Multa por sinal vermelho na frota: saiba quando ela é indevida e como recorrer - XMultas Blog

A multa por sinal vermelho é uma situação frequente em frotas comerciais. Afinal, com os prazos apertados do dia a dia e o tráfego intenso, os motoristas evitam perder qualquer minuto ao volante. O grande problema está nos riscos que essa conduta gera ao sistema financeiro da empresa e à segurança de todos.

Mesmo que não seja uma violação de efeito suspensivo automático, avançar o semáforo indevidamente abre brecha para uma série de discussões. Com isso, torna-se essencial conhecer a fundo as regras do órgão de trânsito e orientar corretamente seus colaboradores durante a realização do trabalho.

Quer saber mais? Vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar como recorrer desse tipo de penalidade. Acompanhe:

Como funciona a multa por sinal vermelho?

Esse tipo infração é considerada gravíssima com a soma de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O principal objetivo da regra está em controlar os cruzamentos e evitar acidentes com pedestres. Dentro desse contexto, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também considera violação não respeitar as sinalizações de parada obrigatória.

O valor da multa é de R$ 293,47, porém, se o ato resultar em lesão corporal ou acidente com morte, o processo se transforma em questão criminal. Quando o condutor avança o sinal vermelho, o registro da penalidade costuma ser feito por monitoramento eletrônico ou agentes de fiscalização.

Sendo assim, os mais apressados ao volante precisam redobrar o cuidado ao passar no semáforo amarelo, já que bastam alguns segundos para que o radar automático capture uma imagem do carro durante a mudança de cor.

O que é o Projeto de Lei 8.329/2017?

Em muitas situações, o motorista avança o sinal vermelho por medo de um local deserto na madrugada. Essa atitude causa bastante polêmica em torno das regras de trânsito pelo alto risco de sofrer um assalto. No entanto, a legislação atual não vê diferenças entre os horários que a violação foi cometida.

O que pode acontecer é a interpretação favorável do juiz responsável pelo processo que compreende o perigo eminente enfrentado pelo condutor. Diante disso, o Projeto de Lei 8.329/2017 propõe uma averiguação minuciosa nas multas por sinal vermelho em horários perigosos — a partir das 22h30.

Quais são as consequências da infração?

O desrespeito aos sinais de parada representa diversos riscos à integridade do motorista e a todos ao seu redor. Mesmo com o aumento da fiscalização, acidentes fatais são causados por esse tipo de violação. E não para por aí! Além das questões de segurança e dos prejuízos financeiros, a imagem da frota também pode ficar seriamente comprometida.

Imagine só um colaborador se envolver em um atropelamento por um simples descuido no sinal vermelho. Certamente, seus clientes e a sociedade passariam a enxergar o serviço oferecido com outros olhos diante de tamanha irresponsabilidade. Por isso, investir em um trabalho de conscientização faz muita diferença na redução de gastos e na conduta do profissional.

É possível recorrer de uma multa por avanço de sinal?

Como em todo caso de multa de trânsito, o infrator possui direito de defesa ainda que existam imagens da violação. São três recursos administrativos cabíveis para reverter à penalidade por avanço de sinal vermelho. O primeiro é a defesa prévia em que são mensurados os erros visíveis na notificação recebida pelo condutor.

O grande segredo está em criar o recurso com a ajuda de uma plataforma digital. Ao escolher os argumentos certos, as chances de anular a penalidade são de 40%. Outra vantagem está na possibilidade de preparar a defesa com praticidade e segurança em apenas 5 minutos. Com base em inteligência artificial, você recebe informações atualizadas para um embasamento técnico que dispensa despachantes ou advogados.

Agora você já conhece a multa por sinal vermelho. O mais importante é conscientizar os motoristas sobre suas responsabilidades no trânsito. Mesmo que existam prazos a cumprir, a segurança deve ser prioridade em todas as áreas. Assim, se torna mais simples reduzir gastos com penalidades indevidas e focar na qualidade do serviço oferecido.

Gostou das informações deste artigo? Então faça um recurso online personalizado com agilidade para aumentar suas chances de receber um retorno positivo.

tags: multa sinal vermelho


Comentários: