O que é CND e como ela interfere nas transações da sua empresa? - XMultas Blog

Apresentar um histórico confiável é essencial para uma empresa se posicionar no mercado. Dessa maneira, saber o que é CND faz toda a diferença na hora de conseguir boas oportunidades de negociações e preservar a imagem positiva.

Isso porque essa certidão funciona como uma forma de comprovar que seu negócio faz o pagamento em dia de taxas com órgãos públicos. Ou seja, se você tem qualquer dúvida sobre o assunto pode acabar sendo impedido de atuar em licitações ou outros procedimentos que exijam uma organização impecável das contas. 

Quer saber mais? Vamos mostrar como a CND funciona e os principais impactos em seu negócio. Acompanhe:

Entenda o que é CND

A CND é uma sigla para Certidão Negativa de Débitos. Na prática, é um documento emitido por diferentes organizações e indica que não há débitos ou pendências até a data da emissão. Seu principal objetivo envolve mostrar a boa fé das empresas na hora de efetuar pagamentos de taxas com os órgãos públicos. 

Porém, a partir desse tipo de detalhamento também fica mais simples identificar pendências que possam existir sem o conhecimento do negócio para ajustá-las o mais rápido possível. Imagine só que você embarcou uma carga que tinha um peso além do permitido. Uma multa será emitida no CNPJ da empresa.

Agora imagine que, por algum motivo qualquer, ninguém tenha ficado sabendo dessa infração. Apesar de não ser por má-fé, o débito fica registrado automaticamente em um órgão público e chega ao conhecimento dos gestores pelo documento. Além disso, a CND serve como um guia de confiabilidade em transações comerciais, pedidos de licitação ou financiamento em bancos. 

Veja quais são os tipos de CND

Convém dizer, porém, que não existe uma única Certidão Negativa de Débitos que funcione para toda as situações. O detalhamento do documento varia conforme o objetivo da emissão. 

Veja quais são os principais formatos:

  • Certidão Negativa de Falência e Concordata: comprova que a empresa não está em processo de falência ou concordata. É exigido para participações em licitações;
  • Certidão Negativa da Justiça Federal: indica que o empreendimento não responde a processos criminais;
  • Certidão Negativa de Protesto: aponta que não estão registradas dívidas no cartório de protesto;
  • Certidão Negativa de Execuções Fiscais: mostra que não existem dívidas tributárias em aberto com órgãos municipais e estaduais por 10 ou 20 anos.

Além disso, existe a CND para indicar ausência de processos trabalhistas, a possibilidade de negociação de um imóvel e a não identificação de irregularidades previdenciárias.

Saiba como obter a CND

Obter uma Certidão Negativa de Débitos é um processo relativamente simples. A maior parte dessa documentação pode ser feita por meio do site oficial dos órgãos públicos. Em alguns municípios, a emissão só é permitida presencialmente. 

É importante ter em mente também que essas certidões possuem prazo de validade. Logo, precisam ser atualizadas regularmente para não prejudicar o negócio. Uma empresa que trabalha com transporte logístico, por exemplo, deve ficar atenta para não deixar passar multas regulatórias. Do contrário, diferentes tipos de negociações podem ser prejudicadas.

Em resumo, saber o que é CND e manter a documentação em dia é essencial para o sucesso de qualquer transação. Seja para participar de uma licitação ou iniciar uma nova parceria, o atestado de boa fé nos pagamentos conta muitos pontos na hora de desbancar os concorrentes. 

Compreendeu a importância de manter sua empresa com cadastro positivo? Então leia também sobre 4 multas logísticas que podem comprometer o CNPJ da empresa.

tags: O que é CND


Comentários: