Perdi a placa dianteira do veículo: o que fazer nesta situação? - XMultas Blog

Imprevistos acontecem com qualquer um. De repente, você percebe que algo está faltando. É quando você questiona: “perdi a placa dianteira do veículo: o que fazer agora?”. Mas, não se preocupe! Este artigo vai te ensinar tudo sobre como lidar com a situação!

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que o processo para adquirir uma nova placa é prioridade. Não se trata de algo que possa ficar para amanhã. A multa de trânsito  para quem circula sem placa é gravíssima. Você pode perder até 7 pontos na carteira se não tomar as providências corretas.

Então, para não correr riscos, confira o que fazer a seguir!

Percebi que estou sem a placa: saiba por onde começar para obter uma nova

O primeiro passo após confirmar que seu carro está sem placa é fazer um boletim de ocorrência. Além disso, é preciso parar de circular com o veículo. Ainda que tenha sido uma situação fora do seu controle, continua sendo proibido pelo Código de Trânsito.

Embora pareça apenas burocracia, o B.O. te protege de qualquer uso da placa perdida. Se alguém encontrar e usá-la de má-fé — para cometer um assalto, por exemplo —, você estará protegido. O mesmo vale também para placas furtadas.

Após a ida à delegacia, você precisa solicitar uma segunda via no CRVA (Centro de Registro de Veículos Automotores) ou Detran da sua cidade. É preciso que toda a documentação e taxas estejam em dia para isso.

Placa do Mercosul

O procedimento para obter um placa dianteira é diferente da placa traseira. No entanto, com a adoção da chamada placa do Mercosul, dependendo da sua localização, será necessário trocar ambas e atualizar os documentos.

Se você vive em locais onde a nova placa já é obrigatória, será preciso fazer a vistoria. O procedimento também será necessário caso tenha placa com lacre que não seja amarelo — mesmo se for trocar ainda pela reflexiva.

Vale dizer que, até o momento, o prazo para que todos os estados ofereçam a placa Mercosul é 30 de junho. Portanto, é provável que você tenha que fazer a troca do par de placas, mesmo tendo perdido apenas uma.

Perdi a placa dianteira do veículo: veja o que fazer para facilitar o processo

Como você pode notar, a perda da placa dianteira traz um pouco de dor de cabeça. Por isso, é importante sempre tomar cuidado ao passar por alagamentos, por exemplo, para evitar esse tipo de situação.

Caso ocorra, existem opções para simplificar o processo da 2ª via. É possível procurar um despachante que realiza o serviço por você. Se não souber onde encontrar um profissional em sua cidade, o aplicativo XMultas é um bom aliado.

Por meio do app, você encontra dicas de despachantes e empresas especializadas em trocas de placas. As indicações são elaboradas a partir da sua localização, o que facilita bastante o processo.

Coloquei a nova placa: entenda como não perder novamente

Trocar a placa dianteira não costuma demorar, porém, se houver a necessidade de colocar a do Mercosul, pode levar mais tempo. Por isso, a dica é tomar um cuidado extra.

Um jeito simples que costuma funcionar é colocar fita adesiva dupla face para segurar melhor a placa. No caso de enchentes, será uma garantia extra contra o desprendimento. A direção defensiva, evitando solavancos, também ajuda a evitar possíveis perdas.

Para encerrar, é preciso dizer que os valores para o procedimento variam de estado para estado, especialmente com a adoção da nova placa. Por isso, sempre que você pensar “perdi a placa dianteira do veículo, o que fazer primeiro?”, consulte as taxas locais e observe também se não há nada pendente com a documentação do carro.

E se você está nessa situação e não quer se preocupar, baixe o aplicativo do XMultas no seu Android ou iOS. Com o app, todo o procedimento para uma nova placa será mais simples!

tags: Perdi a placa dianteira do veículo o que fazer


Comentários: