Entenda o que é DSV e suas funções no sistema viário de São Paulo - XMultas Blog

Se você já se perguntou o que é DSV, saiba que esse tipo de dúvida é recorrente entre os motoristas. De fato, apesar do órgão ser responsável pela maioria das operações de trânsito em São Paulo, pouca gente consegue explicar suas funções e reage com surpresa quando percebe a sigla na notificação de multa.

Mas, não se preocupe! Em uma situação como essa, o conhecimento se torna seu principal aliado na hora de evitar débitos desnecessários. Além disso, pesquisar sobre o assunto detalhadamente ainda aumenta as chances de conseguir um parecer positivo ao se defender de infrações.

Quer saber mais? Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre DSV. Acompanhe:

O que é DSV?

A sigla representa o “Departamento de Operações do Sistema Viário”, que é o órgão federal responsável pelo trânsito na cidade de São Paulo. Por ter uma série de competências, torna-se muito importante que o motorista fique bem informado para saber quando procurar o serviço.

Além de elaborar sugestões frequentes de melhorias, o DSV também cuida de medidas de segurança e atua no processo de liberação de documentos. Por exemplo, as vias públicas só podem receber obras depois de passarem por uma vistoria e conseguir o termo de permissão oficial.

Sem contar que, quando você é autuado em uma infração ao volante, o responsável por receber o recurso de defesa é, justamente, o DSV.

Quais são as divisões?

Como o órgão realiza um trabalho amplo que abrange desde multas até avaliações de equipamentos urbanos, suas divisões são uma forma de direcionar o atendimento e facilitar o acesso de todos aos principais serviços. Veja a seguir o nome de cada departamento:

  • Autorização (DAUT);
  • Transportes de Carga (DTC);
  • Certidões (DCERT);
  • Suporte à Fiscalização do Trânsito (DSUP).

Quais as principais funções?

Na prática, o DSV regulamenta o sistema viário da cidade de São Paulo em todos os seus níveis. Cada departamento cuida de temas específicos para garantir a segurança no trânsito, as boas condições das vias e emitir pareceres sobre projetos futuros.

Tudo com o objetivo de manter o funcionamento do tráfego de maneira dinâmica. Conheça abaixo outras competências do DSV:

  • fiscalização do contrato com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego);
  • criação de projetos de edificações;
  • gestão de equipamentos eletrônicos de fiscalização;
  • avaliação do processo de autuações de trânsito;
  • análise dos recursos de defesa e os prazos de indicação do condutor;
  • concessão de autorizações especiais, como em casos de estacionamento para idosos e transporte de produtos perigosos.

Como funciona o DSV digital?

Por receber um grande número de pessoas diariamente, resolver questões veiculares no DSV costuma ser demorado e burocrático. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo (SMT) desenvolveu uma ferramenta de atendimento digital como uma solução para agilizar o trabalho.

Com isso, os condutores podem acompanhar as informações das solicitações a partir de um atendimento eficiente que prioriza a segurança dos dados. Acompanhe a lista de serviços disponíveis no canal:

  • defesa de autuação;
  • indicação de condutores;
  • 2ª via de Notificações de Autuação;
  • 2ª Via de Auto de Infração de Trânsito - AIT.

Recurso de multa

Quem dirige em uma cidade como São Paulo sabe que as boas práticas ao volante dependem também dos outros motoristas e dos pedestres. Diante disso, mesmo tomando cuidado, às vezes algum descuido acontece e o condutor acaba por violar uma regra da legislação de trânsito.

Saiba que não importa qual seja a infração cometida, o condutor sempre tem o direito de recorrer assegurado por lei — até mesmo nas situações em que se considera culpado.

Por este motivo, a melhor maneira de aumentar as chances de receber um retorno positivo é contar com a ajuda de uma plataforma online de multas e documentos que cria defesas personalizadas e seguras em apenas 3 passos.

Agora você já sabe o que é DSV e suas principais funções. Lembre-se que ficar bem informado faz muita diferença ao ser notificado sobre uma infração ou em qualquer outro tipo de pendência veicular. Afinal, com conhecimento na área se mostra simples evitar prejuízos tanto ao seu bolso quanto nos pontos da CNH.

Gostou das informações deste artigo? Então assine nossa Newsletter e fique por dentro de outros conteúdos exclusivos!

tags: O que é DSV, São Paulo


Comentários: