Perfil de um gestor: descubra agora mesmo qual é o seu! - XMultas Blog

O perfil de um gestor influencia diretamente o desempenho da equipe. No entanto, só quem exerce essa função conhece a dificuldade de classificar o próprio trabalho. Saiba que comandar sem características definidas no cenário empresarial resulta em uma série de crises internas e falhas na comunicação.

Diante disso, você consegue dizer objetivamente como funciona sua gestão? Caso a resposta seja negativa, torna-se necessário fazer uma pausa estratégica para reavaliar a função mais importante de todo o negócio: a sua.

Ficou interessado? Vamos mostrar diferentes tipos de lideranças que podem te ajudar nesse processo de autoconhecimento. Acompanhe:

Carismático

Acreditar na empresa e em seus colaboradores é a principal característica de um líder carismático. Costuma ser o tipo de chefe que se relaciona bem com todo mundo e está sempre bem-humorado. Esse perfil tende a delegar funções sem medo por conseguir usar seu poder de persuasão positivamente.

O modelo de gestão foca no diálogo e realiza campanhas motivadoras que agregam valor ao resultado. Faz questão de resolver problemas rapidamente para preservar a eficiência operacional do negócio. Dessa forma, mostra que um bom trabalho nem sempre é sinônimo de excesso de rigor.

Autoritário

Com uma visão tradicional da rotina de trabalho, o chefe autoritário gosta de se sentir no comando do barco. Por ter uma postura exigente, muitas vezes, os funcionários o taxam como antipático ou estressado. Tudo isso, por conta da linguagem corporal fechada diante das abordagens diárias.

Outro ponto de destaque desse perfil envolve a centralização das tarefas. Como pensa que apenas ele conhece bem o negócio, sente grande dificuldade em delegar funções mais objetivas. Isso faz com que o desempenho corporativo seja afetado diretamente pela falta de autonomia entre os colaboradores.

Inspirador

Motivar as pessoas está entre suas prioridades como gestor. O trabalho estimula a criatividade e desafia a inovar em projetos interessantes. Como pensa diferente do perfil tradicional, ele busca diariamente por medidas que possam levar seu negócio ao topo, mesmo sem nenhum tipo de garantia.

Sabe escutar os funcionários e procura tratá-los de igual para igual na medida do possível. O plano, nesse caso, não é ser bonzinho ou cauteloso. Trata-se de valorizar o comprometimento coletivo ao tirar de cada profissional seu melhor desempenho.

Colaborativo

O gestor colaborativo está sempre pronto para ajudar em qualquer situação. Trabalha de porta aberta com a intenção de estimular a comunicação e identificar os principais problemas operacionais. Assim, os funcionários se sentem à vontade na hora de sugerir melhorias em diferentes áreas.

Seu principal lema envolve dar o exemplo para que a equipe vista a camisa da empresa e se mostre disposta a alcançar os mesmos objetivos. No entanto, se sente sobrecarregado por acumular tarefas, já que perde muito tempo ajudando nas atividades operacionais.

Analítico 

Esse perfil administra sua empresa com números embaixo do braço. Cada nova decisão é explicada a partir de muita pesquisa e levantamentos certeiros de dados. Por ser bastante cauteloso, prepara sua equipe contra imprevistos para garantir a qualidade do produto oferecido.

Seu dia começa com uma leitura obrigatória nas manchetes do jornais que ajuda a direcionar as principais decisões econômicas. Por planejar todos os passos da empresa, os funcionários sabem bem como agir ao começar um projeto. Esse tipo de previsibilidade, na sua concepção, é o maior sinônimo de sucesso.

Agora você já sabe como o perfil de um gestor influencia a empresa. O mais importante é se auto avaliar constantemente para adaptar posicionamentos e compreender erros estratégicos que impedem o crescimento corporativo. Só assim será possível interpretar o feedback dos funcionários durante a transformação do ambiente de trabalho.

Gostou das informações deste artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus seguidores também possam identificar suas características como líderes.

tags: Perfil de um gestor


Comentários: