, já que possibilita o trabalho e monitoramento remoto e ainda traz diversas vantagens para empresa, como maior segurança e produtividade.

Gostou da ideia de otimizar sua empresa? Então, que tal começar pela frota? Escolha um plano XMultas e garanta maior controle de documentações e infrações!

tags: mobilidade-corporativa


Comentários: