Papel do gestor: saiba como o profissional atua no setor logístico - XMultas Blog

O papel do gestor logístico nas organizações é complexo e repleto de desafios, mas também fundamental para o sucesso estratégico. Isso porque cabe a esse tipo de profissional acompanhar rotinas, corrigir erros e eliminar riscos processuais para tornar o ciclo do produto eficiente.

Além disso, ele acompanha as tendências do mercado, administra pagamentos e faz o meio de campo com fornecedores e com a própria equipe. Diante de tantas atribuições, resta ao gestor criar maneiras para gerenciar o seu tempo em busca de bons resultados e oportunidades para a própria carreira.

Quer descobrir como funciona a rotina desse profissional e como ser um gestor logístico bem-sucedido? Acompanhe o texto a seguir! 

Quais as principais funções do gestor logístico?

O gestor logístico é a pessoa responsável por gerenciar a cadeia de suprimentos de uma empresa. Em corporações de grande porte, essa área é segmentada por cada processo. De forma geral, o profissional cuida da otimização de rotinas, materiais e recursos para garantir o perfeito fluxo de mercadorias.

Para cumprir esse papel com eficiência, cabe ao gestor liderar corretamente, de modo a extrair todo potencial e motivação de sua equipe. Além disso, precisa facilitar a comunicação e o relacionamento da empresa com fornecedores e fidelizar clientes com a intenção de tornar o negócio competitivo.

Como exercer bem o papel do gestor e se destacar no mercado?

Podemos afirmar que o papel do gestor logístico é ser um profissional completo. Para isso, ele precisa ser bastante flexível e gostar de desafios Outro ponto importante está em adquirir os conhecimentos técnicos necessários para compreender softwares, automação e indicadores de desempenho.

Para tanto, falar outros idiomas deixou de ser um diferencial e se tornou uma verdadeira obrigação com um mercado cada vez mais globalizado em todos os setores. Além disso, a proatividade e a busca por resolução de conflitos são competências que podem dar mais destaque no cargo. 

Quais os principais desafios da rotina e do setor?

O surgimento de crises é um dos fatores externos que mais afetam a logística, uma vez que exige revisão de custos, processos e até do quadro de funcionários. O papel do gestor, nesse caso, é complexo, pois traz o desafio de fazer mais com menos recursos. Tudo isso sem perder o ritmo que torna o negócio competitivo. 

Quem cuida do processo de embarcação e transporte de mercadorias precisa ainda lidar com outras variáveis, como a escolha das transportadoras e o gerenciamento de multas logísticas por excesso de peso e outras irregularidades. Afinal de contas, quando em excesso, as autuações podem elevar o custo e comprometer o CNPJ da empresa.

O que esperar da carreira de gestor em logística?

A remuneração varia conforme o porte da empresa, área de atuação e a quantidade de atribuições previstas na vaga. Em média, pode ser de 2 a 4 salários mínimos iniciais. As possibilidades de crescimento e aprendizado costumam compensar, já que o profissional tem que acompanhar novidades em tecnologia, sustentabilidade e gestão de processos de maneira constante.

Agora você já sabe que existe forte ligação entre o papel do gestor e a eficiência de uma cadeia de suprimentos. Quando o profissional busca se atualizar constantemente, fica mais simples ter os insights necessários para destacar a empresa no mercado e diminuir despesas desnecessárias.

Quer acompanhar outras novidades sobre os desafios na logística? Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram para não perder nossas atualizações.

tags: Papel do gestor


Comentários: