Como uma plataforma de monitoramento de multas e pontuação de condutores ajuda a sua empresa? - XMultas Blog

Só quem lidera uma empresa com frota comercial conhece a importância de otimizar a gestão da burocracia. Afinal, existem diversas tarefas e gastos relacionados aos veículos que, quando negligenciados, podem comprometer os lucros e a produtividade do negócio.

Mas, calma! O investimento em uma plataforma de monitoramento de multas e documentos faz toda a diferença no crescimento sustentável da sua empresa.

Neste texto, vamos mostrar como você economiza com as questões burocráticas e ganha eficiência operacional no dia a dia. Quer saber mais? Então siga com a leitura para conhecer as vantagens de contratar um sistema dinâmico de gerenciamento de infrações e documentos!

Economize com multas

Pode até não ser evidente à primeira vista, mas os gastos com infrações de trânsito representam um grande prejuízo em sua empresa. Acontece que, sem um monitoramento adequado, o acúmulo de débitos se torna uma verdadeira bola de neve em pouco tempo.

O grande problema é que a maioria dos pagamentos frequentes são realizados sem um olhar estratégico junto ao planejamento. Ou seja, sem analisar as possibilidades de reduzir as falhas dos motoristas ou até mesmo abrir recursos contra as infrações.

No entanto, você sabia que a tecnologia de gestão contribui para a economia de gastos com violações de trânsito que pode chegar a 30%? Tudo isso por que você consegue:

  • acompanhar as infrações antes que as notificações cheguem — e se programar para tomar as medidas cabíveis com eficiência;
  • diminuir o pagamento de juros — você acompanha de perto os prazos para pagamento das multas;
  • economizar com Multas NIC — aprofundaremos no próximo tópico.

Além disso, você terá a inteligência artificial como aliada no preenchimento de recursos e conseguirá identificar as multas mais frequentes para tomar medidas corretivas.

Evite a Multa NIC

A Multa NIC (multa por não indicação do condutor) é um verdadeiro transtorno nas frotas comerciais. Isso porque ela tem um fator multiplicador que pode tornar a gestão de multas insustentável para o fluxo de caixa.

Como agravante, é difícil responsabilizar o motorista infrator em uma frota com alta rotatividade de colaboradores — tanto no quadro de funcionários quanto para os casos em que um mesmo veículo costuma ser guiado por diversos condutores.

A boa notícia é que o monitoramento das multas entrega informações dinâmicas para verificar quem era o motorista no momento exato da infração. Além disso, o painel ajuda a preencher o formulário de indicação de condutores e você se livra desse prejuízo para a empresa.

Gaste menos tempo com burocracia

Dê uma boa olhada em sua agenda de trabalho dos últimos meses. Agora, reflita, quantos projetos ficaram pelo meio do caminho após surgir a necessidade de lidar com questões burocráticas emergenciais? O alto número de pendências é uma dificuldade recorrente, já que impede o crescimento interno da empresa por tomar muito tempo dos gestores.

Ao optar por monitorar multas e documentos online, as obrigações diante dos órgãos de trânsito se tornam um problema a menos nas tarefas diárias. O sistema dinâmico de gestão permite também uma redução de tempo de até 70% com questões administrativas dos veículos da frota.

Outro ponto importante é que você não precisa consultar vários órgãos de trânsito para ter informações detalhadas. Os dados são centralizados no painel e basta uma simples checagem para verificar as possíveis penalidades em todas as instituições.

Aumente a segurança

Qualquer líder empresarial consciente do papel de sua empresa no mercado sabe da importância de priorizar a segurança. Quando se trata de motoristas com veículos corporativos, então, a questão se mostra ainda mais rigorosa.

Isso porque qualquer tipo de descuido dos colaboradores no trânsito pode ocasionar diversos danos  à imagem do serviço oferecido diante dos clientes. Ou seja, investir em medidas preventivas é o ponto-chave para ganhar credibilidade em longo prazo.

Nessa situação, você pode avaliar as infrações mais cometidas pelos membros da frota com a intenção de criar políticas internas focadas em conscientização. O aumento da segurança — por meio de medidas educativas — pode chegar a mais de 40%.

Ganhe eficiência operacional com monitoramento de multas e documentos

O acompanhamento das informações veiculares de uma frota comercial é uma das diversas preocupações do gestor. Sem uma base de dados para análise, fica praticamente impossível entender os pontos que podem ser melhorados.

Para ajudar nessa tarefa, a plataforma de monitoramento apresenta indicadores de trânsito capazes de otimizar o desempenho operacional. O destaque do serviço tecnológico fica por conta da formação de um ranking das infrações mais cometidas a cada mês. Diante disso, você consegue mensurar o excesso de gastos com multas recorrentes e os vícios comportamentais dos motoristas.

Com os dados em mãos, se torna mais fácil tomar medidas corretivas. Além disso, esse tipo de diagnóstico auxilia no cumprimento dos prazos, reduz a incidência de multas e pode ser decisivo na prevenção de acidentes com vítimas.

Controle as CNHs e documentos 

Os documentos dos colaboradores e dos veículos corporativos precisam ficar em dia para que o serviço seja realizado com qualidade. Qualquer tipo de esquecimento, especialmente em renovações, pode trazer diversos prejuízos para a empresa.

Saiba que ser flagrado dirigindo com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida gera multa gravíssima, com a soma de sete pontos no histórico do motorista.

A solução, nesse caso, é ter todos os prazos da documentação veicular na palma da mão. O acesso imediato aos dados no painel da plataforma permite o controle do status das CNHs, dos prazos de licenciamento dos carros, do IPVA e da data limite para apresentar defesas diante dos órgãos de trânsito.

Todas as informações necessárias na hora de consultar a situação de sua frota ficam registradas no sistema com a intenção de agilizar o procedimento e evitar que os automóveis fiquem sem circular por pendências administrativas. A partir de um calendário único, você supervisiona os valores em aberto e gerencia os recursos contra multas.

Agora você já conhece as vantagens de contratar uma plataforma de monitoramento de multas e documentos. O investimento se mostra efetivo ao reduzir gastos desnecessários em todas as áreas. Somente assim, será possível crescer internamente com base em um sistema confiável que aumenta a segurança e conscientiza os colaboradores sobre a importância dos valores internos.

Gostou das informações deste artigo? Então leia o nosso texto que mostra porque a plataforma de monitoramento do XMultas funciona e traz benefícios para a sua empresa!

tags: Monitoramento de multas e documentos


Comentários: