Pneu furado: aprenda agora mesmo a trocar em 8 passos super simples! - XMultas Blog

Ter que parar na estrada para trocar um pneu furado é algo que todo motorista já passou ou ainda vai passar. Em muitos casos, a pessoa está sozinha e fica insegura, com medo de não proceder da maneira correta e prejudicar a segurança e estabilidade do veículo. 

Para os mais experientes, fica a vontade de aprender a técnica da forma correta e se preparar para os futuros incidentes. Agora, se você nunca precisou fazer isso, fica uma dica: trocar pneu dá um pouco de trabalho mas, por outro lado, é bem rápido e não chega a estragar o dia.

Então, que tal se preparar o momento? Puxe o freio de mão, engate a primeira marcha e siga nosso passo a passo. É bem simples!

1. Sinalize o local corretamente

A primeira medida a ser tomada diz respeito a sua segurança. Pare no acostamento ou outro local plano, evitando terrenos com pedras ou cascalhos — para que o carro não deslize com os solavancos da retirada dos parafusos.

Pegue o triângulo e posicione atrás do carro com uma distância suficiente para que os outros motoristas vejam. A resolução n.º 36 do Contran determina que a distância mínima do equipamento deve ser de 30 metros. Porém, o distanciamento deve ser maior conforme a velocidade da via aumenta.

2. Localize as ferramentas necessárias

Além do triângulo de segurança, você vai precisar do estepe, da chave de roda e do macaco. Retire esses itens do porta-malas e deixe-os à mão, ao lado da roda que precisará de reparos. Isso porque ficar indo e voltando para buscar cada item demora mais e pode ser arriscado .

3. Afrouxe os parafusos

Ainda com o veículo no solo, use a chave de roda no sentido anti-horário para soltar os parafusos do torque. Essa etapa exige bastante força, então, use os pés e o peso do corpo para afrouxá-los, lembrando que não é necessário retirá-los por completo.

Dica extra: deixe o estepe deitado com uma metade abaixo do carro, para servir como dupla segurança para o momento de levantá-lo.

4. Encaixe o macaco 

Posicione o macaco na lateral do carro, ao lado do pneu que será trocado. Encaixe-o na canaleta, uma base metálica projetada para receber o equipamento. Alguns carros — mais novos — têm uma seta que indica o local para fixação. Caso não tenha, apoie na viga da carroceria, que fica sempre um pouco atrás da roda dianteira ou logo adiante do pneu traseiro.

5. Retire o pneu furado

Após acionar o macaco e deixar o automóvel em uma altura confortável para a substituição, finalize a retirada da roda, recolhendo completamente os parafusos com a chave de roda e com a mão. Retire o conjunto da roda/pneu e o coloque embaixo do carro, no lugar do estepe.

6. Coloque o estepe

Encaixe o conjunto substituto no eixo e comece a recolocar os parafusos, primeiro manualmente e depois usando a chave, apertando todas as porcas simultaneamente, um pouco de cada vez. Fixe-as corretamente, porém, não use força demasiada para que o macaco não ceda e cause danos ao veículo.

7. Retire o macaco 

Com o auxílio da chave de roda, gire no sentido anti-horário e desça o carro até que o pneu alcance o solo. Depois, tire o macaco da posição. Quando o carro estiver bem seguro, pode tirar também o estepe da posição de segurança.

8. Aperte bem os parafusos e siga viagem

Reforce o aperto das porcas, para garantir. Agora você pode forçar novamente com o pé, para ter mais força. Guarde todos os itens no carro, coloque o pneu furado no encaixe do estepe e vá direto para um borracheiro de confiança. 

Viu como substituir um pneu furado é possível? Para facilitar a etapa, mantenha o estepe sempre calibrado e deixe os equipamentos protegidos e em local estratégico. Se possível, adquira sempre pneus novos e de boa procedência. Mantenha tudo em dia para obter a melhor experiência de pilotagem com seu veículo.

Sabia que com o app XMultas, além de controlar as autuações e pontuação, você tem informação das melhores lojas para adquirir pneus, rodas e outras praticidades? Baixe agora mesmo no seu dispositivo IOS ou Android e confira!

tags: Pneu furado


Comentários: