Por que você deve consultar suas multas com regularidade? - XMultas Blog

Dirigir exige atenção, porém, em algumas ocasiões, o motorista pode não notar que cometeu alguma infração de trânsito, principalmente em lugares desconhecidos. Outras vezes, mesmo ciente da irregularidade, talvez não perceba a fiscalização presente.

Nesses casos, o motorista acaba surpreendido com uma multa, que gera pontuação na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a obrigação de pagar o valor previsto em lei, fora outros prejuízos, dependendo da infração.

Para evitar problemas, consultar multas com regularidade é essencial. Se você quer entender os motivos, continue a leitura!

 

Quer acompanhar todas as suas multas e pontos em um único lugar? Com o XMultas você fica sabendo mensalmente de suas multas, pontuação e status da documentação do veículo, além de poder preparar defesas e formulários de indicação de condutor em poucos minutos. Veja nossos planos e livre-se da burocracia de uma vez por todas!

Assista o nosso vídeo para saber mais.

 

A importância de consultar multas com regularidade

O principal ponto é identificar a existência de multas. Esse procedimento é essencial para que se possa recorrer ou informar o real infrator. Fazendo esse controle também é possível identificar possíveis fraudes.

O acúmulo de multas, além dos prejuízos financeiros, pode acarretar a suspensão do direito de dirigir caso o motorista atinja 20 pontos em um período de 12 meses, devendo o condutor passar por um curso de reciclagem para voltar a ter permissão de conduzir.

Explicamos os principais motivos para que você faça a consulta das multas regularmente. Acompanhe:

Garantir que será informado sobre a infração

Quando ocorre uma infração sem que o veículo seja abordado, as notificações são enviadas pelo correio. Contudo, muitas vezes o condutor não mantém o endereço atualizado no DETRAN, impedindo que a correspondência chegue ao endereço correto.

Também pode ocorrer o extravio da notificação de multa pelos correios ou outro problema relacionado à entrega, de modo que o motorista não terá conhecimento da infração cometida.

Para evitar transtornos referentes ao recebimento da notificação, a realização de consultas periódicas das suas multas garante o recebimento da informação e a possibilidade de tomar as providências necessárias a respeito. Ainda, evitam-se as surpresas desagradáveis com cobranças inesperadas ou um processo de suspensão por ter atingido o limite da pontuação na CNH.

Ter tempo hábil para solicitar a mudança de pontuação para o real infrator

As notificações são enviadas ao proprietário do veículo e lançadas em sua CNH, porém, há casos em que a infração foi cometida por outra pessoa que utilizou o carro. Nessas circunstâncias, é possível indicar ao DETRAN o real infrator, solicitando a alteração do lançamento da infração.

Contudo, é preciso se atentar ao prazo, que é de 15 dias a partir da notificação. Muitas vezes, por deixar de informar o real infrator ao DETRAN, o motorista pode ultrapassar o limite de pontos em sua carteira.

Permitir a apresentação de recurso no prazo correto

A partir da notificação, o condutor tem o prazo de 30 dias para recorrer da multa, devendo comprovar que não cometeu o ato indicado ou indicar irregularidades no auto de infração. Também é possível solicitar a conversão da infração em advertência.

O não recebimento da notificação corretamente enviada não justifica a apresentação de recurso fora do prazo: o condutor tem a obrigação de manter seus dados atualizados no DETRAN, bastando ao órgão comprovar o envio.

O recurso é importante para evitar o lançamento de multas e pontos indevidos na CNH, e não é preciso realizar o pagamento da multa para poder recorrer. Desse modo, a consulta de multas é essencial para garantir os direitos do condutor.

Identificar casos de fraudes

Infelizmente, não é incomum ocorrer a clonagem da placa do carro, o que pode acarretar o lançamento de infrações que não foram cometidas pelo seu veículo. Nesses casos é possível entrar com recurso, contudo, é preciso estar dentro dos prazos, por isso a pesquisa é fundamental.

A denúncia da fraude também permite que as autoridades competentes investiguem o caso, possibilitando a apreensão do carro clonado e evitando novas ocorrências.

Efetuar corretamente os pagamentos necessários

Após o lançamento da multa e finalizados os prazos ou processos de recursos, é necessário efetuar o pagamento do valor devido. Como as multas ficam vinculadas ao veículo, sem a quitação não é possível renovar o licenciamento anual.

É importante lembrar, ainda, que circular com veículo com licenciamento vencido é infração gravíssima, com penalidade de 7 pontos na CNH, além da remoção e apreensão do veículo.

Evitar surpresas

Ao acompanhar regularmente as multas lançadas na sua CNH você evita surpresas, como a existência de um processo de suspensão. Tendo em vista que todas as notificações são enviadas pelo correio, como já explicado, é possível que o condutor não fique sequer sabendo da instauração do processo.

Dessa forma, o motorista poderá ser surpreendido em uma blitz ou outra abordagem das autoridades competentes e se deparar com a informação da suspensão da CNH.

Contudo, a surpresa não é a pior parte: conduzir o veículo com a habilitação suspensa é uma infração gravíssima, punível com a cassação da CNH. Nessa situação, o motorista ficará impedido de dirigir por 2 anos.

Após esse prazo, caso queira recuperar o direito de dirigir, o condutor deverá entrar com um pedido de reabilitação, devendo fazer o curso e prova de reciclagem, além de todos os exames que foram necessários para a primeira habilitação.

Os meios para consultar multas e a pontuação da CNH

Sabendo da importância da consulta regular de multas, basta fazer a averiguação no site do DETRAN do seu estado, tendo em mãos o número do CPF e da CNH, além da placa e do Renavam do veículo.

Para ajudar você com esse procedimento, nós preparamos alguns guias com o passo a passo para a consulta em diversos estados brasileiros:

Caso o seu estado não esteja listado, os procedimentos são parecidos. Se ainda restarem dúvidas, você também pode procurar o órgão da sua cidade. O importante é verificar, constantemente, a existência de multas em seu nome e no seu veículo pelos motivos já apresentados.

Contar com auxílio para elaboração dos recursos é fundamental para buscar a improcedência da demanda do órgão responsável e diminuir os riscos de suspensão da CNH.

Quer acompanhar sua multas e pontos? Clique aqui.

tags: consultar-multas, detran, xmultas


Comentários: