Motivação no trabalho: 7 dicas para incentivar os colaboradores - XMultas Blog

A falta de motivação no trabalho traz diversas preocupações ao gestor de uma empresa. Afinal, um funcionário que não veste a camisa pode prejudicar o crescimento dos resultados em longo prazo. Mas não se preocupe! Com uma visão mais humanizada dos problemas e mudanças de hábitos, se torna simples reverter esse quadro.

O mais importante é compreender que a rotina pode ser estressante e as coisas nem sempre acontecem como esperado. Nesse momento, o papel do líder faz toda a diferença para renovar as energias com uma postura baseada em confiança.

Quer saber mais? Vamos mostrar 7 dicas essenciais que geram um impacto imediato no desempenho interno. Acompanhe:

1. Escute seus colaboradores

Uma equipe que trabalha sem liberdade de diálogo tende a sofrer uma série de problemas no dia a dia. Isso acontece pela falta de estímulo aos funcionários que se sentem pressionados o tempo todo na entrega de resultados.

A melhor maneira de conduzir essa situação de forma positiva é adotar um perfil de liderança com a intenção de melhorar a comunicação interna. Escute seus colaboradores e mostre a direção que precisa ser seguida. Mesmo que sua agenda esteja cheia, esse tipo de cuidado reforça a sensação de coletividade

Porém, se torna indispensável encontrar soluções, na medida do possível, para os problemas apresentados. Caso contrário, eles podem desistir de buscar por melhorias na empresa.

2. Invista em segurança 

Enfrentar situações de risco no trabalho deixa qualquer pessoa desmotivada, não é mesmo? Se um motorista prestador de serviços identifica falhas na manutenção do carro, por exemplo, o percurso será realizado em menos tempo pela falta de confiança ao volante.

Nenhuma empresa deseja ver sua imagem prejudicada por um acidente que poderia ser evitado apenas com um monitoramento cuidadoso. Sendo assim, a segurança dos funcionários deve ser o primeiro item da sua lista de prioridades. Qualquer tipo de economia nessa área pode custar muito mais caro no futuro.

Ao oferecer uma estrutura adequada aos colaboradores, os resultados positivos costumam chegar em pouco tempo. Além disso, as melhorias impactam diretamente o relacionamento com os gestores e reforçam o espírito de coletividade.

3. Ofereça treinamentos 

Por mais que você contrate funcionários com experiência no mercado, nenhum deles vai compreender os valores de sua empresa sem passar por um treinamento. Diante desse processo, os colaboradores mostram em qual área se encaixam melhor e podem aprender novas habilidades.

Monte uma programação que esclareça o conceito do serviço oferecido, as regras internas e os resultados esperados. O grande diferencial está em abordá-los com uma linguagem simples que abre oportunidade para uma comunicação saudável. Ao se sentir integrado ao ambiente corporativo, automaticamente o colaborador se torna mais engajado com a proposta do negócio.

4. Crie possibilidades de crescimento

Manter os colabores que já se mostraram eficientes e adaptados às mudanças sempre nos mesmos cargos gera um alto nível de insatisfação. Certamente, ninguém deseja passar toda a sua trajetória corporativa desempenhando uma função imóvel. A evolução dos funcionários merece ser recompensada dentro das expectativas da empresa.

Os benefícios dessa prática são significativos para ambas as partes. Os gestores ganham com um profissional que conhece bem o funcionamento do negócio e desempenha suas tarefas com excelência. Já os membros da equipe enxergam a oportunidade de desenvolver um plano de carreira no mercado de trabalho.

5. Prepare um programa de premiação

Quando as coisas não acontecem conforme o esperado, a primeira atitude é sempre procurar por um culpado. Já pensou em mudar esse cenário, justamente, premiando os colaboradores com os melhores resultados? Reconhecer os esforços de sua equipe se mostra uma maneira bastante eficiente de encorajá-los a crescer ainda mais.

O primeiro passo é perder o hábito de apresentar feedback apenas quando algo está errado. Elogie sempre que possível e mostre como seu desempenho é peça fundamental no resultado final. Um programa de premiação pode ser o toque que faltava para inspirar no momento de bater as metas. Veja algumas sugestões de recompensas:

  • brindes personalizados,

  • viagens

  • day-off,

  • bônus no salário

  • aparelhos eletrônicos;

  • descontos em sites de vendas.

6. Seja exemplo em momentos difíceis 

Um gestor que não consegue manter a calma em situações de crise deixa os funcionários desanimados. Claro que todos se preocupam com os problemas, porém, se desesperar sem necessidade só torna o momento mais difícil.

Quando um líder respira fundo e se concentra em encontrar soluções, os colabores se sentem inspirados de diversas maneiras. Considere que passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho. Dessa forma, manter a positividade diante dos imprevistos é um fator fundamental para criar um clima amistoso no ambiente corporativo.

Os seres humanos possuem uma grande tendência a enxergar apenas coisas negativas. Não deixe que essa visão tome conta de sua equipe. Seja um exemplo de autocontrole com a intenção de conquistar as metas driblando os obstáculos.

7. Delegue funções e aumente a motivação no trabalho

Apresentar uma postura centralizadora na gestão da empresa abala a autoconfiança da equipe. Esse modelo de liderança pode até ter feito sucesso no passado. Hoje em dia, serve apenas para retardar as possibilidades de crescimento. A realização pessoal é um dos principais pontos motivacionais no trabalho. Por este motivo, evite terminar as demandas que são dos colaboradores.

Recrute apenas candidatos em que você confie e deixe que as tarefas sejam realizadas conforme a capacitação de cada um. Mesmo que aconteçam erros durante o caminho, um profissional especializado deve se sentir como uma importante peça na construção do serviço oferecido ao público.

Outra questão que mostra diretamente a importância de delegar funções é permitir que pequenas decisões aconteçam sem a sua presença. Nenhum gestor, por mais competente que seja, tem tempo de resolver todos os detalhes. Então, ofereça carta branca para a equipe pensar de forma estratégica nos procedimentos cotidianos.

Pronto! Agora você já sabe como melhorar a motivação no trabalho. Siga essas dicas e encontre o que mais se encaixa com o perfil de sua equipe. Lembre-se que funcionários valorizados são fundamentais no processo de crescimento do negócio. Além disso, a construção de um relacionamento de confiança reduz, consideravelmente, as chances de perdê-los para concorrência. Gostou das informações deste artigo? Então curta nossa página no Facebook e nos siga no LinkedIn para ficar por dentro de conteúdos exclusivos.

tags: motivação no trabalho


Comentários: