Pane elétrica: saiba quais são as principais causas e o que fazer se o carro parar de repente! - XMultas Blog

Não há nada pior do que o carro parar de repente e te deixar na mão, não é mesmo? A pane elétrica é um dos problemas mais comuns em veículos sem manutenção adequada. A boa notícia é que é fácil prevenir.

Embora o motivo de uma pane possa variar, tudo passa pela bateria e pelo alternador. Quando há algum tipo de sobrecarga nessas peças, o que acaba sofrendo são os componentes eletrônicos. Para evitar que isso aconteça, é preciso ficar atento às principais causas de mau funcionamento. 

Confira a seguir uma lista do que costuma acontecer e entenda como agir para não passar sufoco! 

Superaquecimento do motor

Essa é uma das causas mais fáceis de perceber. Quando o carro para de funcionar e surge uma nuvem de fumaça, não há dúvidas, houve um superaquecimento do motor.

O que acontece é que a bobina responsável pela corrente de alta tensão deixa de produzir a energia necessária para o funcionamento do carro. O resultado é que o veículo pára no meio do trajeto.

Nesse caso, é possível esperar que o motor esfrie e então levá-lo direto para uma oficina ou concessionária de confiança para averiguar o que está errado. Não adie o conserto ou talvez tenha que lidar com um motor fundido — o que ninguém deseja.

Obstrução causada por má qualidade do combustível

A alta nos preços do combustível faz com que motoristas busquem postos que nem sempre são de boa qualidade. Na prática, isso significa que a gasolina, por exemplo, pode ter impurezas que se prendem aos injetores e impedem sua chegada adequada à câmara. 

Para evitar que o carro sofra com uma pane causada por obstrução, é essencial fazer uma higienização nas peças. E, é claro, buscar sempre combustíveis de qualidade. 

Problemas no alternador 

A raiz de toda energia elétrica do seu carro está no alternador. Isso significa que se esse sistema não está operando corretamente, o seu carro vai sofrer as consequências como um todo. 

O alternador é o responsável por transformar energia mecânica em elétrica. É a peça que faz com que a bateria seja carregada e fornece energia para todos os componentes que dependem de eletricidade, como faróis e alarmes, por exemplo. 

Falha na bateria 

Alternador e bateria andam juntos. Os dois costumam formar as principais causas de uma pane elétrica. Portanto, vale ficar atento se a luz da bateria no painel acender, pois pode indicar que as funções de ambas estão comprometidas. 

Em geral, uma bateria deve ser trocada a cada 5 ou 6 anos, menos tempo se o veículo transitar todos os dias. Quando descarrega ou perde sua capacidade de carregamento, o carro pode tanto apagar no meio da rua quanto sequer dar a partida. 

Para encerrar, vale dizer que é importante não se apavorar com uma pane elétrica. O primeiro passo é ligar o alerta, para não colocar em risco a sua segurança e de outros automóveis. Assim que possível, empurre o carro em direção ao acostamento ou faixa da direita até que o socorro chegue. Evite tentar resolver sozinho, para não piorar mais o problema.

Você já passou por alguma situação parecida? Já sabia como agir no caso de ficar a pé de repente? Compartilhe esse artigo e ajude mais gente a aprender o que fazer!

tags: Pane elétrica


Comentários: