Pegando estrada: confira 4 cuidados que o motorista deve ter com o carro da empresa - XMultas Blog

Motoristas da empresa pegando estrada devem ficar atentos com a segurança dos veículos. Afinal, inúmeras questões precisam ser avaliadas para cumprir o cronograma de trabalho com eficiência. Mas não se preocupe! Com dicas certeiras e cuidados especiais, fica muito mais simples realizar as atividades da frota tranquilamente.

Antes de montar a estratégia corporativa em cada trajeto, estude as condições do carro, o bem-estar dos condutores e a situação das vias. Todo esse procedimento é parte fundamental para seguir as regras de trânsito e identificar os possíveis imprevistos ao longo do caminho.

Quer saber mais? Vamos mostrar 4 pontos que reforçam a segurança e agregam valor ao serviço. Acompanhe:

1. Faça uma revisão no veículo

Os motoristas devem ter atenção redobrada com o trânsito durante o trabalho. Pegar a estrada com o carro sem a manutenção correta pode render uma série de multas e prejudicar a imagem da empresa no mercado. Imagine só um colaborador causar um acidente por conta de pneus carecas!

Além de mostrar o despreparo do profissional, a situação ainda evidencia a indiferença do gestor com questões essenciais de segurança.

Por isso, uma revisão completa precisa ser uma obrigação antes de iniciar qualquer tipo de trajeto.

Crie uma lista com os itens que precisam de avaliação, como:

  • o motor;
  • o sistema elétrico;
  • os acessórios;
  • o desgaste dos pneus.

Veja também se todos os documentos estão em dia. Esse ponto é fundamental para que o motorista tenha confiança na hora de realizar suas tarefas.

2. Respeite os limites de velocidade

As infrações ligadas ao excesso de velocidade são as campeãs de multas no Brasil. Quando se trata de um veículo corporativo, então, o problema se torna ainda mais complicado, já que o acúmulo de pontos na habilitação pode suspender o direito de dirigir dos condutores.

Dessa forma, orientar sobre o respeito à sinalização de trânsito é uma das responsabilidades da empresa. Não se esqueça de que cada via possui um limite de velocidade diferente e a atenção constante ao volante faz toda diferença nesse momento.

Destaque os sinais de parada, trechos com obras e curvas perigosas. O mais importante é redobrar os cuidados em lugares desconhecidos para garantir a segurança também dos outros motoristas em todo o percurso.

3. Pegando estrada: avalie as condições da via

Toda a parte logística do processo operacional da empresa deve ser organizada cuidadosamente. Antes de incluir um novo trecho na rota do serviço, torna-necessário fazer algumas pesquisas. Caso contrário, os motoristas podem sofrer com pistas esburacadas ou em processo de recapeamento.

As condições climáticas também precisam ser consultadas com antecedência. Uma tempestade na estrada, por exemplo, representa um grande risco de perder o controle do veículo.

Nesse momento é importante contar com um profissional experiente que saiba lidar com poças de água e a hora certa de encontrar um local seguro até que a situação se normalize.

4. Evite parar no acostamento

Escolher os locais de parada em viagens longas com sabedoria é indispensável. O planejamento da empresa deve abordar momentos para o descanso com indicações ao colaborador. Evitar parar no acostamento conta como regra número um para garantir a segurança em todo o trajeto.

O uso da área só é permitido em situações de emergência. Ao notar um carro no acostamento, automaticamente você imagina que o motorista está em risco, não é mesmo? A ação indevida pode gerar aglomerações desnecessárias e atrapalhar o tráfego na via. No momento de fazer uma pausa, o mais indicado é procurar por postos de gasolinas, áreas de recuos e pontos de apoio.

Agora você já sabe como garantir a segurança da sua frota pegando estrada. É fundamental educar os motoristas em relação à conduta no trânsito para que a segurança seja sempre prioridade. De nada adianta cumprir os prazos com excelência e prejudicar a imagem da empresa com infrações que causam uma série de prejuízos.

Gostou das informações deste artigo? Então leia o nosso texto que mostra como economizar nas multas de carro da empresa!

tags: Pegando Estrada


Comentários: