Multa por jogar lixo na rua: prejuízo no caixa e na imagem da empresa - XMultas Blog

A multa por jogar lixo na rua costuma ser uma infração pouco conhecida pelos motoristas. Afinal, todo mundo já presenciou objetos sendo descartados nas vias sem a menor preocupação. Esse tipo de atitude se torna ainda mais grave quando o condutor está a serviço de uma empresa.

Além dos prejuízos financeiros, a falta de educação no trânsito representa uma série de perigos. E não para por aí! A imagem do seu negócio também pode ficar abalada no mercado por atitudes negativas dos colaboradores. Dentro desse contexto, a melhor solução é compreender as regras da penalidade e investir em conscientização.

Quer saber mais? Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a multa por sujar a via e ajudar no processo educacional dos colaboradores. Acompanhe:

Qual o tipo de infração?

O simples ato de jogar lixo pela janela do carro resulta em infração de grau médio. De acordo com o artigo 172 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor cobrado é de R$ 130,16 junto com a soma de 4 pontos na carteira de motorista. Dependo do volume dos objetos descartados, a situação se torna ainda mais grave!

O condutor pode ser denunciado por crime ambiental com aplicação de punição judicial. A regra vale também para aqueles que transformam a estrada em local de descarte de entulho. Nesse caso, a fiscalização regular da via registra o flagrante e interpreta em qual penalidade se encaixa a ação.

Quais os riscos para o trânsito?

Dirigir com segurança é uma atividade dinâmica que depende também do comportamento dos outros motoristas. Por exemplo, quando o carro da frente faz uma manobra inesperada, o resultado é uma colisão que poderia ser facilmente evitada. Jogar lixo na via representa, exatamente, essa falta de preocupação com as regras de trânsito.

Caso o objeto atirado alcance um motociclista, ele tende a perder o equilíbrio e corre o risco de ser atropelado em uma estrada. As sacolas plásticas representam outro problema recorrente. Por se movimentarem de forma rápida costumam tirar a atenção dos condutores ao grudar no para-brisa.

Sabe aquelas bitucas de cigarros que encontramos no chão das ruas com frequência? Por menor que ela seja, se a ponta ainda estiver acesa ao ser jogada do veículo pode iniciar um incêndio de grandes proporções.

Já os objetos de metais representam riscos ainda mais assustadores. Quando arremessados por um caminhão ou um carro em alta velocidade, possuem a mesma força de uma bala de revólver. Ao refletir sobre tudo isso, fica fácil compreender que a preocupação vai muito além do preço cobrado pela infração. Algumas mudanças simples na rotina fazem toda a diferença no trânsito.

Como esse hábito afeta o meio ambiente? 

Engana-se quem pensa que jogar lixo na rua compromete apenas a segurança dos motoristas e pedestres. O hábito afeta também o meio ambiente de forma direta. No topo da lista dos objetos mais descartados nas vias estão às cascas de frutas que levam até 12 meses para se decompor completamente.

As latas de alumínio, como as de refrigerante, trazem danos maiores por levar 400 anos até desaparecer da natureza. Os animais são atraídos por restos de comida deixados nas estradas. Com isso, a movimentação inesperada pode tirar a atenção dos condutores e causar uma série de acidentes.

Em alguns lugares, como no Estado de São Paulo, o processo de limpeza exige uma logística com muitos funcionários. A equipe é composta por diversos profissionais que percorrem as rodovias com o intuito de coletar os resíduos e transportá-los até o depósito adequado. Todo o trabalho funciona a partir do dinheiro cobrado em pedágios e é fiscalizado pela Agência de Transporte do Estado.

Por que prejudica a imagem da empresa? 

Quando um colaborador está a serviço, todas as suas atitudes refletem na imagem da empresa. Além de demonstrar falta de educação, jogar lixo na rua destaca a desatenção dos gestores com o comportamento dos motoristas. Ou seja, a desorganização interna se torna evidente aos olhos de potenciais clientes.

Imagine só presenciar um profissional de uma marca renomada falando ao celular enquanto dirige. A sensação que passa é de descaso com a segurança de todos, não é mesmo? Sendo assim, de nada adianta disponibilizar produtos de qualidade ao mercado se algumas atitudes individuais impedem que o negócio se posicione como uma referência no segmento.

Como educar seus colaboradores? 

Funcionários que apresentam um comportamento inapropriado são uma verdadeira bomba relógio. A qualquer momento podem causar um acidente ou gastos desnecessários por um simples descuido. Tendo isso em mente, a educação da equipe se mostra como o principal método para reverter esse quadro em longo prazo.

Crie um trabalho de conscientização com orientações diretas sobre os riscos de sujar as vias, as melhores maneiras de evitar multas e as práticas de direção segura. Os resultados positivos surgem em pouco tempo após a execução de uma estratégia focada no desempenho dos condutores no trânsito.

Posso recorrer de uma multa por jogar lixo na rua?

O direito de defesa do infrator está previsto no CTB e pode evitar que as penalidades sejam aplicadas. Mesmo que a multa chegue ao destinatário com o registro fotográfico do ato, o condutor consegue apresentar o recurso logo após a emissão da notificação.

Para isso, é muito importante preencher o formulário e ter atenção com o prazo estipulado para o envio da ação ao órgão de trânsito. A primeira etapa do processo se chama defesa prévia.

Caso o motorista receba um parecer negativo inicialmente, ainda têm outras duas chances de recorrer. Os efeitos administrativos de primeira e segunda instância permitem converter a infração em advertência por se tratar de uma violação considerada média. Portanto, é importante exercer o seu direito de defesa, sempre!

Agora você já conhece os prejuízos da multa por jogar lixo na rua. Ao pensar no reflexo que essa atitude representa na imagem de sua empresa, a orientação correta aos motoristas se torna uma das prioridades da política interna. Construa argumentos eficientes com a intenção de mostrar que segurança e educação devem andar lado a lado durante a realização do trabalho.

Gostou das informações deste artigo? Então compartilhe nas redes sociais para que seus amigos conheçam as consequências dessa infração.

tags: multa por jogar lixo na rua


Comentários: